Osmose sim ou não


Recommended Posts

Olás,

 

Para que compraste a osmose?

 

Água de osmose, pura, é muito má para as plantas. Pelo facto de não ter minerais nenhuns, e consequentemente kH = 0, não serve de nada para as plantas... :)

 

Podes juntar ao aquário plantado, desde que adiciones elementos (fertilizantes) em quantidade suficiente e numa proporção correcta. Também deves adicionar um buffer de minerais.

Concluindo...água de osmose + minerais é o mesmo que adicionares água da torneira, tanto nas TPA's...como na água de reposição.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Calma eu não comprei a osmose para os plantados :) nem para os comunitarios :lol: mas para água salgada bowdownbowdown e como a tenho se fosse bom começava a utiliza-la, mas já vi que é só para água salgada.

Muito Obrigado pela resposta :evil::evil: .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Calma eu não comprei a osmose para os plantados  nem para os comunitarios  mas para água salgada

 

:)

Para salgado é outra história! :lol:

 

Há quem use em aquários de solh...discus...discus..., devido ao pH neutro e dureza(s) a "zeros". Também se usa muito em aquários de apistogrammas muito exigentes.

O único senão da utilização de água de osmose é o facto de ocorrer uma alteração muito brusca no pH (pouca estabilidade), devido á ausência de carbonatos e outras substâncias nesta água. Mesmo água acabada de fazer, pelo aparelho de osmose, tem um pH na ordem dos 6,5 (ao contrário do que se pensa, que se trata de água de pH neutro) devido á facilidade como "capta" CO2 do ar, transformando-o em ácido (carbónico).

Penso que se recorre a uma filtragem da água com turfa e ácidos húmidos para impedir a desestabilização do pH aquando da "utilização" da água pelos peixes (urina, matéria em decomposição...), e também á introdução de pequenas quantidades de carbonatos.

 

Há uns tempos coloquei uma pergunta semelhante, sobre a utilização do desperdício da água de osmose (a que vai para o esgoto...) em aquários de tanganyikas, devido ao seu elevado pH e grande quantidade de minerais. Poderia ser uma boa adição para um plantado, junto com água de osmose "pura", mas infelizmente foi-me dito que, durante o processo de osmose inversa, alguns minerais são transformados nos seus iões...sendo que alguns são extremamente perigosos, daí a água ter de ir para o esgoto e não poder ser usado para nada.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.