Miguel Silva Publicado Julho 22, 2005 Publicado Julho 22, 2005 Boas Actualmente faço a fertilização liquida NPK através de fórmulas caseiras, mas como queria também adubar o solo e sabendo eu que há bastantes pessoas que no inicio da montagem do Aqua colocam no fundo argila, pretendo assim saber se a argila verde é boa para adubar o solo como fazemos com as bolas de adubo que compramos na especialidade. Composição da Argila: SIO2 - 27,8 Al2O3 - 11,2 FE2O3 - 2,3 TIO2 - 0,37 CAO - 25,5 MgO - 4,6 NA2O - 0,05 K2O - 1,57 Perda ao Rubro de 26 (esta não percebi mas gostava que quem perceba me esclareça) Fiz uma mistura da Argila com água da torneira e deixei a secar, será que posso meter como adubo Abraço aos jardineiros
Miguel Silva Publicado: Julho 25, 2005 Autor Publicado: Julho 25, 2005 Será que não vou obter e pela primeira vez, uma resposta
KoL Publicado: Julho 25, 2005 Publicado: Julho 25, 2005 Boas, resposta obténs mas em forma de pergunta:P. Será que me podes ajudar, nao ponho nenhum tipo de fertilizante nas minhas plantas e gostaria de saber formulas caseiras que usas, será que podes ajudar? Obrigado. Cumps, RIcardo
Miguel Silva Publicado: Julho 25, 2005 Autor Publicado: Julho 25, 2005 Sem qualquer problema Vou-te pedir para leres primeiro este tópico e "estuda-o" Envio MP http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=17053
Just_me Publicado: Julho 25, 2005 Publicado: Julho 25, 2005 a argila simplesmente seca em contacto com agua volta novamente á forma de pasta. Para manter uma consistencia e ter libertação lenta o ideal é a sua "cozedura" tipicamente a altas temperaturas. Quanto á questão da composição da argila, parece-me ter demasiado aluminio. quando dizes argila verde é mesmo a cor dela? eu teria preferencia pelas vermelhas. Again, ainda nao sei o suficiente sobre o assunto para te elucidar. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Miguel Silva Publicado: Julho 26, 2005 Autor Publicado: Julho 26, 2005 Boas Just Me A argila verde é só de nome pois ela é cinzenta. Isso de a cozer a altas temperaturas deve ser mais que certa a tua ideia mas e se ela demorar menos tempo a dissolver-se qual será o problema??? Talvez ter que adubar mais vezes? Mas isso até é bom, não? Demasiado aluminio, qual o incoveniente??? Obrigado
sergioveterano Publicado: Julho 26, 2005 Publicado: Julho 26, 2005 Viva, o problema reside na quantidade de nutrientes que vão entrar na coluna de água, normalmente deve-se cozer para prevenir altas concentrações. No caso do alumínio é altamente tóxico.
Miguel Silva Publicado: Julho 26, 2005 Autor Publicado: Julho 26, 2005 OK Estou a ver que vou ter que tirar da ideia a argila verde. Já agora que substituto me aconselham ? Costumo usar as bolas da "LBJ" mas não estou satisfeito. E quanto a fertilizar as raizes com uma seringa usando o fertilizante de Macros? Obrigado pelas respostas
veto Publicado: Julho 26, 2005 Publicado: Julho 26, 2005 OIs, eu já experimentei num plantado por argila vermelha, que é muito rica em ferro... mas pus muito pouco. Coo tenho peixes sensiveis como L's, discus etc e nunca tive problemas é de assumir que não haverá grandes problmas quanto isso com possiveis envenenamentos. Aliás a laterite é argila suspostamente envelhecida. Um abraço Tiago Pereira... O meu aquário!
Recommended Posts