Recommended Posts

Publicado

estou a montar um aquario de 120 l para q serve o co2? é funfamental? vi um artigo que falava de uma receita caseira e garrafas de ajax :) nao faço a menor ideia do que é isso podem me informar??

"Time is money spend it"

Publicado:

Olá João.

Antes de mais nada, bem vindo ao Fórum.

estou a montar um aquario de 120 l para que (palavra corrigida) serve o co2? é funfamental? vi um artigo que falava de uma receita caseira e garrafas de ajax :) não (palavra corrigida) faço a menor ideia do que é isso podem me informar??

A injecção de CO2 só costuma ser essencial quando se trata de um aquário muito/densamente plantado. Há plantas que por crescerem muito lentamente, também necessitam de uma ajudinha, neste caso introduzir CO2 directamente na água.

O CO2 é a fonte primária de carbono para quase todos os seres vivos. É transformada pelas plantas em açúcares, que depois as próprias plantas vão utilizar para metabolizarem outros productos.

Receita caseira de CO2, é simplesmente uma das diversas maneiras de produzir CO2. A mais conhecida e acessível para as pessoas é o método de fermentação.

Ao misturar fermento biológico, açúcar e água, os fungos vão produzir por fermentação alcoólica CO2 e Etanol. O Etanol fica dissolvido na água e o CO2 escapa-se sobre forma gasosa, que depois é encaminhado para o aquário, onde vai ser consumido pelas plantas.

Tens aqui um bom post sobre como fazer um reactor de CO2 por fermentação:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=10394

Existem outros métodos, nomeadamente o método químico, ou mesmo usares uma botija de CO2 e uma válvula com manómetro.

Para isso aconselho-te a usares a função Pesquisa que está no topo da página e procurares por CO2, ou reactor CO2.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

obrigado pela explicação, vou pesquisar a maneira de adicionar com uma receita caseirita...

"Time is money spend it"

Publicado:

usei uma receita de 1.5l de agua com um bloco de fermento mais uma colher de chá de bicarbonato, ( só me esqueci do açucar que nao sei para que serve para alimentar as leveduras?) e a solução acho que teve o efeito desejado inchou e começou a lançar umas bolhitas espero de c02 usado pelas plantinhas...qualquer outro comentário será considerado..obrigado..

"Time is money spend it"

Publicado:

boas joão...

provavelmente, quando leres isto, já percebeste que a tua mistura já deu o que tinha a dar....eheheh.. é que o açucar é fundamental nessa formula, pois sim, em termos muuuito correntes é isso, é o açucar que vai """""alimentar"""" as leveduras do fermento.... do que eventualmente poderias ter esquecido era do bicarbonato, esse não é fundamental, serve essencialmente para dar um 'boost' á reacção.----

O que vai acontecer é que o efeito da reacção vai acabar bastante depressa, por falta de """""alimento"""", condenando-te a teres de fazer tudo outra vez

mas é mesmo assim que se aprende...força nisso...

já agora, um aviso, não sei se apanhaste esse detalhe no que pesquisaste, mas a insersão de co2 no aquario provoca uma diminuição do valor do pH....pelo que, pelo menos de inicio, deverás controlá-lo atentamente, não vá ele baixar em demasia....o que poderá acontecer, dependendo do tipo de agua que tenhas....

mais ainda outra coisa... ehehe...

mais importante que a quantidade de bolhitas que mandas para o aqua, é a capacidade dessas bolhas serem diluidas na agua...se elas forem tipo foguete por ai acima, de nada servem, tens de arranjar maneira de as conseguires manter dentro de agua, de modo a que tenham tempo de se dissolver...mais uma vez, já se falou nisso aí nums tópicos, usa o 'Pesquisar' que encontras, certamente...

o que não nos mata, torna-nos mais fortes

cumps

FVicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Publicado:

pois.... realmente já deu mesmo o que tinha a dar, mas faço novamente a mistura,o ph realmente modificou, obrigado pela explicaçao...

"Time is money spend it"

Publicado:

Ideia bizarreta.....

:lol:

Hoje estava tomar água das pedras e reparei na composição, uma grande concentração de CO2.

Ideia: :D

Coloco numa garrafa de água de 1,5l , 3/4 de água das pedras e transfiro através de un tubo, o gás obtido para o áqua. Que acham? (Desculpem-me se a ideia é estupida....)

...outra ainda mais estupida talvez atirar logo a água gaseificada directamente para o áqua ..... :lol:

Be happy

Snan

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Publicado:

Desde já quero acrescentar, que minha mensagem anterior não constitui qualquer informação util para o mundo da aquarofilia.

Estava simplesmente a brincar.

Não experimentem o que eu disse...

Há pessoas neste forum muito habilitadas para dar informações sobre CO2.

Saudações amigas à comunidade.

Snan

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Publicado:

Olá.

Desde já quero acrescentar, que minha mensagem anterior não constitui qualquer informação util para o mundo da aquarofilia.

Sabes lá... muitas coisas foram descobertas por se imaginarem coisas "ridículas"... :D

Mesmo que não seja economicamente fiável, fizeste exercício mental. Pensaste noutra ideia de produzir CO2. Só fizeste bem...

Um abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

snan

ao contrario do Luis, de cuja opinioes eu discordo sempre :lol: , acho que esse é um excelente método de carbonatar as agua do aquario...ele não está a ver bem a coisa...

o único senão é a quantidade de minhocas e lagartas que saltam de paraquedas, de aviões a 30.000 pés de altitude, para irem direitinhas ao aquario.... :D

:lol: fiquem bem, e um abraço para a malta :o

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Publicado:

Boas...

Snan:

"Ideia bizarreta.....

:x

Hoje estava tomar água das pedras e reparei na composição, uma grande concentração de CO2.

Ideia: :lol:

Coloco numa garrafa de água de 1,5l , 3/4 de água das pedras e transfiro através de un tubo, o gás obtido para o áqua. Que acham? (Desculpem-me se a ideia é estupida....)

...outra ainda mais estupida talvez atirar logo a água gaseificada directamente para o áqua ..... :lol:"

Se calhar era melhor experimentar com cocacola com umas pedras de gelo para acelarar a reacção.... :lol:

Agora pa por dentro do aquário directo, não votava muto nisso a não ser que se fassa uma aquadisco, porque os peixes ficavam non stop com a cafeína... :o:cry::x:x

É capaz é de sair um bocado caro... :D

Abraço

Pedro Pedroso

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!