Smaug Publicado Julho 21, 2005 Publicado Julho 21, 2005 Todos sabemos que quando se monta um aquario ele deve estar algum tempo de repouso antes de meter-mos os peixes, esse tempo depende do nº de peixes que vamos introduzir? Já tenho ouvido falar de periodos entre uma a trÊs semanas para que se criem colónias de bactérias nitrificantes e assim se possa colocar os peixes. Neste caso concreto qt tempo devo esperar? - > aqua de 100L - > Foram introduzidas bactérias assim que terminei a montagem - > Serão apenas introduzidos dois peixes (apistogrammas) Citar "Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!" Sim é verdade, eu leio a mente via internet: http://odeiooze.blogspot.com
quinzico Publicado: Julho 21, 2005 Publicado: Julho 21, 2005 O meu aquário teve 2 semanas só com plantas antes de por os peixes, e nunca tive problemas.Sim é para que as colónias de bactérias de estabeleçam. Citar Helder Quinzico
nunomiguel Publicado: Julho 21, 2005 Publicado: Julho 21, 2005 Olá, Já tenho ouvido falar de periodos entre uma a trÊs semanas para que se criem colónias de bactérias nitrificantes e assim se possa colocar os peixes. Depende... Se já colocaste bactérias a ciclagem vai ser mais rápida. Pode até ser de 1 semana. Neste caso concreto quanto (palavra corrigida) tempo devo esperar Como referi, é relativo. Deves colocar os peixes quando tiveres a amônia e os nitritos a 0. Se não tens testes para medir o melhor é esperar as 2 semanas. Deves colocar 2/3 peixes e aguardar uns dias. Verifica como se comportam, se comem bem, etc. Depois é ir comprando... poucos de cada vez e tentar não colocar peixes em excesso. Citar Cumprimentos, Nuno
ripusheet Publicado: Julho 22, 2005 Publicado: Julho 22, 2005 Nao sei com e a agua de vcs, mas apos 4 dias do aquario rodando, passei os peixes antigos pro aquario novo. As bacterias crescem mais rapido se tiver comida pra elas!!! Acho que se der pra esperar 1 semana e mais do que suficiente! Mas a patroa aqui nao quis 2 aquarios junto, fora que a montagem do segundo levou mais de um mes por problemas burocraticos.... Citar super 500 litros feito a mao -espero que nunca vaze!!!!
Joao Machado Publicado: Julho 22, 2005 Publicado: Julho 22, 2005 Boas. Duas hipoteses: - Ou fazes as coisas devagar e para esse aqua, que só vai levar dois Apistos aguardas 2/3 semanas. - Ou queres ver as coisas a correr mais depressa e então deves compensar a pressa com mais mudanças de agua. Eu diria que se mudares 10 % diariamente não teras problemas. Opta. Um abraço. JPM Citar "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
Space Cowboy Publicado: Julho 22, 2005 Publicado: Julho 22, 2005 ola na minha opiniao acho que se esperares assim tanto tempo quando introduzires os peixes as bacterias podem ja la não estar. para que as bacterias se multipliquem e a colónia se mantenha é necessario que sejam "alimentadas", neste caso com amonia e nitritos. se a agua com que encheste o aquario não os tiver(o que me parece que seja) tens que os introduzir para que o ciclo se mantenha. nalguns livros dizem que se pode iniciar o ciclo deitando alguns flocos de comida na agua, noutros dizem que é melhor mesmo com peixes. ja experimentei "ciclar" um aquario apenas introduzindo peixes passado 2 semanas e não foi uma boa experiencia. medi a amonia e nitritos varias vezes e nunca tive qualquer valor visivel. achei que era altura de poder por la alguns peixe e quando os pus 2 dias depois ja la estava amonia acho que 100L para 2 apistogramas é mais do que suficiente para que não sejam intoxicados com amonia ou nitritos durante a ciclagem. Citar Go ahead...make my day
Joao Machado Publicado: Julho 22, 2005 Publicado: Julho 22, 2005 Eu de novo. Outra tecnica facil e barata é, no aqua novo, adicionar, por expl. 10%, de agua de outro aqua "velho". Depois, diariamente ir adicionando 2/3 Lt de agua velha. Ao fim de 1-2 semanas o aqua tem bacterias suficientes nos filtros para suportar a introdução dos 1º "peixotos". Um abraço. JPM Citar "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
Smaug Publicado: Julho 22, 2005 Autor Publicado: Julho 22, 2005 o meu problema é que vou de férias amanhã fico fora uma semana e tenho o aqua a ciclar desde terça.. Estava a pensar meter lá os peixes hoje, juntamente com uns litros de água do aqua velho e pedir à pessoa que me vem tratar dos peixes deitar o eliminador de amónia e nitritos na quarta feira. q vos parece Citar "Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!" Sim é verdade, eu leio a mente via internet: http://odeiooze.blogspot.com
Joao Machado Publicado: Julho 22, 2005 Publicado: Julho 22, 2005 Pessoalmente parece-me..........MAL Põe a agua "velha" e .........não vás de ferias ........Vai de ferias e quando regressares "bota os peixotos". E durante uma semana ou 2 muda mais agua. ...E tudo correra bem. Boas ferias. JPM Citar "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
ripusheet Publicado: Julho 22, 2005 Publicado: Julho 22, 2005 quanta burocracia! Poe a agua, ativa o sistema de filtragem, adiciona um anticloro qualquer, aguarde o tempo necessario pro anticloro agir (segundo as recomendacoes do fabricante (algo em torno de 15 minutos), e ponha as bacterias. Um aquario de 100 litros, se e que entendi bem, pra 2 apistogramas, nao precisa nem de filtro!! Da pra por os "peixotos" (gostei dessa!) apos 48 horas sem medo!! Se vais por plantas ai a coisa melhora muito. So acho que uma semana sem comida num aquario novo pode ser um pouco exagerado! No mais va sem medo!! Citar super 500 litros feito a mao -espero que nunca vaze!!!!
Recommended Posts