Recommended Posts

Publicado

Boas

Gradualmente tenho vindo a verificar que os Otos de dia para dia estão cada vez mais interessados em comer o muco dos Discos do que quaisquer algas.

Chegou a um ponto em que práticamente estão sempre em cima dos Discos.

Alguém tem alguma ideia, para além da que é óbvia, que será retirar os Otos deste aqua.(Coisa que me vai dar uma trabalheira louca para os apanhar).

Será quie devo dar algum alimento próprio para este tipo de peixe de forma a evitar que vão ao muco dos Discos.

Gostava da vossa opinião.

Cumprimentos

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Publicado:

Boas...

Que tal experimentares pastilhas de fundo. Assim irias alimentar os ottos e talvez deixassem de se fazer ao muco dos discus...

Boa sorte.

Publicado:

Boas

Quais são as dimensões do teu aquario? Eu tenho quatro discos no meu aquário juntamente com 10 octos e não tenho problemas. Um amigo do meu irmão tem discos com octos e diz que também não tem problemas nenhuns.

Com a falta de alimento (essencialmente algas), os octos colam-se aos discos. Isso também se deve talvez ao tamanho do aquário, porque sendo um aquário mais pequeno, mais tendência têm os octos de se atirarem aos discos, de novo porque há mais falta de alimento.

Eu como tenho um pequeno problema de algas, os octos consolam-se e não lhes dou nenhuma alimentação especial. Agora poder podes dar pastilhas para peixes de fundo. Eu costumo colar uma no vidro para todos os peixes. É engraçado como eles lutam (especialmente os bótias-palhaço e os discos) para comerem a pastilha. Aquilo faz uma poeirada no aquário... ao mesmo tempo vai alimentando os outros peixes que não ligaram à pastilha (como os octos).

Espero ter ajudado :roll: . Boa sorte :D .

Publicado:

Boas Dr. Bisturi

Pois o problema é mesmo esse, existem com fartura algas no aqua, daí eu não entender esta loucura pelo muco dos Discos.

O meu áqua tem as seguintes medidas: 1,05x0,55x0,60 (cerca de 300 Litros úteis).

Tenho 5 Discos.

Tenho também 4 LDA25, que esses sim pelo menos por enquanto se fartam de trabalhar, comendo algas e não chateiam os Discos.

Cada vez estou mais decidido a retirar os octos, só não sei é como é que o vou conseguir sem destruir tudo o que é planta.

Alguma sugestão para os apanhar?

Quanto às pastilhas de fundo tenho receio que vão estragar os LDA25 retirando-lhes o apetite para as algas.

Cumprimentos

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Publicado:

Tomás Mendes

Quanto ás pastilhas, o meu receio é o que expliquei na resposta anterior.

De qualquer modo obrigado pela ideia.

Cumprimentos

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Publicado:

Olá Manuel

Desculpa a pergunta, tens a certeza que são octocinclus?

Não serão comedores de algas siameses? (SAE)

Esses são bem conhecidos pelo apetite que nutrem pelo muco dos discos, os octocinclus sinceramente nunca ouvi falar.

Abraço

frame.jpg

Publicado:

Olá Hugo Santos

Tenho a certeza que são octocinclus, até porque também já tive (SAE), que também acabei por ter de retirar do aqua dos Discos, precisamente porque não os largavam.

Aliás foi com pena que só ontem li neste Site http://www.aquahobby.com/gallery/b_oto.php

O texto que passo a citar:

Nome: Otocinclus affinis

Origem: Sudeste do Brasil

"É um peixe muito útil pois se alimenta do limo existente no aquário. É pacifíco, mas evite colocá-lo com peixes muito maiores do que ele, pois ele pode tentar se alimentar do muco que alguns peixes como os discos produzem na sua pele, ou ao contrário ele pode ser a vítima, e ser comido por peixes maiores. Só o coloque no aquário depois que já houver formado o limo nas pedras, plantas ou mesmo nos vidros pois senão ele poderá morrer de fome. Além do limo sua alimentação também consiste de alimentos em flocos e vivos como artêmia salina."

Cumprimentos

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

• 2 meses depois...
Publicado:

entre um doce e um alimento normal, não preferem o doce? Os ottos é a mesma coisa....o muco é como se fosse um chocolate. Agora que eles já descobriram o que é o muco, acho que já nada há fazer, a não ser apanhá-los.

Atenção que as algas não bastam para os LDA-25 crescerem saudáveis. Como todo o tipo peixe de fundo, há que dar outro tipo suplementos como as pastilhas fundo. Não é por dar umas pastilhas de vez em quando que eles deixam as algas. Se calhar foi por não terem esse devido suplemento que os ottos se viraram para o muco. Se você andar comer sempre carne a vida toda, decerto que o seu crescimento e evolução não será o mesmo que se variar com peixe e outros derivados na sua cadeia alimentar.

cheers

Pic_652_1.jpg