Recommended Posts

Publicado:
Eduardo... depois disto só posso dizer:  

WOW  :o:)bowdown bowdown  

Muito obrigado por partilhares os teus conhecimentos :)

Tiraste-me as palavras da boca :)

Abraço,

Duarte de Seabra Cancela Fonseca Alves

Publicado:

É importante desta forma escolher um bom aditivo para simular a água do lago, não bastando os Cichlid Buffers à venda no mercado que apenas juntam compostos carbonatados à água do aquário provocando desiquilibrios com o resto. Eu costumo adicionar ao aquário suplementos de água salgada além de uma mistura feita por mim. Não vou falar em marcas pelos motivos óbvios!!!

Dos suplementos que adiciono sublinho os seguintes:

Iodo (doses muito pequenas)

Ferro para aquários marinhos - em conjunto com o Iodo estimula o crescimento de micro algas que se fixam na decoração e que são um suplemento importante na alimentação.

Magnésio

Estrôncio

Molibdénio

Trace Elements

Além da tal mistura que falei e cuja receita é de familia e secreta!!  :D  :new-bday:  Não me levem a mal!!!

Ora bem... já sei que não te posso perguntar pela mistura que não vais revelar :wink:

Mas fiquei muito curioso em relação aos componentes que falas e na situação dos buffers.

Eu por exemplo aqui na minha região tenho água da torneira a sair com ph8 e dureza de 14º, pelo que os sais para aumentar o ph não me servem de nada.

Mas e em relação aos outros elementos? São colocados de que forma?

Semanalmente?

Nas tpas?

E já agora, podes dizer em que concentrações ou se não puderes dares uma dica onde podemos encontrar informação sobre isso?

E em que medida as condições de água quase iguais às do lago contribuem para o sucesso?

Tipo se eu usar a minha água sem aditivos, será que isso irá contribuir para aqueles problemas que afectam os tropheus?

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Caro Nuno,

Os elementos de que falo são os suplementos normais usados em água salgada, que eu uso a 50% da dose recomendada para os aquários marinhos a cada duas TPA's. (Só na primeira aplicação num aquário novo é que uso a dose completa, e nas restante apenas a proporção referente à água trocada.)

Atenção que isto é apenas uma experiência pessoal que tem dado excelentes resultados, podendo não funcionar em todos os sistemas pelo que a sua utilização é à responsabilidade de cada um.

Quanto à água sem aditivos ir contribuir para os problemas no aquário, no penso que seja uma questão a ponderar. São com certeza milhares de pessoas a manter os peixes sem esta receita com sucesso, e não é por isso que os animais estão melhores ou piores.

No entanto à a considerar o seguinte. Já que mantemos os nossos animais em cativeiro, o melhor coisa que lhes podemos fazer é fornecer-lhes a réplica do seu ambiente o mais parecida possivel, para que os mesmos sintam a diferença o menos possivel.

Cmpts,

Eduardo Telles Santos