mikie_aqua Publicado Julho 20, 2005 Publicado Julho 20, 2005 Olá a todos, Após dissipar muitas dúvidas que tinha sobre os salgados aqui no forum, lancei-me à cerca de 3 meses num nano de 54 litros brutos. À um mês comprei dois clarki ainda jovens. No dia a seguir a tê-los colocado no aqua o mais pequeno apareceu morto. Pensei que não tivesse feito bem a aclimatização, no entanto à 4 dias comprei um parasema e um lysmata amboinensis, mudei a posição das rochas para serem redefinidos territórios e o resultado foi que o clarki não parou de perceguir os novos companheiros. O lysmata acabou por morrer ( vi o clarki a tentar matá-lo mas não fui a tempo de o salvar! ). De momento tenho o clarki num pequeno aqua pq ele não parava de perseguir o parasema. Alguem conhece alguma forma de controlar o "comportamento" do clarki?
Hugo RSF Publicado: Julho 20, 2005 Publicado: Julho 20, 2005 Um aquário com tamanho suficiente para um clarki? Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
mikie_aqua Publicado: Julho 20, 2005 Autor Publicado: Julho 20, 2005 UPS! Pois... Obrigado pela dica Hugo. Na verdade nunca tinha visto nenhuma restrição em relação ao tamanho do aqua em relação aos clarki. Já agora, tenho no Cacém um aqua vazio com as seguintes dimensões: 100cm x 30cm x 40cm Será suficiente para o clarki, é que além do parasema gostava de ter invertebrados para a limpeza e + 2 ou 3 peixes pequenos ainda a decidir?
Hugo RSF Publicado: Julho 20, 2005 Publicado: Julho 20, 2005 É assim, não há nenhuma regra em termos de peixes Vs aquário. Há opiniões dos entendidos e pessoas que mantêm peixes há mais tempo que nós vivemos. Eu considero esse aquário pequeno para um clarki, muito mais para 2, muito mais então para 2 e mais outra donzela. O clarki é das donzelas mais agressivas Já no de 100cm, me parece coisa diferente. acho que aí o clarki já se sentirá bem e depois de "arranjar poiso" não deve chatear muito o resto dos habitantes. Contudo tb não podes ter muitos mais peixes em 100cm com o clarki e outra conzela... Mas isto é o que eu penso. Para teres um ideia eu tenho 6 peixes pequenos e 2 médios em 500L... Há quem tenha o dobro em metade do espaço, por exemplo... Como referi não é nada impírico ou efectivo. A diferença é que alguns preferem ficar com a certeza se mais um peixe no aquário dá ou não (e por vezes a resposta não é bem vinda), e outros, como eu, preferem permanecer na dúvida... Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
mikie_aqua Publicado: Julho 20, 2005 Autor Publicado: Julho 20, 2005 Ok Hugo muito obrigado pela explicação. No final do mês vou trazer o aqua de 100cm. Parece q ja me estou a ver daqui a uns valentes anos no forum a dizer a um caloiro nisto da aquariofilia a dizer: "Quando me iniciei nisto dos salgados tive o mesmo problema que tu e ja na altura me deram a sugestão de arranjar um aqua maior" Enfim... talvez um caso de "dejá vu" ao contrário
Hugo RSF Publicado: Julho 20, 2005 Publicado: Julho 20, 2005 Vai acontecer contigo, acnoteceu comigo e aconteceu com praticamente todas as pessoas "salgadas" deste forum. Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
mikie_aqua Publicado: Julho 20, 2005 Autor Publicado: Julho 20, 2005 Se não for estar a chatear muito, onde posso comprar aragonite e macro-algas p o aqua na zona de Lisboa ( de preferência a preços razoáveis )? É q aqui no Algarve só conheço uma loja que se possa chamar de aquariofilia, e estão um bocado fracos no que respeita a invertebrados, algas e corais Quanto a Lisboa, não conheço nada.
Hugo RSF Publicado: Julho 20, 2005 Publicado: Julho 20, 2005 aragonite podes comprar em qualquer loja. Macro-algas basta passares por Alcochete! Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
mikie_aqua Publicado: Julho 20, 2005 Autor Publicado: Julho 20, 2005 Ok, muito obrigado pela dica. Se calhar vou então a Alcochete dia 30 ou algo parecido se der + jeito. Como podemos combinar?
Hugo RSF Publicado: Julho 21, 2005 Publicado: Julho 21, 2005 manda-me uma mp quando for ou algo assim... Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Recommended Posts