alexmachoman Publicado Julho 20, 2005 Publicado Julho 20, 2005 Antes de tentar fazer algo para fazer descer a temperatura do meu aquario gostava de saber se ja alguem tentou algo do genero. Estou a pensar em arranjar 2 dissipadores com um tamanho razoavel (com 15 ou 30cm de comprimento) em aluminio e fazer passar um tubo em zigzag no meio destes e por 1 ou 2 ventiladores agarrados aos dissipadores com 12cm. Mais tarde se realmente resultar por um termostato para regular a temperatura. Aguardo respostas ...
Nuno Prazeres Publicado: Julho 20, 2005 Publicado: Julho 20, 2005 Não sei se precebi bem o sistema mas idealmente os tubos que vais fazer "serpentear" pelos dissipadores deverão ser num material que tenha uma capacidade de transferência térmica muito elevada o que só se consegue com segurança com titânio ou inox de elevada qualidade. O material desses tubos vai ser determinante. Entretanto não sei onde vais colocar o sistema mas acho que ganharia muitíssimo se os dissipadores fossem mantidos húmidos porque as ventoinhas "puxavam" pela evaporação e o consumo térmico seria muitíssimo maior. Já vi algures na net um DIY em que o artista usava um dissipador tipo frigorífico em inox (arranjar isso deve ter sido o mais complicado de todo o sistema) e além da água do aqua que corria pelo interior, havia também água do aqua em pequena quantidade a ser largada em spray sobre essa peça. Depois tinha uma super ventoinhas que tratavam de promover uma elevada evaporação naquilo. Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
alexmachoman Publicado: Julho 20, 2005 Autor Publicado: Julho 20, 2005 Entretanto depois de ler o teu post descubri isto: http://saltaquarium.about.com/gi/dynamic/o...t%2Fchiller.htm o que acham?
alexmachoman Publicado: Julho 20, 2005 Autor Publicado: Julho 20, 2005 http://saltaquarium.about.com/gi/dynamic/o...osechiller2.htm
Hugo RSF Publicado: Julho 20, 2005 Publicado: Julho 20, 2005 Por vezes vejo montes de artimanhas e montes de DIY manhosos para arrefecer a água, mas nem percebo porquê? Para quê tanta complicação?!... Eu consigo baixar o meu aquário de 500L de 30º para 26º, com 2 ventoinhas de Computador. Agora comprei, e aproveito para indicar a quem quiser, uma ventoinha pequena (220V) que me custou 8€ na Worten. Muitas vezes o problema não está na capacidade de ventilação está no local para onde aponta essa ventilação. Eu ao início tinha 2 ventoinhas daquelas grandes de pé e não consiga ter tão bom resultado como com ventoinhas de PC. A ventoinha deve estar direccionada para o local com mais movimentação de água. Por exemplo para a saída do Skimmer. Exprimentem orientar a ventoinha para a saída do skimmer e vão ver como é tudo tão mais simples que chillers, cerpentinas, frigoríficos, gelo e afins... Até porque é um "problema" sazonal. Só em 3/4 meses é que temos esta questão, para quê gastar tempo, cabeça, dinheiro e outros? Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Ricardo Rodrigues Publicado: Julho 20, 2005 Publicado: Julho 20, 2005 Olá, Hugo, concordo contigo. No meu caso utilizo as ventoinhas junto da calha de iluminação de forma a dissipar o calor emitido pelas lâmpadas HQI sobre a água. Já experimentaram colocar a mão junto à água debaixo das HQI? Cumprimentos, Ricardo Rodrigues
alexmachoman Publicado: Julho 20, 2005 Autor Publicado: Julho 20, 2005 Essas ventoinhas têm 12cm de diametro? Só mais uma coisa tens de repor agua todos os dias?
Hugo RSF Publicado: Julho 20, 2005 Publicado: Julho 20, 2005 As ventoinhas que usava de pc, acho que tinham 8x8. usava 2. Agora estou a usar como disse uma de 220v, mas daquelas bem pequenas que até se usam no carro. Comprei na worten. Ainda com a vantabem de não terem pé, têm antes um mola que podes prender onde queres! bem simples Eu reponho água todos os... segundos! Tenho kalk a pingar todo o dia! Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Tiago Oliveira Publicado: Julho 20, 2005 Publicado: Julho 20, 2005 A minha experiençia não é muita, mas por o que leio penso que um chiller se aplica a aquarios que necessitam de temperaturas realmente baixas. Como por exemplo um aquario da nossa costa, ou aqueles de lagostas que vemos nos restaurantes As ventoinhas de refrigeração não são caras e penso que esteja provado que realmente baixem a temperatura a um nivel razoavel para a sobrevivençia do aquario. Mas... o divertimento que se têm a "engrendar" e realizar um chiller a baixo custo pode ser tambem gratificante.. fica ao critério de cada um. Cumps. Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar (Nietzsche F.)
alexmachoman Publicado: Julho 21, 2005 Autor Publicado: Julho 21, 2005 O meu aquario e da costa, mas com temperaturas na ordem do 30/32º vai ser dificil de conseguir manter os especimes em condições e logo agora que consegui capturar 2 sargos veado. Vou investigar mais um pouco a ver se arranjo uma solução aonde não necessite de repor agua, talvez tentar arrefecer o filtro e na passagem da agua esta arrefeça. Aceito ideias.
Nuno Prazeres Publicado: Julho 21, 2005 Publicado: Julho 21, 2005 Há dois princípios em Reef: 1 - o conceito de "luz a mais" não existe; 2 - se o aquário aquece demasiado basta colocar o número suficiente de ventoinhas de CPU Atenção que o papel das ventoinhas, ao contrário do que muitos pensam, não é o de "atirar" com ar frio para cima de água quente arrefecendo-a no processo. Eu consegui num determinado momento ter um aqua com tudo a funcionar a uma temperatura inferior à ambiente durante praticamente um dia só com ventoinhas de CPU (o meu aqua está numa dispensa e a minha mulher fechou a porta e aquilo não tem ventilação). Porquê? Porque o que as ventoinas fazem quando incidem sibre a água é multiplicar por um factor bastante elevado o efeito de evaporação o que "consome" o calor do meio donde está. É exactamente o mesmo princípio que justifica os factos de se soprar para arrefecer a sopa, sentir frio quando colocamos um líquido volátil sobre a pele como o alcool ou o éter, ou ter frio quando saimos do banho e passamos por uma corrente de ar. Sendo assim, com o número suficiente de ventoinhas consegue-se sempre baixar a temperatura dentro de limites de razoabilidade, obviamente. Como o processo físico se baseia no potenciar da evaporação já se sabe que temos de contar com reposições massivas. O meu aqua está à mesma temperatura que tinha no Inverno mas está a evaporar mais do dobro. Cuidado porque nesse caso se não fizesse nada estaria a levar com mais do dobro da kalk o que deve ser devidamente analisado do ponto de vista de impactos no sistema (choques de pH, precipitação abiótica, etc...). Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Diogo Lopes Publicado: Agosto 9, 2005 Publicado: Agosto 9, 2005 Olá a todos, De facto nem todos conseguem resolver o problema da temperatura com ventoínhas! Neste momento tenho 7 ventoínhas ligadas e a apontar para zonas de grande circulação e não consigo baixar a temperatura dos 29ºC! Uma das ventoínhas que está junto às HQI´s tem cerca de 40 cm de diâmetro!!! Vou ter mesmo que comprar um refrigerador, até porque estou com cerca de 15 litros de evaporação por dia e com o repositor automático ligado ao reactor de kalkwasser quereria dizer que estaria a adicionar 15 litros de kalkwasser por dia!!! Imaginem o que seria... Tive que retirar praticamente todo o hidróxido de cálcio do reactor e fazer um líquido com uma concentração muito baixa. Um refrigerador não é, hoje em dia um bicho de sete cabeças e há no mercado algumas soluções com preços bem mais simpáticos que aqueles que encontrávamos há uns anos atrás. Abraço, Diogo
Hugo RSF Publicado: Agosto 9, 2005 Publicado: Agosto 9, 2005 Isso é um pouco estranho Diogo... Para o aquário com 7 ventoinhas estar a 29º, qual é a temperatura ambiente e que iluminação tens? Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Diogo Lopes Publicado: Agosto 9, 2005 Publicado: Agosto 9, 2005 Olá Hugo, Essa pergunta é de quem não tem seguido o meu tópico - fico muito magoado com isso!!! De facto não só o móvel é praticamente todo fechado como tenho uma temperatura ambiente muito alta. Mesmo com o ar condicionado na sala sem as ventoínhas teria o aquário a 33/34ºC. As lâmpadas são duas de 250W mas a calha tem todos os componentes lá dentro - mesmo com as ventax ligadas ela emana muito, mas muito calor! Abraço, Diogo
Hugo RSF Publicado: Agosto 9, 2005 Publicado: Agosto 9, 2005 Pronto, assim já faz mais sentido... Está a conseguir baixar o aquário de 33 para 29º, que é mais ou menos o que ventoinhas conseguem. A questão das luzes foi só mesmo para confirmar que eram de 250W. Em questões de arrefecimento há duas ideias principais: - Quanto graus consigo diminuir a temperatura? - Quanto graus consigo que a temperatura não suba? Uma coisa é diminuir a temperatura e outra é fazer com que ela não suba. Estamos aqui sempre a falar em relação à temperatura ambiente, claro está! Ora no teu caso, tens de te preocupar com as 2, e sendo assim, realmente um aparelho próprio de arrefecimento deve ser não só a melhor, como mesmo a única solução. Para resolver a primeira situação, consegue-se facilmente até com ventoinhas de PC, direccionadas para zonas de grande movimentação (e não circulação propriamente ). Aliás é o que estás a fazer porque estás a baixar 4º à temperatura o que é +/- o que as ventoinhas conseguem fazer. Para resolver a segunda, consegue-se também com ventoinhas de PC, mas aqui colocadas por baixo das lampadas, para dissipar o calor antes de atingir a coluna de água (isto porque as lampadas são a maior fonte de calor). No teu caso e com 33º de temperatura ambiente, só instalando uma sauna para a bicharada Acho que um aparelho é mesmo a melhor solução!!! Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Nuno Prazeres Publicado: Agosto 9, 2005 Publicado: Agosto 9, 2005 Meus amigos, como alguns saberão estou em fase de projecto e, pelas minhas contas, já vou em 6 ventoinhas (fora os ventaxs): duas para fazerem o que o diz o Hugo apontando para as HQIs (2x250w) duas para promoverem circulação dentro do móvel uma na coluna seca uma na sump Entretanto estou a mentalizar-me para comprar um chiller lá para Março Para ajudar à festa, as reactâncias para estas lâmpadas não são eléctrónicas (não se fabricam) e o meu móvel vai ser muito fechado mesmo porque a minha "senhora" não gosta de ruídos. Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Diogo Lopes Publicado: Agosto 9, 2005 Publicado: Agosto 9, 2005 o meu móvel vai ser muito fechado mesmo porque a minha "senhora" não gosta de ruídos. Pois... esta é uma questão que eu também tenho e o meu sistema já faz muito barulho! Abraço, Diogo
senna Publicado: Agosto 9, 2005 Publicado: Agosto 9, 2005 Diogo fiquei com uma duvida, como é que com AC ligado a temperatura ficaria nos 33º sem ventuinhas? acho estranho pois a temperatura do meu aqua com o AC ligado desce ate aos 24º sem problemas, so nao desce mais pq o termoestato nao deixa baixar mais por se encontrar regulado para 24º. isso so pode ser por causa do movel, acho que é demasiado alto e não favorece a circulacao de ar dentro dele. ou entao pode ser ainda que o AC nao tenha BTU´s suficientes para a tua sala. penso eu de que....
Diogo Lopes Publicado: Agosto 9, 2005 Publicado: Agosto 9, 2005 Olá, como é que com AC ligado a temperatura ficaria nos 33º sem ventuinhas? Pois é verdade! Com o Ar Condicionado ligado e regulado para 23/24ºC a temperatura da água atinge no seu máximo os 33ºC! Esta situação verificou-se quando ainda não tinha as ventoínhas ligadas. Com as ventoínhas ligadas consigo baixar para os 29ºC. acho estranho pois a temperatura do meu aqua com o AC ligado desce ate aos 24º sem problemas, so não (palavra corrigida) desce mais porque (palavra corrigida) o termoestato não (palavra corrigida) deixa baixar mais por se encontrar regulado para 24º.isso so pode ser por causa do movel, acho que é demasiado alto e não favorece a circulacao de ar dentro dele. ou entao pode ser ainda que o AC não (palavra corrigida) tenha BTU´s suficientes para a tua sala. penso eu de que.... Pensas e pensas muito bem! De facto é um pouco a conjunção de todos os factores que apontas! Não só o móvel não tem respiração suficiente, como o Ar Condicionado é fraco (mas já lá estava quando comprei a casa e a cavalo dado não se olha o dente!) Um abraço, Diogo
senna Publicado: Agosto 9, 2005 Publicado: Agosto 9, 2005 diogo: e se puseres o A/C a 21º durante toda a noite? é que nessa altura é mais facil para desceres a temperatura do aquario pq é nessa altura que as luzes estao desligadas. e depois de dia é so controlares a subida, assim que notes que ja subiu 0,5º ligas o A/C, ou no caso de nao estares em casa durante o dia, deixas o aparelho ligado e aumentas o termoestato do AC para 23, isto para nao teres um grande consumo energetico, se bem que eu ache que o AC gaste pouco. podes ainda fazer um respirador na parte lateral ou frontal do movel e poes aquelas saidas de calor das lareiras que tem recuperador de calor de modo a que nao se veja o buraco da ventilaçao. eu regra geral regulo sempre o a/c entre 21º a 22º e resulta bem.
Diogo Lopes Publicado: Agosto 9, 2005 Publicado: Agosto 9, 2005 Olá, Obrigado pelas sugestões! e se puseres o A/C a 21º durante toda a noite? é que nessa altura é mais facil para desceres a temperatura do aquario porque (palavra corrigida) é nessa altura que as luzes estao desligadas. Pois... mas eu como tenho tarifa bi-horária, tenho as luzes ligadas desde as 20 horas até às 4 da manhã! ...isto para não (palavra corrigida) teres um grande consumo energetico, se bem que eu ache que o AC gaste pouco. Se me arranjares um AC que gaste pouco eu faço isso! Acho que o meu gasta bem mais que um chiller e o preço de um e de outro é muito semelhante - na minha óptica é sempre vantajoso optar por um chiller. podes ainda fazer um respirador na parte lateral ou frontal do movel e poes aquelas saidas de calor das lareiras que tem recuperador de calor de modo a que não (palavra corrigida) se veja o buraco da ventilaçao. Uma solução sem dúvida viável, pelo menos para circular o ar dentro do móvel, não fosse a minha mulher arquitecta e eu não tivesse que fazer algumas cedências... Abraço e obrigado pelas dicas (já encomendei o chiller!!!), Diogo
senna Publicado: Agosto 9, 2005 Publicado: Agosto 9, 2005 assim sendo um chiller parece-me muito bem. um abraço
Acanthurus Publicado: Agosto 9, 2005 Publicado: Agosto 9, 2005 ... Agora comprei, e aproveito para indicar a quem quiser, uma ventoinha pequena (220V) que me custou 8€ na Worten. ... A ventoinha deve estar direccionada para o local com mais movimentação de água. Por exemplo para a saída do Skimmer. Exprimentem orientar a ventoinha para a saída do skimmer e vão ver como é tudo tão mais simples que chillers, cerpentinas, frigoríficos, gelo e afins... Hugo, Testei com essas ditas ventoinhas e estou duplamente feliz. Depois de resolver o problema que tinha com silicatos e por consequencia com diatomaceas, agora resolvi o meu problema de temperatura com as ditas ventoinhas de 220V. Obrigado, Manuel
Nuno Prazeres Publicado: Agosto 10, 2005 Publicado: Agosto 10, 2005 Mas essas ventoinhas não são excessivamente ruidosas? Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
A l e x a n d r e Publicado: Agosto 10, 2005 Publicado: Agosto 10, 2005 Não, antes pelo contrário, a minha é mais silenciosa que a de PC que tinha anteriromente. A l e x a n d r e Aluga-se este espaço.
Recommended Posts