Recommended Posts

Publicado

Antes de tentar fazer algo para fazer descer a temperatura do meu aquario gostava de saber se ja alguem tentou algo do genero.

Estou a pensar em arranjar 2 dissipadores com um tamanho razoavel (com 15 ou 30cm de comprimento) em aluminio e fazer passar um tubo em zigzag no meio destes e por 1 ou 2 ventiladores agarrados aos dissipadores com 12cm.

Mais tarde se realmente resultar por um termostato para regular a temperatura.

Aguardo respostas ...

Publicado:

Não sei se precebi bem o sistema mas idealmente os tubos que vais fazer "serpentear" pelos dissipadores deverão ser num material que tenha uma capacidade de transferência térmica muito elevada o que só se consegue com segurança com titânio ou inox de elevada qualidade.

O material desses tubos vai ser determinante.

Entretanto não sei onde vais colocar o sistema mas acho que ganharia muitíssimo se os dissipadores fossem mantidos húmidos porque as ventoinhas "puxavam" pela evaporação e o consumo térmico seria muitíssimo maior.

Já vi algures na net um DIY em que o artista usava um dissipador tipo frigorífico em inox (arranjar isso deve ter sido o mais complicado de todo o sistema) e além da água do aqua que corria pelo interior, havia também água do aqua em pequena quantidade a ser largada em spray sobre essa peça. Depois tinha uma super ventoinhas que tratavam de promover uma elevada evaporação naquilo.

Publicado:

Por vezes vejo montes de artimanhas e montes de DIY manhosos para arrefecer a água, mas nem percebo porquê?

Para quê tanta complicação?!...

Eu consigo baixar o meu aquário de 500L de 30º para 26º, com 2 ventoinhas de Computador. Agora comprei, e aproveito para indicar a quem quiser, uma ventoinha pequena (220V) que me custou 8€ na Worten.

Muitas vezes o problema não está na capacidade de ventilação está no local para onde aponta essa ventilação. Eu ao início tinha 2 ventoinhas daquelas grandes de pé e não consiga ter tão bom resultado como com ventoinhas de PC.

A ventoinha deve estar direccionada para o local com mais movimentação de água. Por exemplo para a saída do Skimmer. Exprimentem orientar a ventoinha para a saída do skimmer e vão ver como é tudo tão mais simples que chillers, cerpentinas, frigoríficos, gelo e afins... Até porque é um "problema" sazonal. Só em 3/4 meses é que temos esta questão, para quê gastar tempo, cabeça, dinheiro e outros? :wink:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Publicado:

Olá,

Hugo, concordo contigo. No meu caso utilizo as ventoinhas junto da calha de iluminação de forma a dissipar o calor emitido pelas lâmpadas HQI sobre a água. Já experimentaram colocar a mão junto à água debaixo das HQI?

Cumprimentos,

Ricardo Rodrigues

Publicado:

As ventoinhas que usava de pc, acho que tinham 8x8. usava 2.

Agora estou a usar como disse uma de 220v, mas daquelas bem pequenas que até se usam no carro. Comprei na worten. Ainda com a vantabem de não terem pé, têm antes um mola que podes prender onde queres! bem simples :lol:

Eu reponho água todos os... segundos!

Tenho kalk a pingar todo o dia! :wink:

Publicado:

A minha experiençia não é muita, mas por o que leio penso que um chiller se aplica a aquarios que necessitam de temperaturas realmente baixas. Como por exemplo um aquario da nossa costa, ou aqueles de lagostas que vemos nos restaurantes :lol:

As ventoinhas de refrigeração não são caras e penso que esteja provado que realmente baixem a temperatura a um nivel razoavel para a sobrevivençia do aquario.

Mas... o divertimento que se têm a "engrendar" e realizar um chiller a baixo custo pode ser tambem gratificante.. fica ao critério de cada um.

Cumps.

Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar (Nietzsche F.)

Publicado:

O meu aquario e da costa, mas com temperaturas na ordem do 30/32º vai ser dificil de conseguir manter os especimes em condições e logo agora que consegui capturar 2 sargos veado.

Vou investigar mais um pouco a ver se arranjo uma solução aonde não necessite de repor agua, talvez tentar arrefecer o filtro e na passagem da agua esta arrefeça.

Aceito ideias.

Publicado:

Há dois princípios em Reef:

1 - o conceito de "luz a mais" não existe;

2 - se o aquário aquece demasiado basta colocar o número suficiente de ventoinhas de CPU :cry:

Atenção que o papel das ventoinhas, ao contrário do que muitos pensam, não é o de "atirar" com ar frio para cima de água quente arrefecendo-a no processo.

Eu consegui num determinado momento ter um aqua com tudo a funcionar a uma temperatura inferior à ambiente durante praticamente um dia só com ventoinhas de CPU (o meu aqua está numa dispensa :roll: e a minha mulher fechou a porta e aquilo não tem ventilação).

Porquê? Porque o que as ventoinas fazem quando incidem sibre a água é multiplicar por um factor bastante elevado o efeito de evaporação o que "consome" o calor do meio donde está. É exactamente o mesmo princípio que justifica os factos de se soprar para arrefecer a sopa, sentir frio quando colocamos um líquido volátil sobre a pele como o alcool ou o éter, ou ter frio quando saimos do banho e passamos por uma corrente de ar.

Sendo assim, com o número suficiente de ventoinhas consegue-se sempre baixar a temperatura dentro de limites de razoabilidade, obviamente.

Como o processo físico se baseia no potenciar da evaporação já se sabe que temos de contar com reposições massivas.

O meu aqua está à mesma temperatura que tinha no Inverno mas está a evaporar mais do dobro.

Cuidado porque nesse caso se não fizesse nada estaria a levar com mais do dobro da kalk o que deve ser devidamente analisado do ponto de vista de impactos no sistema (choques de pH, precipitação abiótica, etc...).

• 3 semanas depois...
Publicado:

Olá a todos,

De facto nem todos conseguem resolver o problema da temperatura com ventoínhas! Neste momento tenho 7 ventoínhas ligadas e a apontar para zonas de grande circulação e não consigo baixar a temperatura dos 29ºC!

Uma das ventoínhas que está junto às HQI´s tem cerca de 40 cm de diâmetro!!! Vou ter mesmo que comprar um refrigerador, até porque estou com cerca de 15 litros de evaporação por dia e com o repositor automático ligado ao reactor de kalkwasser quereria dizer que estaria a adicionar 15 litros de kalkwasser por dia!!! Imaginem o que seria...

Tive que retirar praticamente todo o hidróxido de cálcio do reactor e fazer um líquido com uma concentração muito baixa.

Um refrigerador não é, hoje em dia um bicho de sete cabeças e há no mercado algumas soluções com preços bem mais simpáticos que aqueles que encontrávamos há uns anos atrás.

Abraço,

Diogo

Publicado:

Isso é um pouco estranho Diogo... :shock:

Para o aquário com 7 ventoinhas estar a 29º, qual é a temperatura ambiente e que iluminação tens?

Publicado:

Olá Hugo,

Essa pergunta é de quem não tem seguido o meu tópico - fico muito magoado com isso!!! :shock::roll:

De facto não só o móvel é praticamente todo fechado como tenho uma temperatura ambiente muito alta. Mesmo com o ar condicionado na sala sem as ventoínhas teria o aquário a 33/34ºC.

As lâmpadas são duas de 250W mas a calha tem todos os componentes lá dentro - mesmo com as ventax ligadas ela emana muito, mas muito calor!

Abraço,

Diogo

Publicado:

Pronto, assim já faz mais sentido...

Está a conseguir baixar o aquário de 33 para 29º, que é mais ou menos o que ventoinhas conseguem. A questão das luzes foi só mesmo para confirmar que eram de 250W.

Em questões de arrefecimento há duas ideias principais:

- Quanto graus consigo diminuir a temperatura?

- Quanto graus consigo que a temperatura não suba?

Uma coisa é diminuir a temperatura e outra é fazer com que ela não suba.

Estamos aqui sempre a falar em relação à temperatura ambiente, claro está!

Ora no teu caso, tens de te preocupar com as 2, e sendo assim, realmente um aparelho próprio de arrefecimento deve ser não só a melhor, como mesmo a única solução.

Para resolver a primeira situação, consegue-se facilmente até com ventoinhas de PC, direccionadas para zonas de grande movimentação (e não circulação propriamente :wink: ). Aliás é o que estás a fazer porque estás a baixar 4º à temperatura o que é +/- o que as ventoinhas conseguem fazer.

Para resolver a segunda, consegue-se também com ventoinhas de PC, mas aqui colocadas por baixo das lampadas, para dissipar o calor antes de atingir a coluna de água (isto porque as lampadas são a maior fonte de calor).

No teu caso e com 33º de temperatura ambiente, só instalando uma sauna para a bicharada :wink::roll::shock:

Acho que um aparelho é mesmo a melhor solução!!!

Publicado:

Meus amigos,

como alguns saberão estou em fase de projecto e, pelas minhas contas, já vou em 6 ventoinhas (fora os ventaxs):

duas para fazerem o que o diz o Hugo apontando para as HQIs (2x250w)

duas para promoverem circulação dentro do móvel

uma na coluna seca

uma na sump

Entretanto estou a mentalizar-me para comprar um chiller lá para Março :shock:

Para ajudar à festa, as reactâncias para estas lâmpadas não são eléctrónicas (não se fabricam) e o meu móvel vai ser muito fechado mesmo porque a minha "senhora" não gosta de ruídos. :roll:

Publicado:

o meu móvel vai ser muito fechado mesmo porque a minha "senhora" não gosta de ruídos.  :shock:

Pois... esta é uma questão que eu também tenho e o meu sistema já faz muito barulho!

Abraço,

Diogo

Publicado:

Diogo

fiquei com uma duvida, como é que com AC ligado a temperatura ficaria nos 33º sem ventuinhas?

acho estranho pois a temperatura do meu aqua com o AC ligado desce ate aos 24º sem problemas, so nao desce mais pq o termoestato nao deixa baixar mais por se encontrar regulado para 24º.

isso so pode ser por causa do movel, acho que é demasiado alto e não favorece a circulacao de ar dentro dele.

ou entao pode ser ainda que o AC nao tenha BTU´s suficientes para a tua sala.

penso eu de que....

Publicado:

Olá,

como é que com AC ligado a temperatura ficaria nos 33º sem ventuinhas?

Pois é verdade! Com o Ar Condicionado ligado e regulado para 23/24ºC a temperatura da água atinge no seu máximo os 33ºC! Esta situação verificou-se quando ainda não tinha as ventoínhas ligadas. Com as ventoínhas ligadas consigo baixar para os 29ºC.

acho estranho pois a temperatura do meu aqua com o AC ligado desce ate aos 24º sem problemas, so não (palavra corrigida) desce mais porque (palavra corrigida) o termoestato não (palavra corrigida) deixa baixar mais por se encontrar regulado para 24º.

isso so pode ser por causa do movel, acho que é demasiado alto e não favorece a circulacao de ar dentro dele.

ou entao pode ser ainda que o AC não (palavra corrigida) tenha BTU´s suficientes para a tua sala.

penso eu de que....

Pensas e pensas muito bem! De facto é um pouco a conjunção de todos os factores que apontas! Não só o móvel não tem respiração suficiente, como o Ar Condicionado é fraco (mas já lá estava quando comprei a casa e a cavalo dado não se olha o dente!)

Um abraço,

Diogo

Publicado:

diogo:

e se puseres o A/C a 21º durante toda a noite? é que nessa altura é mais facil para desceres a temperatura do aquario pq é nessa altura que as luzes estao desligadas. e depois de dia é so controlares a subida, assim que notes que ja subiu 0,5º ligas o A/C, ou no caso de nao estares em casa durante o dia, deixas o aparelho ligado e aumentas o termoestato do AC para 23, isto para nao teres um grande consumo energetico, se bem que eu ache que o AC gaste pouco.

podes ainda fazer um respirador na parte lateral ou frontal do movel e poes aquelas saidas de calor das lareiras que tem recuperador de calor de modo a que nao se veja o buraco da ventilaçao.

:shock:

eu regra geral regulo sempre o a/c entre 21º a 22º e resulta bem.

Publicado:

Olá,

Obrigado pelas sugestões!

e se puseres o A/C a 21º durante toda a noite? é que nessa altura é mais facil para desceres a temperatura do aquario porque (palavra corrigida) é nessa altura que as luzes estao desligadas.

Pois... mas eu como tenho tarifa bi-horária, tenho as luzes ligadas desde as 20 horas até às 4 da manhã!

...isto para não (palavra corrigida) teres um grande consumo energetico, se bem que eu ache que o AC gaste pouco.

Se me arranjares um AC que gaste pouco eu faço isso! Acho que o meu gasta bem mais que um chiller e o preço de um e de outro é muito semelhante - na minha óptica é sempre vantajoso optar por um chiller.

podes ainda fazer um respirador na parte lateral ou frontal do movel e poes aquelas saidas de calor das lareiras que tem recuperador de calor de modo a que não (palavra corrigida) se veja o buraco da ventilaçao.

:shock:

Uma solução sem dúvida viável, pelo menos para circular o ar dentro do móvel, não fosse a minha mulher arquitecta e eu não tivesse que fazer algumas cedências...

Abraço e obrigado pelas dicas (já encomendei o chiller!!!),

Diogo

Publicado:

assim sendo um chiller parece-me muito bem. :shock:

um abraço

Publicado:
... Agora comprei, e aproveito para indicar a quem quiser, uma ventoinha pequena (220V) que me custou 8€ na Worten.

... A ventoinha deve estar direccionada para o local com mais movimentação de água. Por exemplo para a saída do Skimmer. Exprimentem orientar a ventoinha para a saída do skimmer e vão ver como é tudo tão mais simples que chillers, cerpentinas, frigoríficos, gelo e afins...

:( Hugo,

Testei com essas ditas ventoinhas e estou duplamente feliz. Depois de resolver o problema que tinha com silicatos e por consequencia com diatomaceas, agora resolvi o meu problema de temperatura com as ditas ventoinhas de 220V.

Obrigado,

Manuel

Pic_3442_1.jpg
Publicado:

Não, antes pelo contrário, a minha é mais silenciosa que a de PC que tinha anteriromente.

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.