pribeiro Publicado Julho 19, 2005 Publicado Julho 19, 2005 Olá pessoal Gostava que me dessem a vossa opinião sobre uma coisa Como nesta altura o calor é muito, eu tenho normalmente nos meus aquas na parte da tarde temperaturas na ordem dos 29ºC. Exprimentei o seguinte: Como a minha sala na parte da tarde é bastante iluminada (sem ser directo nos aquas) fiz o seguinte periodo de iluminação: Das 9.00h (para dar comer) ás 12.00h e depois das 17h ás 22h A temperatura desceu entre 1 a 1,5 graus Resta dizer que estes aquas não tem plantas são de mbunas e de ciclideos americanos. Visto ter sempre claridade entre os 2 periodos de iluminaçaõ será muito prejudicial? Citar No Dragão mora o Campeão
Fausto Vicente Publicado: Julho 20, 2005 Publicado: Julho 20, 2005 olá vizinho... eu não conheço bem esses peixes, mas creio que o beneficio de baixar a temp se sobrepoe ao prejuizo da temperatura alta... agota o que não percebi é que se os aquas estão com luz solar, se bem que não directa, o dias todo... ai é que axo em demasia....é que se eles esttiverem com a iluminação desligada, mas a sala for soalheira, eles vão estar no periodo diurno, e das 9 á 22 é um pouco excessivo...mas se calhar fui eu que não percebi bem... cumps fvicente Citar "O que não nos mata, torna-nos mais fortes"
pribeiro Publicado: Julho 20, 2005 Autor Publicado: Julho 20, 2005 Não eles não tem luz solar directa.A sala é que tem claridade suficiente para não haver, digamos assim: 3h dia, 5h noite e novamente 5h dia. A minha duvida é se não lhes quebra o ciclo diario que seria normal com 8,9h seguidas de iluminação ligada. Citar No Dragão mora o Campeão
vckrew Publicado: Julho 21, 2005 Publicado: Julho 21, 2005 Boas, Eu não percebo muito, mas acho que reduzia apenas o periodo de iluminação. Parece-me um bocado estranho eles terem o sol deles a nascer duas vezes por dia. Abraços, Pedro Citar
paulo duarte Publicado: Julho 22, 2005 Publicado: Julho 22, 2005 Se a ideia é baixar a temperatura, podes desligar totalmente a iluminação durante este período do ano, ja que não tens plantas e a sala é bem iluminada. Os peixes não vão sofrer de raquitismo por causa disso Ou então escolhe apenas um fotoperíodo que coincida com uma fase do dia menos quente (fim da tarde/noite). Assim, sempre podes ver os peixes Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
Recommended Posts