Ajuda num biótipo do malawi


MiguelSantos

Recommended Posts

Caros amigos,

 

Estou decidido a fazer um aqua do Malawi, e tenho dúvidas quanto às espécies a introduzir :roll: , porque tenho noutro aqua um suposto casal de careleus, que queria colocar neste.

 

Agradeço sugestões quanto à decoração.

 

O aqua é de 200l.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As espécies tens imensas... é só escolher.

 

O que te aconselho é que não faças asneiras e se possivel que optes apenas por 1 ou 2 espécies.

Motivo... é dificil sexar os malawi, logo se optas por diversas espécies e para não lotares o aquário vais apontar a trios.

Como não dá muito para sexar os bichos, corres o risco de vir com 3 machos ou mesmo 2 machos e uma fêmea.

Qualquer destas combinações a médio prazo vai-te trazer problemas, quer porque os peixes podem morrer, quer porque quando se tornam adultos vão andar à pancada... dois macho e uma fêmea ou 3 machos resulta normalmente num peixe sobrevivente e mesmo que a fêmea consiga incubar , o macho vai andar tanto de volta dela que ou a mata ou ela come os ovos.

 

Quanto a decoração o habitual é pedra calcárea com buracos. Encontras normalmente dessa pedra a preços muito em conta ou em lojas de jardinagem ou em sitios como o Maco ou o AKI. É só procurar, lavar bem e meter no aquário.

 

Deixo-te um bom ponto de partida para escolheres as espécies que mais te agradam:

http://www.cichlid-forum.com/profiles/cate...egory.php?cat=2

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a decoração o habitual é pedra calcárea com buracos. Encontras normalmente dessa pedra a preços muito em conta ou em lojas de jardinagem ou em sitios como o Maco ou o AKI. É só procurar, lavar bem e meter no aquário.

 

Só foi pena ontem ter ido a uma loja de aquas (para os lados de Benfica), e ao ver umas pedras calcárias não resisti e comprei, ao escolher vi que o preço anda a rondar os 60 cêntimos o kilo, achei uma pechincha. Mas pelo sim pelo não trouxe só uma com 8 Kg para ver o efeito e se haveria de compara maiores ou mais pequenas. Comprei outras coisas, e na caixa não me aprecebi, mas quando cheguei a é que verifiquei que o preço da pedra não era ao kilo mas sim a cadas 100 gramas. Ou seja o belo do calhau (calhau fui eu) custou mas de 8 contos.

 

A minha dúvida é se terei de alterar o seguro do recheio da casa para incluir o calhau semi precioso que comprei :wink::lol::lol::lol: .

 

Atenção eles andem por aíiiii, ai andem andem. :lol::lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Miguel,

Com 8 contos, se considerarmos que a pedra nas lojas de jardinagem é ao preço de 0,30 a 0,50 €, compravas uns kilitos, não? :wink:

Relativamente aos peixes para o aquário para juntares aos caeruleus podes colocar qualquer m'buna, embora e tendo em conta que o tamanho do aquário não é famoso, convém povoá-lo com espécies mais pequenas e mais pacíficas, tais como: Cynotilapias, Metriaclimas estherae/msobo/etc..., outros labidochromis, e se colocares por exemplo um trio de Labeotropheus fuelleborni que apesar de serem grandes a sua agressividade inter específica é quase nula vão impor ordem no aquário devido ao seu tamanho.

Para começares a povoar o aquário convém que compres peixes pequenos 4 a 6 cm, vários indivíduos de cada espécie e assim eles crescerem sozinho evitando-se alguns problemas que normalmente acontecem com a introdução de peixes novos no aquário.

Escolhe as espécies com calma e não compres nenhum peixe que não tenhas a certeza do que é e como é, mais vale gastar mais algum € do que comprar pseudotropheus hibridaes ou qui ça femeas azuis que deviam ser amarelas, não é Nelson? :lol:

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Miguel,

Relativamente aos peixes para o aquário para juntares aos caeruleus podes colocar qualquer m'buna, embora e tendo em conta que o tamanho do aquário não é famoso, convém povoá-lo com espécies mais pequenas e mais pacíficas, tais como: Cynotilapias, Metriaclimas estherae/msobo/etc..., outros labidochromis, e se colocares por exemplo um trio de Labeotropheus fuelleborni que apesar de serem grandes a sua agressividade inter específica é quase nula vão impor ordem no aquário devido ao seu tamanho.

cumps

 

E os pseudotropheus saulosi?

 

O maior problema é um gajo saber que está a levar o peixe certo, eu sei lá distinguir um saulosi de Metriaclimas estherae.

 

Além da minha famosa cábula, vou ter de levar fotos dos bichos... :wink::lol::lol:

 

E quantas espécies eu estava inclinado para duas, no máximo três, é que caeruleus tenho quatro, um macho bem grande, e duas possíveis fêmeas e um indeciso :lol::lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Saulosi podes por sem problemas.

As fotos também pouco ajudam na escolha das espécies porque normalmente os peixes quando são jovens nada ou quase nada têm a ver com os adultos. Sendo assim terás que confiar na pessoa a quem os vais comprar, logo aconselho que vás comprar a uma loja de confiança e que a pessoa que te atender saiba distiguir um saulosi dum estherae :wink::lol:

Ou melhor ainda, levas um expert contigo :lol:

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Saulosi com Caeruleus não me parece boa ideia...

Acho que os machos vão "comer" o que lhes aparecer à frente...

 

óh malta da peixaria, não me baralhem as ideias :wink::lol::lol: , então em que ficamos, ajudem lá...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Miguel, não ligues ao Nelson porque ele pensa que são todos como ele - comem qualquer coisa :wink: , os saulosi ainda fazem alguma seleção naquilo que "comem" :lol:

Podes colocar sem problemas os saulosi embora seja uma espécies muito comum nas lojas e provavelmente vais encontrar indivíduos com menor qualidade (F152626) enquanto que se fores para espécies menos comuns e com menos venda, encontres peixes com maior qualidade e menor consanguinidade.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(F152626)

cumps

 

Isso é......

 

Obrigado, pelas ajudas, acho que irei para os cynotilapias. Vou ver melhor, hoje ou amanhã vou a uma loja só de ciclideos que conheço, que o tipo tem as espécies separadas e logo se vê.

 

Terei de é de ver se colocarei mais uma ou duas espécies.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém sabe aonde é que posso encontrar exemplares desta espécie Metriaclima greshakei.

 

Ontem fui a uma loja que me disseram nunca tinham ouvido falar de tal peixe. :roll::cry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não confiava... ele é um gajo do norte, e parece que tem umas populações maradas de peixes por lá, de um tal maia reef :roll:

 

Mas pronto... tirando as saídas estranhas até é um tipo porreiro... e sabe mais que nós :cry:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém sabe aonde é que posso encontrar exemplares desta espécie Metriaclima greshakei.

 

Ontem fui a uma loja que me disseram nunca tinham ouvido falar de tal peixe. :roll:  :cry:

 

óh malta e os Metriaclima greshakei, sabem onde os posso encontrar?, alguém faz criação?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um bicho desses... sozinho.

 

Dificilmente encontras fora de lojas especializadas porque nas lojas "convencionais" os metriaclima (maylandia?) greshakei são conhecidos pelos nomes muito sugestivos de ciclideo azul ou ice blue , ou ciclideo albino ou ciclideo zebra mas nunca maylandia greshakei.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Hoje comecei definitivamente a montar o novo aqua.

 

De manhã fui ao guincho apanhar areia, trouxe mais de 20 kg, aproveitei e apanhei algumas pedras.

 

Cheguei a casa e coloquei tudo em estado de sítio, lavei a areia num balde, lavei as pedras.

 

Agora tenho o aqua a ciclar.

 

O meu aqua leva cerca de 200litros, e tenho um filtro da eheim 2222, uma powerhead 402 no máximo, um aquecedor jagen de 200w.

 

A futura populção vai ser 3 careleus, 2 greshakei os quais já os tenho num outro aqua. E pretendo adquirir cinco demasoni.

 

Gostaria de sugestões quanto à filtragem (parece-me pouca!!!), e quanto as novos inquilinos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostaria de sugestões quanto à filtragem (parece-me pouca!!!), e quanto as novos inquilinos

 

20 kg de areia, rocha com fartura, um Eheim 2222, powerhead 402,.............. :shock: , mas queres montar uma ETAR, para o teu aqua :(:):P:lol::lol::lol: ............quanto a mim parece-me o suficiente, desde que essa powerhead, seja para por um copo de pre-filtragem mecânica.

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um pre filtro é isto; http://www.hagen.com/uk/aquatic/product.cf...=01005750030101, enches com lã e limpas todas as smanas, mantens a agua cristalina e livre de particulas.

 

isso encaixa-se em qualquer power-head, é isso?

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Geralmente cada marca tem os seus copos de filtragem, como o Miguel disse que tinha uma 402, eu meti o link dos copos da mesma marca, mas todos eles são compativeis com qualquer modelo de powerhead, seja uma 301, 402 ou 802.

Eu utlizo-as em todos os meus aquários de ciclidios, são muito eficazes, muito mais do que os filtros interiores.

 

cumps, Rui

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

RCorreia, quando dizes que enches com lã, queres dizer colocar um bom pedaço de lã de vidro lá dentro ou é colocar um daqueles "cartuchos" que se vendem para esses copos?

 

Hasta

Pedro Figueiredo (ex - Down)

[url="http://www.ciclideos.com/forum"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um pre filtro é isto; http://www.hagen.com/uk/aquatic/product.cf...=01005750030101, enches com lã e limpas todas as smanas, mantens a agua cristalina e livre de particulas.

 

cumps, Rui

 

Este fds comprei o tal pré-filtro, por 11 euros.

 

Tenho a água um espectáculo, está linda :shock::cry::wink: , até apetece beber....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho a água um espectáculo, está linda    , até apetece beber....

 

Quem é amigo , quem é ? :D

 

Por 11 euros deves ter comprado um pre-filtro dos grandes?, para pwerheads abaixo da tua, a 402, funciona melhor os pre-filtros mais pequenos.

 

RCorreia, quando dizes que enches com lã, queres dizer colocar um bom pedaço de lã de vidro lá dentro ou é colocar um daqueles "cartuchos" que se vendem para esses copos?

 

Se fores cheio da guita podes comprar os cartuchos :P:lol:

 

...........compras logo um saco daqueles de lã dos maiores, e vais pondo, dura uma vida, se fores regular a limpar a lã, basta-te passa-la por água, que dura mais de 1 mês, tenho impressão que o meu saco de lã ja deve ter 3 anos.

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais