Joaquim Vicente Publicado Dezembro 15, 2003 Publicado Dezembro 15, 2003 Olá! Há já alguns meses que o meu aqua têm Cionabactérias (algas azuis) . Finalmente ganhei coragem e estou tentado a utilizar a Eritromicina (já adquirida) para a sua erradicação . A minha pergunta é, se este tratamento traz algum problema de risco para a saude dos meus Discus, ou terei de os retirar do aqua ? O meu outro aqua é de 35 lts (muito pequeno p/ 3 Discos de +- 15cm)! Se me poderem ajudar, agradeço, pois retirei uns dias de férias pelo Natal e estou a pensar fazer o tratamento nesse periodo. Citar Cumprimentos, _______________ Joaquim Vicente
Visitante Publicado: Dezembro 15, 2003 Publicado: Dezembro 15, 2003 Olá Peço desculpe a frontalidade, mas você têm três discos (com +/- 15 cm) em um aquário de 35 litros e ainda está preocupado se eles vão ficar bem ou mal pelo uso de Eritromicina. Na minha opinião deveria comprar um aquário maior e depois então pensar nas algas azuis. Quanto a eliminar as algas azuis a minha sugestão é compra peixes ou invertebrados que comam algas azuis e que sejam compativéis com os discos, pois assim terá a certeza que as algas azuis nunca mais o atacam. Para além disso pode comprar plantas de crescimento rápido, que absorverão os nutrientes mais rápido que as algas, matando-as. Quanto ao produto que falou, não conheço portanto não posso dizer se afecta os peixes ou não. Desculpe a maneira tão directa com que abordei a sua dúvida, mas eu acho que o seu maior problema não são as algas mas o espaço para os peixes, e sou também da opinião que os problemas devem ser resolvidos por ordem de importancia. Neste caso acho mais importante acondicionar melhor os discos, que tentar eliminar as algas. Mas é apenas a minha opinião, que pode ser aceite ou não abraços Medved Citar
nunomiguel Publicado: Dezembro 15, 2003 Publicado: Dezembro 15, 2003 A minha pergunta é, se este tratamento traz algum problema de risco para a saude dos meus Discus, ou terei de os retirar do aqua ? O meu outro aqua é de 35 lts (muito pequeno p/ 3 Discos de +- 15cm)! MedVed: Pelo que eu percebi ele tem 2 aquas!! Joaquim, de facto as algas são um problema mas certamente que consegue resolver o problema sem recorrer ao químicos. Já pesquisaste no fórum outro tipo de hipótese? De facto colocar 3 Discos de 15cm num aquário de 35lts não me parece boa ideia, mesmo sendo temporário... Abraços, Nuno Citar Cumprimentos, Nuno
Joaquim Vicente Publicado: Dezembro 15, 2003 Autor Publicado: Dezembro 15, 2003 O aqua onde estão os Discos é de 200Lts. Tenho um outro de 35Lts que serve de apoio (quarentena, hospital, etc.) No que diz respeito às algas, já tive de quase todos os tipos e consegui controlá-las com vários métodos (Iluminação, CO2, fertelização, pouco alimento p/ peixes, trocas parciais, peixes e caracois que se alimentam de algas, plantas de crescimento rápido, etc.) O meu grande problema são as Cianobactérias, que não são algas mas sim bactérias que se assemelham a algas. Os métodos utilizados p/ as outras algas não produziram efeito para estas, pelo que só vejo uma resolução que é recorrer ao antibiotico. Citar Cumprimentos, _______________ Joaquim Vicente
Visitante Publicado: Dezembro 16, 2003 Publicado: Dezembro 16, 2003 Olá desculpa não tinha percebido a tua pergunta. Eu quando tive camarões amano (Cardina Japonica) eles comiam as algas azuis, e ficavam mais bonitos porque o seu corpo tornava-se azul :D Existem ainda peixes que comem as algas azuis, e caracois também, não sei precisar quais mas podes fazer uma pesquizano google. Abraços Medved Citar
CMarques Publicado: Dezembro 18, 2003 Publicado: Dezembro 18, 2003 Caro Joaquim Vicente, Em tempos tive o mesmo problema e resolvi facilmente o problema com a Eritromicina. Aqui fica o tópico aonde descrevo o que aconteceu: http://aquariofilia.lusotec.com/forum/view...ht=eritromicina Depois de ter feito esse tratamento nunca mais tive as cianobactérias. Como podes ver no meu tópico, eu tinha e tenho 3 discus. Eles estão bem nunca apresentaram nenhum sintoma e até já tive dois nascimentos de discus. Penso que o que pode morrer são os camarões, já que as cianobactérias quando morrem são toxicas. Depois de ler muito na net cheguei à conclusão que nenhum peixe come estas algas. Pela minha experiência e pela experiência de outros membros, a eritromicina não mata as bactérias do filtro. Se resolveres fazer o tratamento, antes de o aplicar tenta tirar todas as algas azuis que encontrares, desta maneira reduzes o problema da morte das cianobactérias. Citar Um Abraço, CMarques
Visitante Publicado: Dezembro 18, 2003 Publicado: Dezembro 18, 2003 Olá Lamento discordar em relação aos camarões morrerem quando comem algas azuis. Eu tive Cardina Japonica que comeu algas azuis. Ficou de cor azul mas não morreu. Abraços Medved Citar
CMarques Publicado: Dezembro 18, 2003 Publicado: Dezembro 18, 2003 Viva, Lamento discordar em relação aos camarões morrerem quando comem algas azuis. Não percebeste o que eu escrevi, eu não disse que eles morreram a comer algas azuis o que eu escrevi é que tive mortes de camarões durante o tratamento, porque as cianobactérias ao morrer são toxicas e como tinha muitas cianobactérias no areão e eles estavam mais em baixo, tive mortes de alguns camarões com espasmos . Acho que nenhum morreu a comer as algas, já que estavam mais interessados no musgo de Java Citar Um Abraço, CMarques
Visitante Publicado: Dezembro 19, 2003 Publicado: Dezembro 19, 2003 Olá desculpa não ter percebido abraços Medved Citar
Recommended Posts