Aquário 1000 litros...


Rednal

Recommended Posts

boas!

antes de mais um aquario de 1000ltrs supõe um investimento muito grande, o aquario em si, a filtragem, a iluminação, o aquecimento, as contas de electricidade. antes de tudo devias fazer as contas para ver se os teus pais podem disponibilizar tais quantidades de dinheiro, senão arriscas-te a mandar fazer o aquario (e eles até podem satisfazer o teu capricho) e não te compram mais nada e o aquario fica parado, porque o vidro é apenas uma PEQUENA parte do investimento.

depois um aquário com essas dimensões supõe um investimento enorme em decoração, se quiseres ter plantas.... :)..... se vais comprar pedras ou troncos, etc.

agora voltando à tua questão inicial, com um aquário desse tamnho podes colocar quase tudo (em variedade e não quantidade) aquilo que quiseres. antes de mais devias tentar informar-te qual o pH da casa onde vais montar o aquario (para o dinheiro para quimicos não ser outra conta a acrescentar).

de seguida aconselho-te a pesquisares em forums, todos os que puderes por fotos, para veres que tipos de aquarios mais gostas, depois a fazeres um esboço num papel (eu faço assim :arrow: , só em esboços já se foram não sei quantos cadernos :) ).

depois de seleccionares o tipo de aquario que queres deves estudar os habitos dos peixes que nele vão habitar, e aí sim, se tiveres dúvidas sobre os peixes deves vir perguntar, independentemente do tipo de peixe que for, pois alguem te há-de ajudar (somos todos bons rapazes....e raparigas).

um projecto desses deve ser feito com pés e cabeça, como alguem ja te disse aqui, deves estudat tudo ao pormenor (´tpa´s de 20% são 200ltrs semanais), deves ter saídas de esgoto, torneira, etc perto do aquario.

porque é que não fazes um desenho da casa onde vais por o aquario, e um desenho do aquario, digitalizas e colocas aqui para te darmos o nosso parecer pesooal e o parecer técnico, se no 1º a ultima palavra deve ser tua, já no 2º há aqui muita gente formada para te aconselhar da melhor forma.

não tornes um sonho num pesadelo

 

abraço vai com calma e não desistas

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 197
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Rednal,

 

Ja referiste aqui que irás ter supervisão "adulta" e profissional.

 

Eu conheço, a loja e a pessoa em questão (sou cliente), e tenho a certeza que ele te aconselhará da melhor forma.

 

Neste momento os Ciclideos Africanos estão em alta (Popularidade, Informação, Produtos e Variedade) e a tendência ainda é crescente.

O "teu" tipo de peixes, como ja aqui foi dito, engloba-se muito no perfil dos CA.

 

Podes aproveitar este projecto para "entrares" na onde e poderes tornar o teu Aqua num refêrencia... :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom de volta ao tópico só para esclarecer umas coisas ao Rednal.

 

Acho eu que ninguem te pisoteou :roll:

Da minha parte o que fiz foi dar-te um abanão para assentares as tuas ideias porque me pareceu que andavas um pouco ao sabor do vento.

 

Tens razão quando dizes que estás nervoso e ansioso, eu também estaria se estivesse no teu lugar, mas ansiedade é a pior conselheira e leva a que se cometam erros muito graves que depois se tornam complicados de corrigir e é isso que estamos todos a tentar evitar que faças.

 

Agora que te decidiste por africanos e que o antónio já te explicou que não deves misturar os lagos vamos lá ao que interessa.

 

Primeiro a escolha de lagos.

 

Tens basicamente 3 lagos à escolha.

Lago vitória, lago Malawi e lago Tanganika

O lago tanganika é o mais exigente pois os seus peixes estão habituados a águas quase cristalinas o que significa que TPA's são fundamentais e TPA's num aquário desse tamanho é um pouco complicado.

No tanganika tens peixes que vivem em conchas, até peixes de grandes dimensões como os frontosas.

 

Depois tens o lago vitória. No lago vitória existem peixes magnificos dos quais encontras nas lojas o haplochromis ch-44 e a pundamilia nyerei.

O problema destes peixes é que hibridam muito facilmente pelo que só deves ter um tipo. Os machos ch-44 são muito bonitos mas as fêmeas são apenas cinzentas.

 

Por fim o lago malawi.

No lago malawi tens 3 classes de peixe.

Os peixes de rocha (mbunas) que ficam com tamanhos médios de 15cm e que se encontram facilmente nas lojas da especialidade. Estes peixes existem numa panoplia de cores e têm comportamentos muito interessantes, sendo escavadores natos.

No teu aquário poderias ter duas ou 3 colónias de espécies distintas o que te compõe um aquário muito vivo e colorido e com bastantes peixes.

 

Depois tens os chamados pavões do malawi, peixes com cores fascinantes mas que não devem ser misturados com outros. No caso dos pavões do malawi (aulonocara .... ) apenas deves ter uma espécie pois hibridam muito facilmente visto as fêmeas serem quase todas iguais e cinzentas.

 

Por fim tens os "big boys" do malawi os haplocromideos. São peixes de natureza predadora, essencialmente piscivoros e de grandes dimensões que se dariam bem num aquário como o teu, mas nunca poderias ter muitos devido ao seu tamanho

 

Como te disse se eu tivesse o teu aquário colocaria uma colónia ou duas malawi ou tanganika. No meu caso pessoal iria para os tropheus, mas isso porque já tenho alguma experiencia em africanos e penso estar à altura de manter um peixe desse tipo e com a exigencia dos tropheus.

Se tivesse a tua experiencia com africanos ia para 2 ou 3 colónias de mbunas do malawi, cada uma delas com a sua cor para não haver grandes hipoteses de hibridação.

 

Agora tens de ver como o hotrodder já disse, qual é o ph da zona onde vais instalar o aquário.

Vai ser o ph que vai definir o que podes colocar. :lol:

 

Em relação a misturas...

malawi com tanganika -> não (água e ph diferente)

malawi com vitória -> podes (eu tenho um trio de ch44 no meu aquário malawi)

tanganika com vitória -> não é aconselhavel.

 

Mbunas com haplos -> não (dietas diferentes) e os haplos comem mbunas.

Mbunas com Aulonocaras -> não convem... os aulonocaras não se importam de comer o que comem os mbunas mas eles gostam de um pouco mais de proteína. Além disso os mbunas são capazes de lhes fazer a vida negra.

Haplos com aulonocaras -> Só se os aulonocaras não couberem na boca dos haplos :twisted:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou por todos os do africanos que gosto depois voces retiram os que não são compativeis ou por outra razão qualquer.Não vou especificar bem a especie senão ia demorar ainda mais tempo ponho só o primeiro nome e caracteristicas...os valores estão arredondados

 

Malawi

 

Cynotilapia afra-ph:7.5 a 9-tamanho:7cm-temperamento:agressividade media

 

Labeotropheus fuelleborni-ph:7.8 a 8.6-tamanho:15cm-temperamento:agressivo

 

Labeotropheus trewavasae-ph:7.8 a 8.6-tamanho:15cm-temperamento:agressivo

 

Melanochromis interruptus-ph:7.8 a 8.6-tamanho:9cm-temperamento:agressivo

 

Pseudotropheus sp.-ph:7.8 a 8.6-tamanho:9cm-temperamento:agressividade média

 

Pseudotropheus polit-ph:7.8 a 8.6-tamanho:9cm-temperamento:agressivo

 

OB peacock hybrid-ph:7.8 a 8.6-tamanho:14cm-temperamento:agressividade média

 

Aulonocara maylandi-ph:7.8 a 8.6-tamanho:10cm-temperamento:pacifico

 

Aulonocara stuatgranti-ph:7.8 a 8.6-tamanho:11cm-temperamento:pacifico

 

Melanochromis simulans-ph:7.8 a 8.6-tamanho:9cm-temperamento:agressividade média

 

Metriaclima greshakei albino-ph:7.8 a 8.6-tamanho:13cm-temperamento:agressividade média

 

Tanganika

 

Ophthalmotilapia boops-ph:8.6 a 9.1-tamanho:11cm-temperamento:agressivo

 

Ophthalmotilapia ventralis-ph:8.6 a 9.1-tamanho:11cm-temperamento:agressividade média

 

Victoria

 

Xystichromis phytophagus-ph:7.2 a 8.6-tamanho:10.5cm-temperamento:agressividade média

 

Pundamila nyererei-ph:7.2 a 8.6-tamanho:9cm-temperamento:agressividade média

 

Haplochromis sp.-ph:7.2 a 8.6-tamanho:9cm-temperamento:agressividade média

 

Enterochromis sp.-ph:7.2 a 8.6-tamanho-10cm-temperamento:agressivo

 

 

Fonte:www.cichlid-forum.com

 

Estou a pensar fazer uma mistura de victoria com malawi

Coloco os victorias, OB's, tropheus, melanochromis(os 2 que tão na lista), cynotilapia e um metriaclima

Gostava de por alguns casais por isso não posso exagerar nos ciclideos com base nestes quantos posso por?são compativeis?a partir de que tamanho começam a reproduzir?há alguma especie rara nos que disse?

Tou a pensar por como decoração o areão fica com pedras de praia daquelas pequenas(0,5cm dá para pôr ou não e aconselhavel e que mais me aconselham) e o areão fica com ceraca de 1 a 2.5 cm com algumas conchas,rochas grandes sobrepostas com buracos pequenos(para os alevins)e grandes e buracos que atravessem um lado ao outro com algumas plantas(mas poucas) por fora meto um papel com rochas escuras...Que me aconselham?está bom?

O aqua já vem com iluminação e vou por um eheim dakeles grandes que teem varias funcionalidades(desculpem mas não sei o modelo) vou ter em principio dois termóstatos não sei os w depois pergunto ao dono da loja o que me aconselha

O ph quero que fique nos 8.0 e a temperatura a rondar os 26 a 28cº

Como o aqua e de grande capacidade a mudança de agua não vai ser tão frequente por isso secalhar uma vez por mês tiro uns 200 litros(depois o dono da loja diz-me melhor)

Estou a pensar que quando inserir peixes menores os ponha em um genero de caixa durante 1 semana para os outros se acostumarem de o ver no aqua e depois solto-o e se houver briga(mas tem de ser uma briga frequente pois senão for a levar por cada briguinha isto os peixes stressam)troco a decoração para os territórios não ficarem defnidos

Prentendo dar como alimentação granulado para ciclideos, coração de boi e outras carnes(tenho 2 talhos :) ) e alguns vegetais(porque alguns são herbivoros)mas se tiver em erro digam?no outro dia vi na loja do forum montijo um granulado para dar coloração ou ajudar na coloração isso é bom?secalhar tou a pensar dar várias raçoes diferentes cada qual com um tipo de vitimanimas e isso que acham de cada 2 dias da semana dou granulado e vou dando sempre com vitaminas diferentes?vou fazer um horário mensal da alimentação

As especies que não quero por casal meto macho pois teem cores mais vivas

Não sei o ph da minha casa como posso saber se não for à volta de 8 estou disposto a pagar os quimicos

Estou a pensar que o dono da loja venha uma vez por mês à minha casa ver se está tudo bem e se se passar alguma coisa pergunto no forum caso não fique esplicito pergunto a ele

quanto à montagem e ao transporte o dono da loja vai oferecer de graça e quano à decoração ele tambem me vai dar uma ajuda gratuita

Continuo a insestir num peixe estilo polypterus ou wolf fish para dar um ar diferente à coisa(posso perguntar ao dono se sabe alguma coisa e se souber pode ser ue mande vir)

Só posso começar a tratar das coisas a partir de 7 de agosto dado que o dono da loja vai de férias e estou muito satisfeito com o dono que é 5*

Qual são as plantas que me aconselham, digam uma giras?

Vou também comprar um anti bacteriano para o caso de houver peixeis feridos

Quanto ao aqua não sei se vai ser 200*70*70(980l)ou 200*60*60(720l)

E depois ponho uma cena a dizer os que quero casal e os que não quero quero que vocês expliquem as coisas primeiro e excluam alguns

Acho que é tudo

Respondam e deem opiniões sff

Fiquem bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a pensar fazer uma mistura de victoria com malawi

Coloco os victorias, OB's, tropheus, melanochromis(os 2 que tão na lista), cynotilapia e um metriaclima

OB peacock hybrid <---- Nem penses! isto é um hibrido!

Os dois melanocromis juntos podem dar estrilho.

Pseudotropheus sp <--- má escolha. Pode ser hibrido e nem dás por ela.

O metriaclima albino também não é boa ideia.

 

O que eu escolheria da tua lista:

- Haplochromis CH44 - 1M+2F

- Labeotropheus (um deles)-> 6 exemplares. (peixes maiores)

- Pseudotropheus Polit -> 8 a 10 exemplares (peixes mais pequenos)

- Cynotilapia afra -> 8 a 10 exemplares. (peixes mais pequenos)

Isto faz-te um aquário com perto de 30 peixes, 3 colónias bem distintas e os haplochromis ali a "destoar" :?

Com 8 a 10 de cada um dos afra e dos polit é certo que se conseguem algumas fêmeas e assim já podes vir a ter reproduções com sucesso, ao mesmo tempo que deixas folga para possiveis mortes que venham a acontecer, pois mortes é algo que acontece sempre até as coisas estabilizarem.

 

Gostava de por alguns casais por isso não posso exagerar nos ciclideos com base nestes quantos posso por?são compativeis?a partir de que tamanho começam a reproduzir?há alguma especie rara nos que disse?

Os ciclideos do malawi devem ser colocados em trios, ou seja um macho e duas fêmeas.

Como os machos fazem harem é sempre o melhor.

No teu caso eu não colocava casais. Colocaria grupos de 6 a 8 exemplares e apenas umas 2 a 3 espécies distintas pois é melhor em todos os aspectos, uma vez que ganhas em beleza e em vivacidade.

 

Tou a pensar por como decoração o areão fica com pedras de praia daquelas pequenas(0,5cm dá para pôr ou não e aconselhavel e que mais me aconselham) e o areão fica com ceraca de 1 a 2.5 cm com algumas conchas,rochas grandes sobrepostas com buracos pequenos(para os alevins)e grandes e buracos que atravessem um lado ao outro  com algumas plantas(mas poucas) por fora meto um papel com rochas escuras...Que me aconselham?está bom?

As pedras que se usam nos aquários malawi são normalmente calcárias, dessas cheias de buracos que encontras nos jardins de muitas casas. Não devem ter arestas cortantes pois os mbunas fazem grandes razias às pedras nas loucas perseguições e podem-se magoar seriamente. Podes retirar as arestas com uma lixa ou uma mó para pedra.

As pedras calcárias são as ideais pois não sendo lisas são um pouco à prova de desmoronamento, algo muito normal em aquários de mbunas devido à sua veia de "toupeiras", além disso ajudam a manter o ph alto.

A areia a usar pode ser areia de praia, areia de coral ou outra areia ao teu gosto. Pessoalmente uso areia de rio. Importante é que não tenha pedrinhas com arestas pois os mbunas andam sempre com areia na boca e arestas podem magoar os bichos.

 

Como o aqua e de grande capacidade a mudança de agua não vai ser tão frequente por isso secalhar uma vez por mês tiro uns 200 litros(depois o dono da loja diz-me melhor)

Com mbunas é melhor pensares em mudanças de água de 15 em 15 dias.

São peixes que sujam um bocado.

Aposta num bom filtro (idealmente deveriam até ser 2 de grande débito, pois deverias ter algo na ordem dos 5000L/h em circulação de água)

 

Estou a pensar que quando inserir peixes menores os ponha em um genero de caixa durante 1 semana para os outros se acostumarem de o ver no aqua e depois solto-o e se houver briga(mas tem de ser uma briga frequente pois senão for a levar por cada briguinha isto os peixes stressam)troco a decoração para os territórios não ficarem defnidos

Mete os peixes à noite com as luzes desligadas. Se os metes numa caixa eles vão stressar ainda mais.

Brigas é prato do dia com mbunas... andam constantemente a correr uns atrás dos outros e a enfrentarem-se.

Só precisas de actuar se começares a ter peixes "pregados" aos topos do aquário ou muito maltratados fisicamente, com barbatanas rasgadas e marcas no corpo.

 

Prentendo dar como alimentação granulado para ciclideos, coração de boi e outras carnes(tenho 2 talhos :D ) e alguns vegetais(porque alguns são herbivoros)mas se tiver em erro digam?no outro dia vi na loja do forum montijo um granulado para dar coloração ou ajudar na coloração isso é bom?secalhar tou a pensar dar várias raçoes diferentes cada qual com um tipo de vitimanimas e isso que acham de cada 2 dias da semana dou granulado e vou dando sempre com vitminas diferentes?

NUNCA dês coração de boi e outras carnas a ciclideos do malawi. Essas comidas matam os mbunas em pouco tempo, pois eles não conseguem digerir tanta proteina e morrem com uma doença chamada bloat.

Aos meus mbunas eu dou duas comidas da sera. Dou-lhes granogreen e sera vipachips (comida para peixes de fundo). Eles são malucos pelo vipachips, que normalmente parto em pequenos pedaços.

não precisas de um horário mensal de alimentação. Alimenta-os 2 vezes por dia e podes deixá-los um dia sem comerem para limparem o organismo e atacarem as algas :)

 

As especies que não quero por casal meto macho pois teem cores mais vivas

As cores dos machos devem-se à presença das fêmeas... eles têm que se mostrar.

Além do mais machos sem fêmeas=sarilhos , pois vão tentar acasalar com outras fêmeas e podem mesmo matá-las se não conseguirem.

 

Continuo a insestir num peixe estilo polypterus ou wolf fish para dar um ar diferente à coisa(posso perguntar ao dono se sabe alguma coisa e se souber pode ser ue mande vir)

Erro crasso! Vais estragar o aquário quanto a mim e ter mortes desnecessárias.

Se queres coisas diferentes procura um synodontis :)

 

Qual são as plantas que me aconselham, digam uma giras?

Esquece as plantas... os mbunas vão comer as mais tenras e arrancar as outras nas suas constantes avarias pelo areão.

Plantas mais ou menos "à prova" de mbuna : valisnéria spiralis (cresce mais depressa que eles a comem) , quase todas as espécies de anubias.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Haver mal não há... Apenas ficas com peixes que não existem na natureza.

Deves evitar hibridos pelo facto de "estragar" a pureza da especie e haver possiveis falhas genéticas nos mesmos, logo podem ficar mais suscetiveis a doenças ou serem estereis. Além que nunca saiem tão bonitos como os progenitores.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Haver mal não há... Apenas ficas com peixes que não existem na natureza.

Deves evitar hibridos pelo facto de "estragar" a pureza da especie e haver possiveis falhas genéticas nos mesmos, logo podem ficar mais suscetiveis a doenças ou serem estereis. Além que nunca saiem tão bonitos como os progenitores.

Mas eu não tenciono por mais que dois e também são mais dificeis de encontrar mas secalhar ponho alguns(max.3) se voces acharem que posso?

E os ob's compra-se facilmente ou às vezes acontecem estas cenas no aqua?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dá uma olhada neste artigo sobre eles e vais perceber a razão de o pessoal não gostar muito deles.

 

http://www.cichlid-forum.com/articles/ob_peacock.php

 

Há quem defenda que é uma maneira de encontrar novas cores... Pessoalmente não consigo ver a grande beleza dessa mistela, mas gostos são gostos.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao que o nuno disse eu posso por por exemplo numa colonia de afras varios tipos ou so posso por por exemplo cobue's?

Não posso por como areão uma pedrinhas já que os ciclideos escavam o areão as pedrinhas que veem na praia junto das conchas e mexilhões que dão à costa as pedrinhas teem cerca de 0,3 a 0.9cm dá para por e que faziam uma grande combinação com as cores pois essas perinhas teem varias cores(amarelo,verde,vermelho,castanho,preto,etc)dá pra por?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rednal só deves colocar um tipo... caso contrário os gajos reproduzem entre si e acabas por ficar com peixes sem graça nenhuma e com umas cores totalmente ranhosas.

 

As pedrinhas podes colocar, assumindo que são naturais e não pintadas, agora não ponhas é aquelas coisas horrorosas que se vêm nas lojas de aquariofilia cheias de cores todas estapafurdias porque isso fica abominável quanto a mim.

Os mbunas preferem a areia para escavarem à vontade deles mas se lhes meteres pedrinhas eles viram-se na mesma, até te vais passar a vê-los a carregar pedras de um lado para o outro.

Com pedrinhas és capaz é de ficar com mais lixo no fundo pois entranha-se nos espaços.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rednal só deves colocar um tipo... caso contrário os gajos reproduzem entre si e acabas por ficar com peixes sem graça nenhuma e com umas cores totalmente ranhosas.  

 

As pedrinhas podes colocar, assumindo que são naturais e não pintadas, agora não ponhas é aquelas coisas horrorosas que se vêm nas lojas de aquariofilia cheias de cores todas estapafurdias porque isso fica abominável quanto a mim.

Os mbunas preferem a areia para escavarem à vontade deles mas se lhes meteres pedrinhas eles viram-se na mesma, até te vais passar a vê-los a carregar pedras de um lado para o outro.  

Com pedrinhas és capaz é de ficar com mais lixo no fundo pois entranha-se nos espaços.

Eu apanho na praia do meco e acho que não são pintadas são pedrinhas normais qu encontra-se na água pequeninas e com algumas cores fortes

Eu agora não tenho vindo ao pc porque tou numas férias desportivas mas depois meto a lista já incluindo a quantidade de peixes de cada especie

Quantos peixes posso colocar no máximo?

Fica

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já te tinha respondido a isso anteriormente...  

 

30 peixes em pequeno vão parecer muito poucos mas eles crescem :D

Ok

Eu em principio queria ter 3 especies distintas

 

Cynotilapia afra-tamanho:7 a 9cm(Lumbila,Lundu)10 a 14(5 Lumbila,5 Lundu)

 

Pseudotropheus sp.-tamanho:8 a 10cm(Perpiscax Tanzania)6 a 9

 

Haplochromis sp.(All Red)tamanho:13cm(1m+2f)

Haplochromis sp.(Kenya Gold)tamanho:7cm(4)

Haplochromis sp.(Upanga Fire Red)tamanho:10cm(4)

 

Secalhar ponho mais uns 5 peixes(que não passem 10 cm) mas ainda não sei a especie depois compro nas lojas quando gostar(será que posso pôr mais?é que há um gajo que no aqua de 380 litros tinha 1 crytocara moorii 1 labidocchromis caereleus e 40 cynotipia's e não me pareciam apertados(Tou a dizer isto porque gostava de pôr um casal de livingstones e mais uns 3 além dos 5 que encontrasse em lojas)não levem a mal estar sempre a perguntar isto é que se posso pôr mais porque não hei-de pôr)

 

Está bom?

Criticas e sugestões

Fiquem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tal como o Nuno Antunes te recomendou não deves misturar mais do que uma variedade geográfica da mesma espécie, ou seja, se misturares Cynotilápia Afra "Lumbila" com Cynotilapia Afra "Lundu" existe uma probabilidade muito elevada de um dos machos das se tornar dominante e acasalar com femeas da outra variedade geográfica e a proliferação de hibridos é um assunto mais grave do que pensas...

Quanto aos "Haplos" do Lago Victória vais ter muita dificuldade em arranjar as espécies que pretendes cá em Portugal, e lembra-te que necessitam de proteína animal na sua alimentação, o que é desanconselhado e perigoso para a saude dos "M´bunas" que pretendes (Cynotilapia, Pseudotropheus) :? .

 

(Tou a dizer isto porque gostava de pôr um casal de livingstones

O Nimbochromis Livingstonii é um grande "Haplo" píscivoro do lago Malawi, o que equivale a dizer que tudo o que lhe caiba na "bocarra" serve de alimento , podendo as Cynotilapia Afra fazer parte da" ementa",

Tens de ter em atenção que TODAS as espécies de ciclideos do lago Malawi são "peixes de harém" e não faz sentido mante-los em casais , mas sim 1 macho e várias femeas por espécie.

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tal como o Nuno Antunes te recomendou não deves misturar mais do que uma variedade geográfica da mesma espécie, ou seja, se misturares Cynotilápia Afra "Lumbila" com Cynotilapia Afra "Lundu" existe uma probabilidade muito elevada de um dos machos das  se tornar dominante e acasalar com femeas da outra variedade geográfica e a proliferação de hibridos é um assunto mais grave do que pensas...

Quanto aos "Haplos" do Lago Victória vais ter muita dificuldade em arranjar as espécies que pretendes cá em Portugal, e lembra-te que necessitam de proteína animal na sua alimentação, o que é desanconselhado e perigoso para a saude dos "M´bunas" que pretendes (Cynotilapia, Pseudotropheus)  :D .

 

(Tou a dizer isto porque gostava de pôr um casal de livingstones

O Nimbochromis Livingstonii é um grande "Haplo" píscivoro do lago Malawi, o que equivale a dizer que tudo o que lhe caiba na "bocarra" serve de alimento , podendo as Cynotilapia Afra fazer parte da" ementa",

Tens de ter em atenção que TODAS as espécies de ciclideos do lago Malawi são "peixes de harém" e não faz sentido mante-los em casais , mas sim 1 macho e várias femeas por espécie.

Cumps

Antonio Silva

Obrigado

Então meto:

 

Cynotilapia afra lundu-tamanho:7cm-quantidade:7

 

Pseudotropheus sp. perpiscax tanzania-tamanho:9cm-quantidade:7

 

Haplochromis sp. all red-tamanho:13cm-quantidade:4

 

Gostava também de pôr uns apistogrammas cacutoides(4 ou 5)-tamanho:8cm(sei que são sul americanos mas o ph não diferencia muito os do malawi porque é até 7.7)

 

Depois meto outros que goste em lojas

 

Posso pôr mais algum tipo de pseudotropheus?(como: zebra blue reef,elongatus chewere,saulosi,acei ngara(são só exemplos))

 

Algum destes é dificil de encontrar?

 

Já sabem mais ou menos o que pretendo mais ou seja pseudotropheus e cynotilapias,cacutoides e haplos...só é pena não puder por mais tipos de cynotilapias(compenso com outras espécies :? )

 

Fiquem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Gostava também de pôr uns apistogrammas cacutoides(4 ou 5)-tamanho:8cm(sei que são sul americanos mas o ph não diferencia muito os do malawi porque é até 7.7)

 

 

Olá Rednal,

 

tenho visto a evolução deste thread, mas como estive de férias só agora tive oportunidade de responder.

 

Se vais finalmente optar por ciclídeos do Malawi, os meus parabéns, são peixes fascinantes. Infelizmente só consigo tê-los num tanque de 200L, por manifesta falta de espaço, mas adorava ter um monstro de tanque de 1000L como o teu. Quem sabe um dia... :?

 

Quanto a quereres colocar apistogramas no biótipo do Malawii, não me parece muito correcto.

Até pode ser verdade que eles suportem água até 7,7 de PH, mas é sabido que os seus ovos se desenvolvem correntamente em águas ácidas, de preferência por volta dos 6,8 de PH.

 

Além do mais, duvido que aguentassem a pressão dos mbunas e haplos que terias no tanque.

 

Quando eu comecei a ciclar o meu tanque, coloquei lá duas Colisa Lalia para acelerar o processo.

 

Como não as consegui remover do tanque antres de lá colocar os mbunas, elas tiveram de conviver com os mbunas durante algum tempo. E pura e simplesmente foram mortas por eles.

 

Uma das coisas que não falta num tanque do Malawi é movimentação.

 

A minha esposa costuma brincar comigo afirmando que eu deveria ter arranjado peixes mais calmos porque os que tenho só lhe causam stress a ela de tantas perseguições e ataques que fazem uns aos outros.

 

Por isso pensa bem antes de lá colocares os apistos. Além da água não ser bem a mesma coisa, eles não vão durar muito tempo e vais ficar de certeza triste por ver peixes feridos e mortos e dinheiro deitado fora.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Gostava também de pôr uns apistogrammas cacutoides(4 ou 5)-tamanho:8cm(sei que são sul americanos mas o ph não diferencia muito os do malawi porque é até 7.7)

 

 

Olá Rednal,

 

tenho visto a evolução deste thread, mas como estive de férias só agora tive oportunidade de responder.

 

Se vais finalmente optar por ciclídeos do Malawi, os meus parabéns, são peixes fascinantes. Infelizmente só consigo tê-los num tanque de 200L, por manifesta falta de espaço, mas adorava ter um monstro de tanque de 1000L como o teu. Quem sabe um dia... :?

 

Quanto a quereres colocar apistogramas no biótipo do Malawii, não me parece muito correcto.

Até pode ser verdade que eles suportem água até 7,7 de PH, mas é sabido que os seus ovos se desenvolvem correntamente em águas ácidas, de preferência por volta dos 6,8 de PH.

 

Além do mais, duvido que aguentassem a pressão dos mbunas e haplos que terias no tanque.

 

Quando eu comecei a ciclar o meu tanque, coloquei lá duas Colisa Lalia para acelerar o processo.

 

Como não as consegui remover do tanque antres de lá colocar os mbunas, elas tiveram de conviver com os mbunas durante algum tempo. E pura e simplesmente foram mortas por eles.

 

Uma das coisas que não falta num tanque do Malawi é movimentação.

 

A minha esposa costuma brincar comigo afirmando que eu deveria ter arranjado peixes mais calmos porque os que tenho só lhe causam stress a ela de tantas perseguições e ataques que fazem uns aos outros.

 

Por isso pensa bem antes de lá colocares os apistos. Além da água não ser bem a mesma coisa, eles não vão durar muito tempo e vais ficar de certeza triste por ver peixes feridos e mortos e dinheiro deitado fora.

 

Um abraço

Que peixes tens no teu aqua?

Sempre ouvi dizer que os peixes aliviam o stress do dia-a-dia

E tou a pensar fazer uma mudança no meu aqua 70*30*30 e estava a pensar por:

 

Guppys

 

Platis(só se encontrar algum blue wagtail ou um hi-fin porque são os unicos que quero)

 

Aphyosemion(sei que gostam de aquas plantados o meu e só rocha será que se acostumam se n eskeço estes?)

 

Macrpodus opecularis(e facil ou dificil de encontrar?)

 

1 pleco(que n passe os 10 cm em principio um:peckoltia vittata ou também gostava de ter um:Pseudacanthicus leopardus(L114)mas chega aos 25cm e depois quando (palavra corrigida) ficar grande quase não consegue virar(mas e dos L´s que mais me fascina

 

Discus blue diamond(apenas 1, mas tambem fica muito grande po aqua secalhar n ponho...conforme a opinião)

 

Acham que ficava bom

quantos (palavra corrigida) peixes podia pôr por especie(sem contar com os platis(os k quero (palavra corrigida) sao raros...e aphysemion)

 

Aconselham alguma especie que pudesse colocar também no aqua?

 

Será que neste posso colocar o cacutoides(ele não agredia as outras especies?)

 

O ph fica entre os 6.9 e os 7.1 e a temperatura a rondar os 28º

 

Se fizessem um comunitário de 70*30*30 que punham?

 

Fiquem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho no meu tanque:

 

Maylandia Lombardoi - o macho é o rei do aquário.

Pseudotropheus Elongatus - simplesmente lindo.

Cynotilapia Afra

Labidochromis Hongi

 

Um dia destes isto vai levar uma volta dos diabos, mas provavelmente só quando mudar de casa... :?

 

Quanto às outras questões não te sei responder correctamente, pois aquários comunitários não são o meu domínio.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho no meu tanque:

 

Maylandia Lombardoi - o macho é o rei do aquário.

Pseudotropheus Elongatus - simplesmente lindo.

Cynotilapia Afra

Labidochromis Hongi

 

Um dia destes isto vai levar uma volta dos diabos, mas provavelmente só quando mudar de casa...  :?  

 

Quanto às outras questões não te sei responder correctamente, pois aquários comunitários não são o meu domínio.

 

Um abraço

Ao todo quantos peixes possuis mete a quantidade de cada especie sff?

As outras perguntas ha-de haver quem saiba eu não vou fazer um topico de proposito para isto tenho este aproveito este pra todas as minhas duvidas mas obrigado na mesma

Sabes se o cynotilapia lundu e facil de encontrar ou e dificil?e o pseudotropheus perspicax tanzania e facil ou dificil?e o haplochromis all red e facil ou dificil?e o pseudotropheus ngara?e o elongatus chewere?

Já agora que mais especies punhas no aqua?

Como o nuno me disse vou ter 3 especies distintas:pseudotropheus,cynotilapia afra e haplochromis mas mais algumas eram bem vindas

Fica

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Rednal!

já respondi aqui por diversas vezes, e hoje vou responder outra vez, porque tenho acompanhado este tópico com atenção (apesar de não perceber puto de ciclideos) :?, eu sei que já tens aquarios ha muito tempo, mas acho que o projecto de 1000ltrs ou de 600, é um projecto demasiado arrojado para o tipo de conhecimentos que demonstras ter.

acho que antes de partires para um projecto desses devias ler bastante mais, consultar e revirar de pernas para o ar todos os foruns e livros a que conseguisses ter acesso. ser um bom aquariófilo, não é apenas possuir aquários há muito tempo, mas sim querer saber sempre mais e tentar fornecer as melhores condições possiveis aos nossos peixes (o mesmo se passa com os outros hobbies que incluam animais). por isso, se queres o meu conselho, acho que não te devias meter num projecto tão grande. acho que já disse isto uma vez, mas vou repetir, não tornes um grande sonho num enorme pesadelo.

porque é que não tentas subir graualmente, tens um aquário de 70lts, passa agora para um de 300.

 

abraço

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Rednal!

já respondi aqui por diversas vezes, e hoje vou responder outra vez, porque tenho acompanhado este tópico com atenção (apesar de não perceber puto de ciclideos) :?, eu sei que já tens aquarios ha muito tempo, mas acho que o projecto de 1000ltrs ou de 600, é um projecto demasiado arrojado para o tipo de conhecimentos que demonstras ter.

acho que antes de partires para um projecto desses devias ler bastante mais, consultar e revirar de pernas para o ar todos os foruns e livros a que conseguisses ter acesso. ser um bom aquariófilo, não é apenas possuir aquários há muito tempo, mas sim querer saber sempre mais e tentar fornecer as melhores condições possiveis aos nossos peixes (o mesmo se passa com os outros hobbies que incluam animais). por isso, se queres o meu conselho, acho que não te devias meter num projecto tão grande. acho que já disse isto uma vez, mas vou repetir, não tornes um grande sonho num enorme pesadelo.

porque é  que não tentas subir graualmente, tens um aquário de 70lts, passa agora para um de 300.

 

abraço

Mas se pensares um bocado se eu comprar um de 300 e depois um de 1000 a seguir gasto mais dinheiro

E estou a tentar saber mais e mais....senão já tinha o aqua

Fica

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas se pensares um bocado se eu comprar um de 300 e depois um de 1000 a seguir gasto mais dinheiro

Já o vais fazer de qualquer das formas :?

 

Já te expliquei diversas vezes as práticas correctas em relação aos peixes que deves colocar no aquário... e de todas as vezes vens com peixes novos e diferentes e ainda por cima peixes que se alimentam uns dos outros.

 

Disse-te que não devias misturar espécies e propões 2 tipos de cinotilápia.

Disse-te que não deves misturar ciclideos do lago vitória, e querias meter 3 espécies distintas do lago que depois iam hibridar como é obvio, pois são muito parecidos.

 

Parece-me que no fim de todo este tempo a tentarmos explicar-te as coisas como deve de ser vais fazer uma escolha desastrosa de espécies e misturar tudo por aí.

Espero sinceramente que te decidas a ler umas coisas a sério antes de tomares a decisão final.

É que não é só perguntar por aqui... deves mesmo ler o mais que puderes sobre ciclideos do malawi para não teres surpresas desagradáveis no fim.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas se pensares um bocado se eu comprar um de 300 e depois um de 1000 a seguir gasto mais dinheiro

Já o vais fazer de qualquer das formas :oops:

 

Já te expliquei diversas vezes as práticas correctas em relação aos peixes que deves colocar no aquário... e de todas as vezes vens com peixes novos e diferentes e ainda por cima peixes que se alimentam uns dos outros.

 

Disse-te que não devias misturar espécies e propões 2 tipos de cinotilápia.

Disse-te que não deves misturar ciclideos do lago vitória, e querias meter 3 espécies distintas do lago que depois iam hibridar como é obvio, pois são muito parecidos.

 

Parece-me que no fim de todo este tempo a tentarmos explicar-te as coisas como deve de ser vais fazer uma escolha desastrosa de espécies e misturar tudo por aí.

Espero sinceramente que te decidas a ler umas coisas a sério antes de tomares a decisão final.

É que não é só perguntar por aqui... deves mesmo ler o mais que puderes sobre ciclideos do malawi para não teres surpresas desagradáveis no fim.

Eu já tinha emendado isso das especies e tu não disseste que não podia até disseste para por 3 exemplares e mesmo tu disseste que tinhas

Eu não faço tudo aqui também leio em alguns sites

Alguém sabe um site que esteja a falar de tudo o que preciso saber

Que especies punham no meu aqua?e a quantidade de cada sff

Fiquem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.