Como erradicar os caracóis?

Recommended Posts

Publicado

Boas

Após ter instalado o meu primeiro aquário, alguns dias depois começaram a aparecer uns pequenos caracóis. Na altura, como ainda estava a ciclar e não tinha peixes, até achei piada e deixei estar. De um, passou para 3, depois para 10, e agora já me parecem uns 1000. Posso estar a exagerar, mas só vejo caracóis por todo o lado.

Como comprei recentemente um 2º aquário quase do mesmo tamanho, vou ciclá-lo e depois colocar lá os peixes temporariamente, e então desmontar o outro e desinfectar tudo para acabar com os caracóis. Aproveito também para aumentar o substracto que considero agora ser pouco.

O que gostava de saber é como desinfectar as plantas? Existe algum produto ou solução caseira? Onde comprar?

Obrigado

Um abraço

Ricardo BORDEIRA Silva

Publicado:

Olá,

Tens produtos químicos à venda no mercado para isso...

Vê aqui:

http://www.sera.de/English/Produkte/schneckopur.htm

Não é a melhor opção. E tem a desvantagem de não afectar os ovos dos caracois, ou seja, tens de repetir o tratamento passado uns dias para tentares matar "as crias". :lol:

E pode não resolver o problema na totalidade (arrisco mesmo a dizer que não resolve na totalidade :) ).

O ideal era retirares o máximo de caracois á mão e comprar 1 ou 2 Bótias.

São muito bons para comer ovos e caracois pequenos.

Foi assim que resolvi o meu problema...

Alguém tem outra solução?

Abraços,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Boas,

Já agora, porque queres acabar com os caracois?

Publicado:

Olá,

Se for aqueles que estou a pensar (brancos e pequenos) são uma praga!

Tenho um colega que tem um aquário "carregado" de caracois. Eu digo-lhe muitas vezes que aquilo não é um aquário de peixes mas sim de caracois... :)

Como tem plantas plásticas não se importa muito...

No meu caso, os meus estavam a estragar as plantas. Apareciam todas furadas e as folhas comidas de lado.

Não sei se é o problema do Ricardo...

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Boas

Respondendo ao João Gil, e pegando também na resposta do Nuno Miguel, o intuito de acabar com os caracóis é precisamente por serem uma praga. São pequenos, não crescem mais que 4/5 mm, e para onde quer que olhe para dentro do aquário só vejo caracóis e os vidros estão sempre cheios deles.

Em relação aos botia palhaço, não tomo como opção porque o aquário é de 60cm e acho que é pequeno para eles. O intuito é mesmo desmontá-lo, ferver areão, decorações, e então montá-lo e voltar a ciclar. Daí ter questionado como desinfestar as plantas, pois não dá para ferver :)

Em relação ao produto que o Nuno refere, é para tratamento in loco, ou seja, com o aquário em funcionamento. Como vou ser mais radical, alguém conhece algo mais eficaz e rápido para lavar as plantas antes de as tornar a plantar?

(Já agora, entretanto andei á procura de informação e encontrei referência a utilização de permanganato de potássio. Alguém tem experiência e pode indicar-me onde comprar?)

Um abraço

Ricardo BORDEIRA Silva

Publicado:

Olá

os caracois podes fácilmente retirar-los com armadilhas.

pões uma garrafa de plastico dentro do aquario com comida dentro duma garrafa (flocos ou comprimidos, ou seja comida de peixe) durante uma noite, os caracois vão la entrar e depois só tens que retirar a garrafa.

Tens que ter cuidado para que a abertura da garrafa não seja demasiado grande senão os peixes também entram... :lol:

Há quem use alface à superficie durante a noite, que se retira de manha.

A ideia é aprisionar os caracois e retirar-los

assim não necessitas desmontar o aquário.

Mas se queres desmontar o aquário e ferver tudo.... o que eu aho que dá mais trabalho :wink: então tens que lavar as plantas uma a uma e verificar se existem ovos de caracol. Os ovos vêm-se muito bem...

Embora eu discorde de retirar os caracois todos espero ter ajudado :)

abraços

Medved

Publicado:

Boas

Já experimentei essa da ratoeira, com flocos, pastilhas, alface, etc. No entanto, o ritmo a que consigo retirar caracóis é inferior à velocidade de multiplicação deles :D

Outro motivo, como referi, que me leva a querer reiniciar o aquário, é ter agora a noção que me falta um pouco mais de substracto. Assim aproveito e corrijo este ponto.

Encontrei nas FAQs portuguesas que uma solução caseira para desinfectar as plantas é feita com 10mg/L de permanganato de potássio, na qual se mergulha por 10 min, devendo-se depois lavar muito bem as plantas em água corrente. Já alguém experimentou? E onde compro o permanganato?

Um abraço

Ricardo BORDEIRA Silva

Publicado:

Viva

Boas

Encontrei nas FAQs portuguesas que uma solução caseira para desinfectar as plantas é feita com 10mg/L de permanganato de potássio, na qual se mergulha por 10 min, devendo-se depois lavar muito bem as plantas em água corrente. Já alguém experimentou? E onde compro o permanganato?

Para comprar experimenta uma farmacia ou uma loja com equipamento/reagentes para laboratorios.

O Avipar desinfector, axo que e a base de permanganato de potassio, soluçao avermelhada ( nao sei qual a concentraçao). Quanto ao uso e resultados, nao tenho usado.

Inte

" Uma opinião tem o peso da mesma"

Setup em http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...21&start=25

Publicado:

Olá

se os teus caracois reproduzem-se assim tão depressa é porque algo está errado.

Por acaso não andas a deitar comida a mais, ou não tens algas a mais, por estes booms de caracois acontecem quando eles têm demasiada comida.

Quanto a mim deverias eliminar a fonte do problema do Boom e não os caracois, porque mesmo que os retires todos se continuares a deitar comida a mais ou a ter demasiadas algas, sem caracois as consequências serão mais graves.

Se queres acrescentar mais areão não é preciso matar os caracois.

Pelo que tendo vindo a escrever podes ver que gosto de caracois... ;)

Eu só acho se eles existem é por que têm uma função, e para além disso eu consigo controlar melhor os parametros do meu aquário (excesso de comida, falta de oxigénio, acidez da água e outros) com caracóis do que quando os não tinha.

Mas a opção em ultimo caso é sempre tua.

abraços

Medved

Publicado:

Eu tambem tinha esse problema dos caracois. Para alem de aparecerem algumas folhas meias comidas, os caracois tambem são responsaveis pela criação de alumas bacterias para o aquario. Felizmente, o meu bótia palhaço tratou deles e neste momento é raro ver um caracol. O bótia num intervalo de tempo de 1-2 semanas deu conta do recado. Contudo, o bótia é um peixe sensivel, mas acho que é uma óptima opçao.

[ ]

Publicado:

Não metas químicos no aquário. Nem para caracóis nem para nada...

Para que queres acabar com os caracóis? Os caracóis pode ser a diferença entre aquele peixes que mais gostas e custou 10 contos morrer eu sobreviver.

Os caracóis são de uma importância extrema. Comem matéria orgânica e em estado de decomposição impedindo o acomular de substâncias nocivas.

Por outro lado, os caracóis funcionam por ciclos, ou seja, quando é altura de oclocar ovos, colocam muitos, mas depois vao diminuindo, diminuindo...

Contudo, para controlar o aparecimento de novos caracóis, o melhor é um peixes palhaço.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Publicado:

Boas

Não vou colocar químicos no aquário. Vou desmontá-lo, desinfectar as plantas com químicos, lavá-las muito bem, tal como toda a decoração, e voltar a montar. Aproveito também para aumentar o substracto, com a colocação de uma camada inferior apropriada para as plantas.

A hipótese do botia palhaço não coloco, devido à dimensão deste em adulto versus a dimensão do aquário. Quanto ao equilibrio do aquário, não creio que ao tirar os caracóis este se perca, pois os pitbulls mantêm o aquário livre de algas.

Obrigado.

Um abraço

Ricardo BORDEIRA Silva

Publicado:

Pronto! Se já decidiste o que fazer, não há mais nada a argumentar

Boa sorte! :lol:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Publicado:

olá!

para atenuar problemas de excesso de caracois não é preciso interferir muito no aquário, basta aumentar a acidez da água com o método de injecção de CO2, a casca dos caracois vai-se dissolver, a capacidade de crescimento dos caracois "junior" vai baixar em muito, o que provocará uma baixa na população, pois estes vão demorar muito mais tempo a antinjir a maturidade sexual.

pensa lá melhor, não estragues isso tudo, para além do mais.... não vais conseguir desinfestar o aquário, basta sobreviver uma ninhada de ovos, uma fêmea com ovos ou um casal para teres o aquário outra vez infestado, pode demorar algum tempo, mas eles vão voltar, e quando voltarem vai ser com força.

abraços!

Categoria: Humano.

Publicado:

Então e nem uma botia palhaço emprestada? tipo um amigo que queira comprar uma e a passe um mesito por tua casa? As botias palhaço podem crescer até 30cm, mas também demoram umas décadas a fazê-lo. É um peixe de longa idade, tenho uma há 2-3 anos e apenas mede uns 8cm. Não tenho um único caracol... mas gostava :x

Se quiseres podes aplicar o plano de troia... uma folha de alface no fundo do aquário e de repente... a meio da noite ligas a luz... trazes uma carrada deles agarrados à alface :shock:

LAMBÔES! :shock:

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

• 2 semanas depois...
Publicado:
olá!

para atenuar problemas de excesso de caracois não é preciso interferir muito no aquário, basta aumentar a acidez da água com o método de injecção de CO2, a casca dos caracois vai-se dissolver, a capacidade de crescimento dos caracois "junior" vai baixar em muito, o que provocará uma baixa na população, pois estes vão demorar muito mais tempo a antinjir a maturidade sexual.

pensa lá melhor, não estragues isso tudo, para além do mais.... não vais conseguir desinfestar o aquário, basta sobreviver uma ninhada de ovos, uma fêmea com ovos ou um casal para teres o aquário outra vez infestado, pode demorar algum tempo, mas eles vão voltar, e quando voltarem vai ser com força.

abraços!

Parece-me já ser um pouco tarde para responder, mas mesmo assim arrisco:

Confesso que desconhecia esta solução, mas vejo à partida 2 factores muito perigosos em confluência:

1 - exterminar os caracóis;

2 - aumentar a dosagem de CO2.

Pela experiencia que tenho isto mudará o aquário do Ricardo de uma quinta de caracóis para uma quinta de algas.

O método do Ricardo para além de trabalhoso implica nunca descuidar uma limpeza a fundo na introdução de novos exemplares.

Tive um problema similar e utilizei um bótia para a exterminação. Em 2 dias deixei de ver caracóis (o ritmo de crescimento dos bótias é lento), passadas cerca de 2 semanas já tinha "saudades" de ver os caracóis a pastar. No entanto, para quem pensa que se livrou de todos os caracóis recomendo uma visita ao seu aqua a meio da noite...

Publicado:

Boas

Depois de ter lançado este tema, e ter recebido muitas sugestões, que tomei em consideração, decidi não ter uma intervenção tão radical no aquário. No entanto como queria de facto reduzir subtacialmente os caracóis, mas também melhorar o substracto, que na minha opinião era pouco espesso e pobre (só cascalho), optei por:

- transferir os peixes para um aquário que tinha acabado de ciclar;

- esvaziei o aquário guardando toda a água, para poucas horas depois voltá-la a colocar;

- desmanchei o aquário e simplesmente lavei em água corrente o cascalho, plantas, equipamento e decorações; claro que algumas bactérias foram à vida, mas não foi tão radical como voltar a ferver tudo e desinfectar as plantas;

- voltar a montar o aquário tendo colocado um substracto próprio para plantas, antes do cascalho;

- recolocar a água e depois de atingida a temperatura novamente os peixes.

Já lá vão duas semanas e os caracóis practicamente desapareceram. De vez em quando lá aparece um, mas os Rams parecem gostar deles, pelo que creio estarem controlados.

No entanto ainda não vi melhorias claras nas plantas pela adição do substracto, mas ainda passou pouco tempo.

Mais uma vez obrigado pela ajuda que deram.

Um abraço

Ricardo BORDEIRA Silva

Publicado:

Olá!

Eu ainda mais atrasada venho... Mas era só pa dizer que também tenho alguns caracois (alguns é favor) no meu aqua e quando eles estão nos vidros, eu com o dedo esmago-os,e o meu Pleco (que não os mata, só os come depois de estarem mortos) acaba por fazer o resto do serviço!!

Os caracaois andam muito em cima do feto de Java.Da anubia andam ás vezes,mas aí eu mato-os logo...

Fiquem Bem

Bjinhos

Catarina (*)

Publicado:

viva, porque matar uns bichinhos que não fazem mal algum!

Querem um anti-algas de reconhecido mérito... ...caracóis. :twisted:

...nas anúbias, que mal poderão fazer eles ás anúbias ou ao feto de java? Talvez uma cagadela, mas isso é só agitar a planta, e fica nova.

A cagadela vai para o areão e a anúbia vai lá busca-lo, toda contente. :D

26675160.img.jpg