Snan Publicado Julho 17, 2005 Publicado Julho 17, 2005 Como sou novo nestas andanças, dou comigo a pensar em pequenas coisas... e dai talvez não. Li num tópico deste forum que um entre muitas das causas que geram Stress nos peixes poderá ser o excesso de corrente aquática gerada pelos filtros. Vai dai, que eu "exaustivamente" decidi investigar este parametro: No meu caso particular tenho um aqua de 57L de água doce com Dourado de 8Cm. Possuo um Filtro interno ( Hydor Cristal Duo K20) com Oxigenação. Com um débito de 450L/Hora ( segundo sei devo obter 5x 57L=285L Minimo Hora). O Filtro tem 3 posições de filtragem, e é ai que surge a minha confusão. (1/3x450L=150L por Posição). Ou seja, o débito na: Posição 1=150L/hora ( Valor insuficiente para umanecessidade minima de 285L/H) Posição 2=300 L/Hora ( Valor regular) Posição 3= 450L/Hora ( Valor ???? ) Resultados: Posição 1= Muita porcaria suspensa, deficiente oxigenação e peixe apático. Posição 2 = Filtragem suficiente, agua um pouco turva e oxigenação razoavel. O peixe por vezes fica mole. Pouca corrente interior, as plantas não se mexem. Posição 3= Aqua cristalino, imensas bolhas de oxigénio distribuidas, uma corrente um pouco mais intensa, com as plantas a movimentarem-se graciosamente. O peixe parece gostar. Atira-se ao bocal do oxigenador e deixa-se ir. Nada rápido e quando quer descansar vai para vbaixo do filtro. Esta avaliação está correcta ? Aceito opiniões. Saudações amigas. Snan. Citar " O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury
Diesel_Car Publicado: Julho 17, 2005 Publicado: Julho 17, 2005 Olás, Cá estou eu outra vez! Em aquariofilia, digo eu, poucas são as regras que se devem cumprir á risca. Uma delas é a tal "regra" que citaste -> água doce...filtragem deve ser 5x a capacidade do aquário por hora. Na realidade, esta "regra" não deve ser aplicada por si só, e deve ser sempre acompanhada por um aumento não só no caudal...mas principalmente da capacidade em termos de litros do filtro em questão. Assim, por mais corrente que tenhas no aquário, esta deve ser sempre acompanhada por uma boa capacidade e volume de matérias filtrantes. Esta "regra" deve ser também "doseada" conforme os peixes que temos no aquário, tanto em termos de habitat como de quantidade de peixes. Outra coisa que temos de ter em atenção, é a perda de potência do filtro com a adição de matérias filtrantes. Uma "power-head" livre, terá sempre maior caudal (litros/hora) que um filtro externo com muitas matérias filtrantes - algo que se agrava com a acumulação de sujidade no filtro. No entanto, esta "power-head" não contribui directamente (ajuda apenas a levantar porcaria que é capturada pelo filtro) para uma filtragem eficaz do aquário. Concluíndo, terás de ser tu a avaliar (como fizeste, e muito bem) qual a capacidade "real" do teu filtro em absorver as porcarias, aliado ao bem estar do peixe. Cumps, Nuno Reis Citar Diesel_Car....Vrummmmmmm!
Recommended Posts