Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal, estou a fazer um plantado e gostaria de saber:

1-Um bom fertelizante liquido de micronutrientes, que seja constituido por uma boa dose de potássio. (Já me aconselharam o Ortilon, mas não sei se tem o tal Potássio em "boa dose".)

2-No que me ajuda um teste de nitratos (NO3) e fosfatos (PO4). Se os valores obtidos no teste forem baixos qual a possível causa e como poderei recuperar os valores chamados "normais"?

3-Construí uma galeria de iluminação d.i.y. para um exuberante plantado de 54L (Luz: 2*18W 840 e 2*18 965), este vai ser constituido por:

--»Rotala wiilichii

--»Heteranthera Zosterifolia

--»Cabomba Caroliniana

--»Ludwigia Inclinata

--»Didiplis Diandra

--»Glossostigma Elatinoides

--»Vesicularia Dubyana

--»Eleocharis sp.

--»Riccia Fluitans

E gostaria de saber quantas gotas diárias é que deveria por (+/-).

(Vou utilizar CO2 d.i.y., a tal luz que referi e se calhar vou por o substracto Flourite da Seachem (Há algum que seja mais barato e que faça o mesmo efeito?).

Abraços.

Publicado:
Boas pessoal, estou a fazer um plantado e gostaria de saber:

1-Um bom fertelizante liquido de micronutrientes, que seja constituido por uma boa dose de potássio. (Já me aconselharam o Ortilon, mas não sei se tem o tal Potássio em "boa dose".)

2-No que me ajuda um teste de nitratos (NO3) e fosfatos (PO4). Se os valores obtidos no teste forem baixos qual a possível causa e como poderei recuperar os valores chamados "normais"?

3-Construí uma galeria de iluminação d.i.y. para um exuberante plantado de 54L (Luz: 2*18W 840 e 2*18 965), este vai ser constituido por:

--»Rotala wiilichii

--»Heteranthera Zosterifolia

--»Cabomba Caroliniana

--»Ludwigia Inclinata

--»Didiplis Diandra

--»Glossostigma Elatinoides

--»Vesicularia Dubyana

--»Eleocharis sp.

--»Riccia Fluitans

E gostaria de saber quantas gotas diárias é que deveria por (+/-).

(Vou utilizar CO2 d.i.y., a tal luz que referi e se calhar vou por o  substracto Flourite da Seachem (Há algum que seja mais barato e que faça o mesmo efeito?).

Abraços.

Hortilon: tanto quanto penso saber só tem traces

Testes: cuidado com a qualidade de muitos deles. Se eu fosse a ti só pensaria nisso se o aqua desse para o torto.

A luz parece-me bem - média 5000k 72w para 56l mas prepara-te para uns meses com algas se a coisa não arracar bem.

Quanto a gotas de fertilizante não há uma fórmula fixa. Vai depender da quantidade e estágio de maturação das tuas plantas. Quanto ao substrato há cada vez mais gente a usar terra de jardim coberta por uns bons cms de areão.

Publicado:

pois é, vais ter de andar sempre em cima das algas...

substratos tens muitos á escolha, tudo depende dos €´s que queiras gastar. como o apisto disse ha quem use terra para bonsais em aquarios com bons resultados.

não tens plantas a mais para um aquario de 53litros?

Não te preocupes com a fertelização durante 2/3 semanas, em alguns casos não é preciso fertelizante se fizeres trocas de agua 2 vezes por semana.

tiagodovale2-dbd.jpg

Confiar em alguém? só em mim e ás vezes tenho dúvidas

Publicado:

(...)não tens plantas a mais para um aquario de 53litros?

Boas, não. Vou tentar criar um ambiente selvagem, "vedando" os lados do aqua dessa forma justifica-se a abundância de plantas "altas", mas não se esqueçam que a tesoura faz milagres.

1---»De que forma puderei combater as algas?

O aqua vai ser composto por:

6 caridinas japónicas

6 Otocinlus

1 casal de ramirezis

2---»Indiquem substractos que sejam baratos, de preferência preto e que seja "bom" em nutrientes.

3---» Quais os niveis de nitratos ideais para um plantado?

3.1---» Como obtenho esses niveis. Se tiverem altos/baixos o que faço?

Abraços.

Publicado:

Ola :) !!!

Quanto aos metodos para combater as algas depende muito das algas mas, á partida tens ja uma boa equipe (camarões e ottos), não vão eliminar as algas na totalidade mas são uma grande ajuda sem duvida, o resto com TPAs resolves o porblema !!!

Um bom substrato tendo em conta a relacção preço/qualidade é sem duvida o AKADAMA vulgo (terra de bonsai) como já foi sugerido acima, pois é composto por turfa e argila, se quiseres adicionar umas pastilhas de NPK ficas com um substrato 5 *

As questoes quanto aos niveis de nutrientes que tens na agua, só os meço no inicio das montagens, e é normal que apareçam valores elevados, mas os nitratos devem estar sempre proximos do 0 mas nunca

a 0 !!! A maneira mais segura e eficaz para os baixares TPAs com frequência e de baixa litragem, por exemplo 10 % da capacidade do aqua todos os dias !!!

Falta só dizer que com uma observação correcta do aquario ficas por vezes com mais informação do que com qualquer teste, é muito importante uma correcta observação do aqua diariamente para obteres sucesso !!!

Um abraço

Rui Santos

Publicado:

Obrigado Kebras, abraço.

Vá pessoal quero mais e mais opiniões, experiências que não deram resultado a juntar isto com aquilo tudo o mais, vá!

Abraços.

Já agora onde é que posso comprar esse substracto e quanto é que custa mais ou menos, será que no fórum almada há, bricomarché?