Recommended Posts

Publicado

Olá a todos!

Sou um principiante, no mundo da aquariofilia. Gostaria de enviar os meus sinceros parabéns pelo excelente fórum. É sem dúvida um local rico em informação, que tenho vindo de forma gradual a perquisar.

Tenho um aquário Light-Glo fechado 80x35x45 - 125litros;

Filtro externo Fluval 104;

Iluminação: 1 luz Sun-Glo 20W + 1 luz Aqua-Glo 20W - 8horas de luz diária - 10h às 18h;

Substracto de areia sílica 2/3 + areão de riso claro/grosso;

Flora: Feto de java + Anúbia Barterie + Egeria densa + 1 planta artificial;

3 rochas vulcânicas + 2 rochas quénia + 1 rocha saturno;

Fauna: 2platy (1 macho + 1femea) + 2 guppy (1 macho + 1femea) + 9 Tetra neon + 9 Tetra neon preto + 1 escalar + 1otocinclus.

Depois desta pequena introdução, tenho algumas perguntas a fazer?

1) Tenho a iluminação das 10 as 18h, será que devo manter ou mudar para um horário contrário ao do dia, isto é, por exemplo das 18h ás 2h? Faço esta pergunta no sentido em que apenas vejo o aquario com luz apagada. Será que os peixes se ressentem com esta mudança?

2) Será que tenho uma potencia de luz adequada? aceito sugestões e locias onde se possa adquirir, perto da minha area de residencia - castelo branco?

3) Qual o método ideal para refrigeração da agua do aquarioa? sem ser o metodo ideal, qual o mais acessivel economicamente e que me satisfaça as minhas necessidades? (tenho uma tempertaura da agua a 32 graus, parece-me excessiva, não?)

4)Dentro da fauna e flora que apresento, qual será a tempertaura ideal para o meu aqua?

5) Ok..só mais uma ....devo limpar(esfregar) os filtros esponja do filtro ou apenas passa-los por água? e o carvão e as esferas de biocerâmica como devem ser limpas e com que frequencia? Costumo fazer mudanças de 20 litros de 2 em 2 semans..será excessivo?

colegas...obrigado pela paciência...ajudem-me ..e partilhem comigo a vossa sabedoria.

Já agora deixo uma foto (não actualizada em relação à flora) do meu aqua..espero que gostem e que me deem sugestões...serão bem recebidas.

Aqurio1.jpg

Cumprimentos

Embolo :evilbat:

Embolo

Publicado:

Bemvindo e espero que disfrutes deste espaço tanto como nós :twisted:

1) Se queres fazer as oito horas eu fazia das 16 às 0.00, é exactamente como tenho o meu, nunca notei qualquer tipo de stress neles por este horário(embora a sala durante o dia tenha muito pouca luz).

2) Não me parece que tenhas luz suficiente mas confirma com alguém mais experiente que eu nos plantados :evilbat:

3) 32º :evilbat: , tens que baixar isso, um método economico é com duas ventuinhas de refrigeração de PC, é uma ajuda para baixares a temperatura, mas não sei se o conseguiras para valores razoáveis. À também quem utilize uma garrafa de àgua congelada para baixar a temperatura, tens de ter é um sotck de umas duas para as trocas.

4) 24º a 26º

5) Podes esfregar os filtros de esponja, mas apenas com àgua que retiras do aquario quando fazes as tpa´s, porque se o fazes ccom agua da torneira vais matar as bacterias com o cloro, o mesmo se aplica as cerâmicas, a frequência deves ser tu a defenila uma vez que depende do nivel de sujidade que o teu aquario produz.

Não me parece que 20 litros de tpa´s seja em excesso.

Agora a questão do carvão, a função dele que é de retirar quimicos e aclarar a água vai-se perdendo com a saturação, uma vez que ele absorve e esgota o poder de absorção. Não é pelo facto de o lavares que ele recupera as propriedades. Eu usá-lo-ia apenas para retirar qualquer medicamento que tivesse introduzido no aquario, e não como filtragem permanente.

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Publicado:

A mudança do foto-período para um momento do dia onde a temperatura ambiente é mais fria vai ajudar a baixar a temperatura da água que é manifestamente excessiva.

Se o problema não se resolver tenta colocar uma ventoinha de CPU de computador no sistema a atingir a água. Estou certo que a temperatura descerá para as redondezas de 28 pelo menos.

Tens é de ter cuidado porque a evaporação aumenta para mais do dobro.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!