gonçalo Unhão Publicado Julho 16, 2005 Publicado Julho 16, 2005 uma das minhas carpas até á um tempo a traz era branca com manchas laranjas entretento cresceu um pouco e agora é so branca isso é normal? Ela continua saudavel juntamente com as outras e com um apetite que ate faz impressão
Cyprinodon Publicado: Julho 17, 2005 Publicado: Julho 17, 2005 Olá Gonçalo, Aparentemente está tudo bem com a tua carpa. Exemplares de Koi ( Cyprinus carpio ) ou Peixe Vermelho ( Carassius auratus ) que pertencem às variedades “ coloridas “ em resultado da selecção humana não pertencem a uma linhagem com características consolidadas como as variedades “ selvagens “. Isto quer dizer que independentemente do graus de “ pureza “ da referida linhagem há altas probabilidades de mudanças de colorido até certa idade do indivíduo. O caso em particular apenas quer dizer que se trata de um exemplar “ impuro “ de variedades como a Hikgarimono ( Nezu Ogon ? ), Kohaku ( Sandan Kohaku ), mas apenas através de uma observação directa seria mais fácil a identificação. Não fiques chocado porque é muito raro aparecerem em Portugal exemplares à venda de variedades “ puras “. Geralmente são infelizmente o refugo ou os indesejáveis das produções industriais estrangeiras, quando não são “ híbridos “ de diferentes variedades. Estes rafeiros merecem no entanto todo o nosso carinho e estima pois também têm o mesmo encanto dos animais de maior pureza. De toda a forma continuo a preferir as formas selvagens, não deixando no entanto de reconhecer um certo fascínio pela obra humana. Todas as variedades actuais descendem da variedade selvagem a que os Japoneses denominam Magoi. As primeiras mutações coloridas desenvolvidas por selecção humana começaram a consolidar-se apenas no século XIX, o que em termos evolutivos é um insignificante lapso e não nos permite alcançar a perfeição genética dos antepassados selvagens resultantes sabe-se lá de quantos milénios de evolução. Com as minhas melhores saudações Miguel Andrade http://www.viviparos.com
gonçalo Unhão Publicado: Julho 18, 2005 Autor Publicado: Julho 18, 2005 Obrigado pela resposta tambem nao sou daqueles fanaticos que procuram as variedades super raras que custam rios de dinheiro,so as tenho pq gosto de carpas e das suas belas cores tanto que tenho 3 brancas com manchas vermelhas e pretas, 2 vermelhas salpicadas de preto uma preta e prata,e a dita branca e laranja que agora é branca e um peixe dourado adoptado branco com manchas vermelhas, se alguem souber o nome das variedades agradecia
Cyprinodon Publicado: Julho 18, 2005 Publicado: Julho 18, 2005 Olá Gonçalo, Aqui vai a minha dica : brancas com manchas vermelhas e pretas – Taisho Sanke ? Kanoko-goi ? vermelhas salpicadas de preto - Bekko preta e prata – Kin Ki Utsuri ? Hikarimono ( Ogon ) ? branca e laranja que agora é branca - Hikgarimono ( Nezu Ogon ? ), Kohaku ( Sandan Kohaku ? ) Publica umas fotos claras dos animais vistos de cima e de lado e pode ser que apareçam os verdadeiros conhecedores aqui no fórum a dar-te resposta. Eu não domino esta área mas à falta de outras respostas nessa altura posso tentar fazer o meu melhor, partindo sempre do princípio que não devem ser exemplares “ puros “. Com as minhas melhores saudações Miguel Andrade http://www.viviparos.com
RCorreia Publicado: Julho 18, 2005 Publicado: Julho 18, 2005 Viva Gonçalo, para saber te saber dizer as variedades que tens, precisas de por umas fotos, só com a descrição é impossivel. Para te dar um exemplo: carpa vermelha salpicada de preto, tanto pode ser uma bekko como uma utsurimono, depende qual das cores é a predominante. Para alem da côr ainda é necessário ver as escamas, se são metálicas, se não têm escamas, etc. cumps, Rui Correia Rui Correia
gonçalo Unhão Publicado: Julho 19, 2005 Autor Publicado: Julho 19, 2005 nao tenho nenhuma com escamas metalicas e nas vermelhas e pretas o que predomina é o vermelho.qt a foto é dificil pq a minha maquina digital é uma profissional e as foto têm mts Kb o que faz fotos demasiado grandes para os sites tipo megagalerias aceitem
Cyprinodon Publicado: Julho 19, 2005 Publicado: Julho 19, 2005 Olá Gonçalo, Concordo com o Rui e já o tinha afirmado antes. Se não tens um programa de fotografia usa o " Paint " do MS Windows para diminuir as fotos até serem aceites pelo sistema. Creio que dessa forma fica o problema resolvido à falta de melhor opinião. Com as minhas melhores saudações Miguel Andrade http://www.viviparos.com
Recommended Posts