Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal. Preciso da vossa ajuda porque fiz o teste de nitratos no meu aquário e estão muito altos,além disso fiz na água da torneira e esta também acusou nitratos, não tanto como no aquário mas acusou. Já me aconselharam a plantar mais o aquário e é o que tenho andado a fazer, mas será o suficiente? Se conhecerem outras formas de baixar isto digam-me por favor.

Abraços

Publicado:

Olá.

Tanto quanto sei, para água doce, essas são as únicas maneiras baratas para eliminar nitratos de uma água.

Se quiseres podes também comprar uma resina que faça diminuir a quantidade de nitratos e fosfatos, mas com o passar do tempo vais ter que a mudar. E se queres que te diga, não são muito baratas :)

O melhor que tens a fazer é arranjar uma água que tenha um teor em nitratos baixo, tipo água de osmose ou de fonte natural.

Já agora, qual é o valor de nitratos na tua água da canalização? É que por lei, o valor máximo recomendado são 25 ppm e o valor máximo admissível são 50 ppm. Se por ventura o valor for superior a 25-30 ppm, acho melhor contactares a junta de freguesia/câmara municipal ou os SMAS da tua zona.

Espero ter ajudado

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Pois, o problema é as coisas serem caras e algumas até dificeis de encontrar. Já tinha ouvido falar dessa água de osmose mas nunca vi à venda. O valor de nitratos que deu na água da minha canalização ronda os 15 ou 20, sei que na escala este valor era metade do que me dava no aquário. De qualquer maneira obrigado pela ajuda,vou ver se compro mais algumas plantas para resolver a situação porque já perdi quase todos os peixes que tinha durante um fim de semana e suspeito que tenha sido disso porque todos os outros valores estão óptimos e os peixes não apresentavam sinais de doença, talvez tenham morrido sufocados por causa dos nitratos.

Abraços

Publicado:

Olás,

Já me aconselharam a plantar mais o aquário e é o que tenho andado a fazer, mas será o suficiente? Se conhecerem outras formas de baixar isto digam-me por favor.

Existem muitas formas de baixar os nitratos em água doce, algumas bem mais dispendiosas que outras.

A forma habitual é deixar os nitratos subirem no aquário (algo absolutamente normal devido ao processo de nitrificação), e de seguida proceder a uma mudança de água. Geralmente os valores de nitratos presentes no aquário não prejudicam os seres que lá habitam, sendo consumidos pelas plantas presentes no aquário até valores bastante baixos. O problema desta opção é que sem uma equipa de limpeza eficaz, na ausência de plantas ou quando não se processam as mudanças de água num "timing" correcto...as algas "substituem" as plantas neste processo.

As formas mais dispendiosas ou complicadas consistem na utilização de desnitrificadores (aparelhos semelhantes a filtros internos - não sei se funcionam em água doce) e na plantação de plantas terrestes/palustres no aquário (geralmente na sump). Outra forma de eliminar os nitratos é construindo uma camada de areia suficientemente grande para que nela se instalem bactérias (anaeróbias) suficientes para provocar uma eficaz desnitrificação.

No teu caso aconselho.te a plantar o aquário de forma extensa, principalmente com plantas de crescimento muito rápido.

Já tinha ouvido falar dessa água de osmose mas nunca vi à venda.

Poucas lojas vendem água de osmose, o ideal será comprares tu o aparelho (100 euros novo, ou um pouco menos em 2ª mão). Também podes utilizar água de garrafão...embora se torne mais dispendioso.

No caso do uso de água de osmose, terás SEMPRE de acrescentar algum buffer (mistura de sais), pois trata-se de uma água muito pura -> pH de saída 7,0 ; kH e gH 0.

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Publicado:

Olá de novo.

As formas mais dispendiosas ou complicadas consistem na utilização de desnitrificadores (aparelhos semelhantes a filtros internos - não sei se funcionam em água doce)

Salvo erro, devem-se usar apenas em aquários de água salgada. Tanto quanto sei, tal como na DSB que tão bem referiste, a água passa por uma zona anaeróbia e como produto final tem-se Sulfureto de Hidrogénio (H2S, cheira a esgoto). A grande vantagem, é que se faz pingar esse ácido sobre carbonato de cálcio (salvo erro), que aumenta assim os valores de Cálcio no aquário.

Não sei se para aquários de CA's poderá servir de alguma coisa, mas creio que não :)

Cumprimentos

Luís Fortunato

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boas nelson. Encontras o nitra-zorb no centro comercial parque nascente, na loja de animais que tem lá. Eu já vi isso lá à venda.

Abraços

Bruno

Publicado:

Boas, BrNt

Só fui uma vez a essa loja... Obrigadão. Vou ver se este fim de semana vou lá.

É que fazer TPA tão frequentes como estou a fazer, devido aos nitratos, começa a ser "cansativo", para não falar na "instabilidade" que deve provocar nos peixes.

Já agora, sabes-me dizer o preço?

Cumprimentos.

Publicado:

Pois, eu também ainda não consegui baixar os meus nitratos, mesmo depois de já ter colocado plantas de crescimento rápido e tudo, mas não consegui baixar muito mas pelo menos os meus peixes agora têm-se aguentado e parecem andar porreiros da vida, tenho os níveis todos em óptimas condições com excepção dos malditos nitratos. Tenho que investir num filtro externo um dia destes e comprar estas resinas e não sei que para tratar disso, até lá tenho que aguentar e fazer TPA'S que é o único remédio. Eu não tenho a certeza mas acho que isso deve andar dentro 10 a 20 eur, eu já cheguei a estar com isso na mão mas não me recordo do preço ao certo. Quando entras na porta viras logo à direita e mais ou menos a meio do corredor onde tem as cenas todas da rena tens lá todo o tipo de materiais filtrantes.

Abraços

Bruno

Publicado:

Mas será que a dos nitratos também se regenera metendo em água salgada durante 20 minutos ou será diferente?

Abraços

Bruno

Publicado:

Olá.

Mas será que a dos nitratos também se regenera metendo em água salgada durante 20 minutos ou será diferente?

Pelo que andei a pesquisar... acho que podes fazer isso igualmente.

Dá aqui uma olhada. Agora não sei é se as resinas de permuta iónica dessa marca, se podem comparar a estas... :D

http://www.enviroalternatives.com/waternitrate.html

Nitrate has a negative charge in water.  It can be removed from the water with a strong-base anion resin.  The resin can be regenerated with salt (NaCI) and works similarly to a water softener.

Qualquer dúvida diz qualquer coisa.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Publicado:

Só gostava era de saber como é que isso elimina amónia... :D

Cumprimentos

Luís Fortunato

Publicado:

Olá de novo.

Já li tópicos em vários fóruns... Parece que é mesmo bom para reduzir/eliminar os nitratos.

Se queres saber como é que elimina a amónia, utiliza este link e envia a tua questão.

Obrigado pela tua ajuda Nelson, mas eu estava a ser irónico... :D

Se essa resina capta nitratos, e outros aniões... quer dizer que é uma resina de permuta aniónica. E a Amónia é um catião... por isso é um bocado estranho... De certa maneira percebo o que querem dizer. Retirando nitratos da água, estamos a "incentivar" as bactérias nitrificantes a metabolizarem a amónia a nitritos/nitratos, daí ela diminuir... Mas duvido muito que consigam fazer o mesmo num ambiente livre de bactérias...

Já agora, em princípio deve ser uma resina do tipo das que vêm no site que aqui coloquei. Ou seja, com grupos de aminas tetra-substituídas (mais barato e fácil de fazer). Por isso, duvido muito que diminua a Amónia...

Cumprimentos

Luís Fortunato

Publicado:
Já agora, qual é o valor de nitratos na tua água da canalização? É que por lei, o valor máximo recomendado são 25 ppm e o valor máximo admissível são 50 ppm.

Já não é assim... Actualmente existe apenas um valor parametrico que no caso de nitratos no abastecimento publico é de 50 mg/l (ppm).

:D

Publicado:
Olá de novo.

Já li tópicos em vários fóruns... Parece que é mesmo bom para reduzir/eliminar os nitratos.

Se queres saber como é que elimina a amónia, utiliza este link e envia a tua questão.

Obrigado pela tua ajuda Nelson, mas eu estava a ser irónico... :D

Se essa resina capta nitratos, e outros aniões... quer dizer que é uma resina de permuta aniónica. E a Amónia é um catião... por isso é um bocado estranho... De certa maneira percebo o que querem dizer. Retirando nitratos da água, estamos a "incentivar" as bactérias nitrificantes a metabolizarem a amónia a nitritos/nitratos, daí ela diminuir... Mas duvido muito que consigam fazer o mesmo num ambiente livre de bactérias...

Já agora, em princípio deve ser uma resina do tipo das que vêm no site que aqui coloquei. Ou seja, com grupos de aminas tetra-substituídas (mais barato e fácil de fazer). Por isso, duvido muito que diminua a Amónia...

Cumprimentos

Luís Fortunato

Eu percebi que estavas a ser irónico... :?

Já agora, o que diz no link da Rena é que as substâncias são removidas da água através de trocas iónicas, sem especificar se são iões com carga positiva ou negativa (ou seja, sem especificar se são catiões ou aniões). Onde é que leste que são trocas aniónicas? Gostava de ler o artigo, para ficar mais bem informado.

Cumprimentos.

Publicado:

Olá outra vez.

Já agora, o que diz no link da Rena é que as substâncias são removidas da água através de trocas iónicas, sem especificar se são iões com carga positiva ou negativa (ou seja, sem especificar se são catiões ou aniões). Onde é que leste que são trocas aniónicas? Gostava de ler o artigo, para ficar mais bem informado.

Bem... sabendo que o ião nitrato e nitrito são aniões... retira-se facilmente que a resina tem de ser de permuta aniónica... :?

Para mais informação, vê no site que coloquei:

Nitrate has a negative charge in water.  It can be removed from the water with a strong-base anion resin

E colocar resinas de permuta catiónica com aniónica juntas, dá mau resultado... Diminui drasticamente a permuta.

- "Caution must be taken when a single unit utilizes both cation and anion for softening and nitrate removal"

- "This precipitation can foul the resin bed and/or plug the drain line. Separate softening and nitrate removal units will prevent the precipitation from occurring."

É um pouco do tipo: colocares turfa no filtro e logo a seguir, pores rocha calcária... :D

A não ser que essa resina da Rena venha em separado. Uma resina para amónia e outra para nitritos/nitratos...

Espero ter ajudado.

Cumprimentos a todos.

Luís Fortunato

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!