Recommended Posts

Publicado

OizZ

Queria por turfa para as plantas e troncos no aqua,para o meu plantado,mas não quero que a água fique amarela,há alguma maneira de o evitar?ou seja,fazer com que a turfa/tronco não meta água amarela?

:lol:Regards Black Dragon :D

Posted Image

Publicado:

Olá.

Queria por turfa para as plantas e troncos no aqua,para o meu plantado,mas não quero que a água fique amarela,há alguma maneira de o evitar?ou seja,fazer com que a turfa/tronco não meta água amarela?

Podes usar Carvão Activado, pois o que deixa a água amarela são os taninos libertados pelos troncos e turfa. E como são moléculas orgânicas, são facilmente adsorvidas pelo Carvão Activado.

O senão, é que quando o Carvão estiver saturado, vais ter que o limpar (não sei se é possível, depende) ou trocar.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:
Olá.

Podes usar Carvão Activado, pois o que deixa a água amarela são os taninos libertados pelos troncos e turfa. E como são moléculas orgânicas, são facilmente adsorvidas pelo Carvão Activado.

O senão, é que quando o Carvão estiver saturado, vais ter que o limpar (não sei se é possível, depende) ou trocar.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Tão mas eu tenho lido que o "carvao activo" tira as qualidades da agua(PH,etc) e se eu puser EHEIM EHFITORF?

Posted Image

Publicado:

Olá de novo.

Tão mas eu tenho lido que o "carvao activo" tira as qualidades da agua(PH,etc) e se eu puser EHEIM EHFITORF?

E onde é que leste isso? O Carvão Activado retira apenas moléculas orgânicas (complexas) da água. Não retira moléculas inorgânicas, tais como: Fosfatos, Nitratos, Amónia, Bicarbonato, Carbonato, Potássio, etc...

Onde podes vir a ter problemas, é quando quiseres introduzir alguns Micro nutrientes, estando a maior parte deles sobre a forma de quelatos, podem ser adsorvidos à superfície do carvão.

O Carvão Activado não altera o pH da água...

Quanto ao EHEIM EHFITORF, que eu saiba isso é turfa granulada. Eu uso da Fluval, e até agora ainda não vi nenhuma que não deixasse a água turva.

Mas com as trocas de água, essa coloração desaparece. Só se estiveres sempre a renovar a turfa. Mas como é um aquário plantado... duvido que o faças.

Quanto aos troncos, é a mesma coisa. Com o tempo deixam de escurecer a água.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

• 2 meses depois...
Publicado:

Olá.

mas o que é turfa e onde encontro?

Turfa é matéria vegetal em decomposição. Não a mesma coisa, mas como se fosse húmus. Tanto serve para colocar no fundo do areão, como fertilizante para as plantas, como se pode colocar nos filtros (nos externos de preferência) para baixar o pH, KH e GH.

Aí no Brasil não sei se conhecem pelo nome turfa, mas o nome em inglês é peat. Talvez consigas encontrar alguma coisa.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Publicado:

Oi, será que dá para tratar a água das tpas em balde com turfa para eliminar metais pesados , pois minha água vem de poço artesiano. Atualmente uso aquasafe ou aquaguard, produto quimico para eliminar metais pesados e cloro, mas quero parar de usar esses produtos, será que a turfa os substitui ? :lol::P

Publicado:

Amigos,

A turfa é usada para recriar biótopos de pH e durezas baixos como os amazónicos. A água desses biótopos é mesmo escura, amarelada ou até acastanhada. Os troncos têm o mesmo efeito (dependendo do tipo da madeira). Se usares carvão activado vais anular todo o efeito da turfa, eliminando até os efeitos que pretendes.

Ao que sei, a turfa não anula os metais pesados nem o cloro.

João Moreira

"Imagination is more important than knowledge" A. Einstein

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!