Recommended Posts

Publicado

Inicio-me aqui activamente neste forum que tenho seguido a algumas semanas. Tenho tirado questôes muito uteis e agradeço assim a "ajuda indirecta" que me têm dado. :lol:

Gostariam queme ajudassem numa questão. Sei que posso utilizar agua da nossa costa para um reef do pacifico. Mas quanto a areia? Posso utiliza-la desde que seja bem lavada? E utilização de rocha morta paracolinização de rocha viva do pacifico?

Agredeço qualquer tipo de ajuda.

Cumps.

Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar (Nietzsche F.)

Publicado:

No que diz respeito à areia, será preferível a aragonite, num reef...

Isto prende-se essêncialmente com o problema dos silicatos e tamponamento.

Apesar da areia da nossa costa poder funcionar tão bem como a aragonite (desde que bem seleccionada a granulometria (<1mm)), em termos de desnitrificação e desenvolvimento de infauna.

A areia siliciosa (a nossa) liberta silicatos que alimentam booms de diatomáceas (cujas estruturas celulares se apoiam num esqueleto de silicatos), além disso não se dissolve, não contribuindo para os niveis de calcio nem para a manutenção do pH.

Num reef é melhor a aragonite, a menos que haja uma equipa de limpesa demolidora e muitos comedores de algas, assim como uma Sump com montes de macroalgas.

cumps

DIY or die trying

SUMP é bom! Fazem-se projectos ao desafio para quem diz que não pode ter SUMP :)

Publicado:

Obrigado pela resposta (detalhada :D ) éra so por uma questão de poupança... :lol:

E quanto á questão de apanhar rocha na nossa costa para colonização?

Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar (Nietzsche F.)

Publicado:

A rocha da nossa costa não consegue operar como rocha viva... É demasiado densa para ser colonizada internamente.

No entanto, podes usar uns bocados, daqueles com montes de coisas agarradas, para introduzir matéria orgãnica no aqua, assim como formas de vida menores para colonizar o sistema.

Para um sistema Reef não sei se será completamente seguro... Muitas espécies locais podem sobreviver no ambiente reef e nem todas serão compatíveis com os seres que comprares. No entanto, muita gente usa água do mar local para as TPAs (recheada com larvas de tudo e mais alguma coisa) e não tem havido catastrofes.

No final das contas, acho que podes usar algumas rochas, das mais colonizadas, para arrancar o sistema tendo sempre em conta que a nossa rocha é calhau e não entra para as contas de rocha viva ou morta->viva.

Cumps

DIY or die trying

SUMP é bom! Fazem-se projectos ao desafio para quem diz que não pode ter SUMP :)

Publicado:

Só uma notinha final para dizer que nem sempre o Silicio é mau num reef.

Há autoridades mundiais em reef que actualmente adicionam silicio.

Porquê? Por causa das esponjas que também formam a sua estrutura com esse elemento. A diversidade e quantidade de esponjas num recife de coral é incrivelmente grande quando se compara com a de um aquário de reef mesmo que "construido" com rocha de grande qualidade. Isto deve-se fundamentalmente à ausência do Si que não permite a sobrevivência destes organismos que além de bonitos e interessantes promovem a reciclagem dos poluentes do sistema.