Recommended Posts

Publicado

viva,

Estou-me a iniciar nos plantados e gostaria de saber se para álem dos testes habituais, PH, Amonia, Nitritos, Nitratos, GH e KH se necessito de mais alguns e quais destes são os mais importantes.

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Publicado:

Boas

Todos eles são importantes para um Aqua plantado, mas para saberes se há carência de nutrientes(Macro) nas plantas os únicos que te dão essas indicações são o de Nitratos e o de Fosfatos, tens também o de Ferro(micros) mas não vale a pena.

Publicado:

olá,

Obrigado,

Uma pequena dúvida,

Para ter um bom crescimento de plantas deverei ter niveís de nitratos?

Quais os níveis de nitratos e fosfatos aceitáveis?

Os fosfatos não são prejudiciais aos peixes?

Eu pretendia colocar Ramirezi

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Publicado:

Para ter um bom crescimento de plantas deverei ter niveís de nitratos?

Sim tens que ter os niveis de Nitratos por volta dos 5 mg por litro (5ppm)

Quais os níveis de nitratos e fosfatos aceitáveis?

Os Fosfatos por volta dos 0,5mg por litro

Os fosfatos não são prejudiciais aos peixes?

Acima dos 0,10 não convém mas como nunca tive esse valor (dificilmente se chega lá) não te posso responder até onde eles "aguentam"

Publicado:

ok,

então se entendo, num aquario densamente plantado as mudas de água devem ser mais reduzidas por forma a permitir alguns níveis de nitratos

as própias plantas trataram de os eliminar

certo?

e os fosfatos.... são introduzidos através dos fertilizantes?

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Publicado:

Viva, Zeneo,

discordo com a redução das mudas de água para teres os níveis de nitratos que precisas. O que acontece com as TPA's é que, ao mudares a água, estás a renovar o "stock" de micronutrientes e macronutrientes que a própria água já possui e que as concentrações variam de local em local.

Outro pormenor importante tem que ver com o próprio consumo que as plantas fazem, em especial dos macronutrientes. Se não renovares a água períodicamente terás, necessáriamente de introduzir N, P e K em fertilizante, pois o teu filtro acabará por não ser capaz de transformar os nitritos em nitratos em quantidade necessária para o consumo das tuas plantas. Naturalmente que falo nisto no caso de um aquário densamente plantado.

Podes introduzir fosfatos a partir de fertilizantes NPK, mas, em geral não é preciso, pois as concentrações destes na água da torneira já são mais do que suficientes.

Miguel Silva, passa por cá pela Malveira-Mafra e mostro-te a água da torneira a sair com 10 mg/l de FOSFATOS... Imagina o que eu passo com as algas :evilbat: até invejo quem tenha água com valores normais de fosfatos :evilbat:

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Publicado:

olá

ok, entendi

traduz só para quem não tem conhecimentos de quimica o N, P, e K

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Publicado:
traduz só para quem não tem conhecimentos de quimica o N, P, e K

N - nitrogénio ou azoto

P - Fósforo

K - Potássio

Abraços

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Publicado:

Já agora aproveitando o tópico:

1-Quais os niveis de nitratos que aconselham para um aqua densamente plantado?

2-Se fizermos as tpa's regularmente reabastecemos os nitratos e deixamos eles em niveis satisfatórios para as plantas?

Abraço.

Publicado:

Filipe disse:

O que acontece com as TPA's é que, ao mudares a água, estás a renovar o "stock" de micronutrientes e macronutrientes que a própria água já possui e que as concentrações variam de local em local.

A minha água não tem Macro Nutrientes e não conheço nenhuma que tenha, mas tou a ver que tenho que ir para Mafra engarrafar água para vender fertilizantes. (não gozando mas brincando)

Filipe disse:

Se não renovares a água períodicamente terás, necessáriamente de introduzir N, P e K em fertilizante, pois o teu filtro acabará por não ser capaz de transformar os nitritos em nitratos em quantidade necessária para o consumo das tuas plantas. Naturalmente que falo nisto no caso de um aquário densamente plantado.

Para teres um "plantado" dificilmente vais conseguir sem introduzir Macros e Micros, mas atenção que já vi alguns sem fertilizantes e bem loucos, mas com limitação na escolha das plantas

Filipe disse:

Podes introduzir fosfatos a partir de fertilizantes NPK, mas, em geral não é preciso, pois as concentrações destes na água da torneira já são mais do que suficientes.

Atenção que Fosfatos é o menos importante em adicionares pois a própria comida já os tem.

Filipe disse:

Miguel Silva, passa por cá pela Malveira-Mafra e mostro-te a água da torneira a sair com 10 mg/l de FOSFATOS... Imagina o que eu passo com as algas até invejo quem tenha água com valores normais de fosfatos

Não querendo colocar a tua palavra em cheque mas tenta fazer a análise com testes diferentes para ver o resultado (na volta já o fizes-te)

Publicado:

Se tens agua da torneira a 10mg/l de fosfatos não é de todo recomendavel mudanças de agua frequentes...

tanto o N como o P são introduzidos naturalmente na alimentação, sendo que o potássio é normalmente o elemento em falta.

a solução para uma agua com 10mg/l de fosfato é poucas mudas de agua, introdução de Potássio e micros e um aquario densamente plantado, ou com plantas de superficie que absorvam muitos nutrientes.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me