ppedroso Publicado Julho 15, 2005 Publicado Julho 15, 2005 Boas... As minhas plantas de há uns tempos para cá têm ficado com o caule castanho tal como já referi, tal como esta: A água do aquário tem as seguintes propriedades: - pH - 8 - Kh - 9ºd - Temperatura - 28ºC O aquário não tem qualquer tipo de adubo no substrato. Faço mudas diárias de 5 litros e o aquário comporta cerca de 55 litros brutos. Agradeço desde já a ajuda... Abraço Pedro Pedroso
Fausto Vicente Publicado: Julho 15, 2005 Publicado: Julho 15, 2005 pedro, provavelmente é falta de uma de duas coisas: ou ferro ou luz. deves, portanto, providenciar pela adição de ferro (eu pessoalmente uso notronferro da prodac, mas existem mil variantes igualmente boas,) e/ou reforço da potencia de luz que tens para esse aqua...a média ideal que se custuma aconselhar é, em regra 1 watt por litro de agua, mas considera-se aceitável a partir de 0,5 watts por litro. No caso de achares que tens luz suficiente, deves adicionar, então, o ferro, mas fá-lo gradualmente, seguindo as indicações do folheto, assim com aquilo que tu vês em termos de evolução, mais ou menos fero conformeas necessidades. Normalmente nos folhetos de marcas aconselham a adição semanalmente ou quinzenalmente... eu optei por dar, de dois em dois dias, mas com doses reduzidas, assim acho que tenho sempre em quantidade ideal. finalmente, e uma vez que não tens qualquer tipo de substrato especifico, sugiro o uso de fertilizante liquido(mais uma vez, uso o nutronflora, da prodac) de modo a compensar a eventual falta de outros nutrientes (essencialmente os NKP), podes pôr, num dia, umas gotas de ferro, no outro umas gotas de fertilizante e sucessivamente...(atenção ás doses!!!). Poderás, por ultimo, comprar fertilizante em pastilhas, e colocá-las junto ás raizes das plantas, não te resolve o problema a médio/longo prazo, mas a curto prazo vai dar um 'boost' ás plantas. Bem, o testamento já vai longo, isto são só umas dicas, vais ter de ser tu mesmo a ir observando e corrigindo eventuais falhas... qualquer duvida apita cumps fvicente "O que não nos mata, torna-nos mais fortes"
ppedroso Publicado: Julho 15, 2005 Autor Publicado: Julho 15, 2005 Boas... Obrigado pela resposta, F.Vicente! A luz é insuficiente, e como a calha é já bastante velha (garantidamente mais de 17 anos), tenho de comprar uma nova, pois não arranjo lâmpadas para aquela medida... Portanto a principal fonte do problema será a luz... Entretanto vou adicionar então o adubo liquido. Se com a luz não resultar, tento o ferro! Mais uma vez obrigado pela resposta... Abraço Pedro Pedroso
Fausto Vicente Publicado: Julho 15, 2005 Publicado: Julho 15, 2005 podes sempre, e uma vez que não tens substrato proprio, usar esse metodo alternado de fertilizante/ferro, alem de OBRIGATORIAMENTE adquirires uma luz/calha nova. E digo OBRIGATORIAMENTE porque, mesmo que a potencia fosse a ideal, uma lampada com 17 anos (se bem percebi), já aí não está a fazer nada, quero-me parecer que nem para criar algas ela ainda tenha capacidade. Portanto, palavra de ordem, arranjar luz, dentro daquela regra que te sugeri, consoante a tua carteira(se fores moço geitoso para a coisa, pesquisa em DIY - calhas/iluminação, senão nas ofertas há sempre material desse a ser vendido a bons preços, ou ainda comprando novo, se tiveres essa disponibilidade. cumps fvicente "O que não nos mata, torna-nos mais fortes"
ppedroso Publicado: Julho 16, 2005 Autor Publicado: Julho 16, 2005 Boas... Mais uma vez obrigado pela resposta! Penso que a lâmpada tenha a mesma idade que a calha, por isso sim, percebes-te bem.... Agora nas férias tendo mais tempo, vou arranjar tudo e o mais rápido possível arranjo a tal calha!!!! (mesmo com esta idade da lâmpada, as algas aparecem ) Mais uma vez obrigado pela resposta Abraço Pedro Pedroso
Recommended Posts