Smaug Publicado Julho 14, 2005 Publicado Julho 14, 2005 Estou a pensar em começar a usar água da torneira em vez da do furo cá de casa (longa história n vale a pena contar). Não sei nada sobre que precauções tomar quando se usa água da companhia, estava a pensar em deitar-lhe o produto anti cloro e deixa-la a repousar umas 24h andes de a meter no aqua, será que chega? Citar "Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!" Sim é verdade, eu leio a mente via internet: http://odeiooze.blogspot.com
Jatbas Publicado: Julho 14, 2005 Publicado: Julho 14, 2005 perfeitamente. Ao deitar a agua para o balde (por exemplo) experimenta deitar com um jacto de pressão. Desta maneira grande parte do cloro vai logo à vida e nem precisas de usar nada... sempre fiz assim e nunca tive nenhum problema Citar AquaWizard
wahit Publicado: Julho 14, 2005 Publicado: Julho 14, 2005 Acho que é mais perigoso usar água do poço que água da companhia Citar
Ana Azevedo Publicado: Julho 14, 2005 Publicado: Julho 14, 2005 Já ouvi relatos de quem não faz qualquer tipo de tratamento à água da torneira, que a coloca assim mesmo no aquário e não têm qualquer tipo de problemas. Eu normalmente, ou repouso a água 24h para evaporação do cloro, ou utilizo um acondicionador. Tenho ainda algum cuidado em adicionar a água mais ou menos à mesma temperatura, mas esta precaução á mais para quando tenho alevins (mais sensíveis) ou no inverno, em que a diferença de temperatura é mais acentuada. Fica bem Citar Quase reformada!!
quinzico Publicado: Julho 15, 2005 Publicado: Julho 15, 2005 Se puseres o anti-cloro não necessitas de esperar 24 horas Citar Helder Quinzico
Nuno Prazeres Publicado: Julho 15, 2005 Publicado: Julho 15, 2005 Depende da quantidade mudada e dos peixes em causa. 10 a 20% pode ser directo na maior parte dos casos. Eu na primeira experiência faria uma muda mais pequena e só depois de ver os resultados arriscaria chegar ao volume habitual. Citar Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Labeo Publicado: Julho 15, 2005 Publicado: Julho 15, 2005 Boas. Eu ligo a mangueira directamente ao aquario quando faço TPA (Aqua de 240l, mudo pelo menos 45l todas as semanas) só adiciono Nutrafin AquaPlus após enchimento do aqua. Já o faço desde Dezembro passado e nunca tive uma baixa. E tenho o aqua bastante lotado Cumprimentos Labeo Citar "Quem pode, pode. Quem não pode vê os outros a poder"- Fitágoras
TZSilva Publicado: Julho 16, 2005 Publicado: Julho 16, 2005 Boas este acho que é o emu 1º tópico, tenho lido muito e este assunto intriga-me um pouco, pois eu não posso por agua da torneira no meu aqua devido aos valores elevados de dgH, aproximadamente 30º dgH e PH de aproximadamete 7,5, valor este que aumenta dentro do aqua. deste modo deixo aqui uma pergunta (para quem faz tpa com agua da torneira) que é quais os vossos valores de PH e dgH? Só para comparação Cumprimentos TZSilva Editei só para dizer que estou a usar uma agua de fonte, com PH=6.5 (no aqua passa a 7.5) e dgH=5º Citar Um Abraço. TZ
Nuno Antunes Publicado: Julho 18, 2005 Publicado: Julho 18, 2005 Varia de zona para zona do país. Aqui em condeixa onde a água é muito calcarea os valores normais rondam ph 8 e dkh 14 a 16. Dgh acho q nunca medi. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
kipo Publicado: Julho 20, 2005 Publicado: Julho 20, 2005 Na minha zona (Queluz) o PH da minha água é 7.5. Eu para TPA faço o seguinte: Encho um garrafão de 5 litros de água com água da torneira e depois coloco 2,5/3ml de Aquasafe para acabar com o cloro. Citar
Smaug Publicado: Julho 21, 2005 Autor Publicado: Julho 21, 2005 lamego ph 7 Citar "Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!" Sim é verdade, eu leio a mente via internet: http://odeiooze.blogspot.com
Nelson Nuno Publicado: Julho 26, 2005 Publicado: Julho 26, 2005 Gondomar: pH: 8 Dureza: 4 Baixo o pH com o Aquacid, da JBL. Citar
Fausto Vicente Publicado: Julho 26, 2005 Publicado: Julho 26, 2005 Quinta do Conde - Setúbal pH 7,5 smaug, toma atenção, porque se estás a por agua (da fonte) a 6,5, e ela te passa a 7,5, certemente é porque tens qualquer coisa no aqua que faz levantar o pH dessa maneira, por exemplo, uma pedra calcaria...ou o areão.... se os peixes que tens se derem melhor com aguas mais acidas, sempre podes tentar carbonatá-las, com um diy de co2, que o pH baixa. por ultimo tambem faço trocas directas nos 2 aquas (tpa's de 110lts e 60 lts, respectivamente para aqua de 460 e 240 lts) e no final ponho aquasafe...outro truque que utilizo é deitar a agua á pressão máxima da mangueira para dentro de um baldito de praia, dentro do aqua...assim boa parte do cloro evapora logo... e não dou cabo do layout, claro... Citar "O que não nos mata, torna-nos mais fortes"
Luís Fortunato Publicado: Julho 26, 2005 Publicado: Julho 26, 2005 Olá a todos. smaug, toma atenção, porque se estás a por agua (da fonte) a 6,5, e ela te passa a 7,5, certemente é porque tens qualquer coisa no aqua que faz levantar o pH dessa maneira, por exemplo, uma pedra calcaria...ou o areão.... Só um reparo. Para o pH subir dessa maneira, não significa que haja, obrigatoriamente, pedras/areão calcário no aquário/filtro. Se a alteração for rápida, até aposto que é o CO2 que se escapa. Ou seja, a água que sai da fonte tem CO2 dissolvido, e ao colocares essa água a circular (no aquário) esse CO2 vai-se escapar, e o pH aumenta. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
TZSilva Publicado: Julho 26, 2005 Publicado: Julho 26, 2005 Boas O facto de o ph subir cerca de um valor tem quase de certeza a ver com o areao, pois sobe para este valor e estabiliza e os peixinhos nem se queixam O meu problema é mesmo a dureza da agua canalizada, pois é muiiiiito dura, qualquer dia até deve sair da torneira as pedrinhas... e sai mesmo!!! eh eh eh Agora um pouco mais a sério, o que me aconselham para amolecer um pouco mais a agua? Citar Um Abraço. TZ
Luís Fortunato Publicado: Julho 26, 2005 Publicado: Julho 26, 2005 Olá outra vez. O facto de o ph subir cerca de um valor tem quase de certeza a ver com o areao, pois sobe para este valor e estabiliza e os peixinhos nem se queixam Laughing Eu estava a responder ao F.Vicente... que por sua vez estava a responder ao Smaug... Mas pelos vistos ele enganou-se no nome... penso eu... Agora falando no teu caso, óbvio que tens algo em contacto com a tua água que faz aumentar a dureza dessa maneira. O mais provável é ser uma rocha/areão calcário qualquer... Agora um pouco mais a sério, o que me aconselham para amolecer um pouco mais a agua? Se estás a usar uma água cujo dGH é 5º, então acho que tens é de ver o que está a endurecer a água. Se não queres que o GH suba tanto, trata de tirar isso de dentro de água Simple as that Editei só para dizer que estou a usar uma agua de fonte, com PH=6.5 (no aqua passa a 7.5) e dgH=5º O meu problema é mesmo a dureza da agua canalizada, pois é muiiiiito dura, qualquer dia até deve sair da torneira as pedrinhas... Laughing Laughing e sai mesmo!!! é (palavra corrigida) é (palavra corrigida) é (palavra corrigida) Afinal que água é que estás a usar? Já não estou a perceber... Se queres água mole, usa da fonte, com o cuidado de não teres nada que suba as durezas dentro do aquário. Se quiseres água dura, usa a da canalização... Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Snan Publicado: Julho 26, 2005 Publicado: Julho 26, 2005 Quinta da Piedade PH: 8,4 Alguem já teve a ideia de colocar uma listagem de PH's das diferentes cidades de Portugal ? Cumprimentos Snan Citar " O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury
Fausto Vicente Publicado: Julho 26, 2005 Publicado: Julho 26, 2005 Boas... antes de mais uma rectificação, no outro post, quando me dirigi a smaug, queria dizer tzsilva, obviamente ...fui levado em erro por o smaug ter sido o autor deste thread..não é importante, eu sei, mas aqui fica o reparo. bem, aqui não tenho a certeza, mas mais uma vez creio que se voltares a carbonatar a agua, a par de baixar o pH, a dureza tambem vai baixar, mas melhores conselhos se ouvirão... (só estou a insistir no co2 porque, tendo o aqua plantado, e a agua de rede um pouco básica e dura, junto o util ao agradavel, e os peixes têm agradecido não levarem com quimicos em cima...) Citar "O que não nos mata, torna-nos mais fortes"
Luís Fortunato Publicado: Julho 27, 2005 Publicado: Julho 27, 2005 Olá outra vez. bem, aqui não tenho a certeza, mas mais uma vez creio que se voltares a carbonatar a agua, a par de baixar o pH, a dureza tambem vai baixar, mas melhores conselhos se ouvirão... Aqui tenho de discodar de ti F.Vicente. Tudo bem que o TZSilva não nos forneceu o valor do KH, mas pelo pH e o GH, julgo eu, ser igualmente alto. O problema prende-se com o facto de, ao teres uma água já com muito carbonatada (bicarbonatos e carbonatos), é muito difícil o CO2 transformar-se em ácido carbónico e dissociar-se, dando o ião bicarbonato e, consequentemente, baixar o pH. CO2 + H2O -> H2CO3 -> H(+) + HCO3(-) Ou seja, se o KH for grande (muitos Bicarbonatos/Carbonatos na água), mais difícil é de se dar esta reacção. Por isso, injectar CO2 numa água com KH alto é o mesmo que fazer bolhinhas. Só estamos a aumentar a concentração de CO2 na água, baixar o pH não... Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Fausto Vicente Publicado: Julho 27, 2005 Publicado: Julho 27, 2005 quem sabe, sabe, e aprender nunca é demais... e 'má' nada!!!' dai eu ter começado com o "aqui, não tenho a certeza...", Citar "O que não nos mata, torna-nos mais fortes"
ZANITO Publicado: Julho 27, 2005 Publicado: Julho 27, 2005 eu meto a água directamente, sem acondicionadores. Os acondicionadores não servem somente para eliminar o cloro, porque o cloro é um gás e como tal evapora-se. Existem outros elementos que a água trás que não deverão ser benéficos para os peixes que os acondicionadores eliminam. A malta quando fala fala sempre do cloro, mas penso que isso é o menos preocupante... Citar
alexandre santos Publicado: Julho 27, 2005 Publicado: Julho 27, 2005 Eu uso água da torneira, sem condicionadores no meu áqua de ciclideos do malawi, sem qq problema Citar
TZSilva Publicado: Julho 28, 2005 Publicado: Julho 28, 2005 Ora cá estou eu de novo e desta vez vou tentar ser mais explicito :D Neste momento estou a usar água de fonte com PH de 6,5 e dGh de 5º (ainda não comprei o teste de Kh) Esta água depois de estar no aqua sobe somente o PH para 7,5, o que acho normal pois tenho uma boa quantidade de areão e a subida de PH não é problematica para os peixes que se dão as mil maravilhas com água nestas condições. Acontece que a água canalizada da minha localidade é muito, mas mesmo muito dura, cerca de 30º dGH e a fonte onde costumo ir buscar a água esta a ficar "seca", logo tenho de encontrar uma solução viavel para arranjar água própria para o aqua e a da torneira não dá (confirmado pelos peixinhos e da pior forma..... mortes confirmadas ) Resumindo: Que posso fazer para colocar a agua da torneira com valores próprios para por no aqua, visto estes não serem os indicados.... estou aberto a sugestões. Penso que desta vez me expliquei melhor. Citar Um Abraço. TZ
Oinq Publicado: Julho 29, 2005 Publicado: Julho 29, 2005 Mete parte da TPA com agua destilada... Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
Luís Fortunato Publicado: Julho 29, 2005 Publicado: Julho 29, 2005 Olá de novo. Que posso fazer para colocar a agua da torneira com valores próprios para por no aqua, visto estes não serem os indicados.... estou aberto a sugestões. Ou fazes o que o Oinq disse, ou tens de arranjar outra água não tão dura. Não sei, mas um aparelho de osmose é capaz de te safar... Em todo o caso, se usares alguma destas águas, aconselho-te a que nunca as uses directamente. Tipo duas partes de água destilada/OR com uma de água da torneira, ou então vais experimentando até conseguires uma água dentro dos parâmetros que desejares... Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Recommended Posts