Transportar peixes entre Porto e Viseu? Urgente :P


Recommended Posts

Hey!

Vou levar as minhas conchiculas (brevis) para um aquário maior e melhor em Viseu. Neste momento elas estão no Porto :twisted:

 

Como devo fazer o transporte?! Tendo em conta do calor que se faz sentir nestes dias?!

 

Pego nas conchiculas apenas e meto em sacos e transporto? Pego nas conchiculas COM as conchas e meto em sacos?! OU uso outro tipo de transporte?

 

E se for apenas em sacos, que tamanho devem ter para uma viagem confortável de 130Km que demora em média nesta altura 1h20min - 1h30min ?!

 

Obrigado e um abraço!

 

 

:twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se tiveres uma geleira poes os peixes dentro dos sacos, sem as conchas não vá esmagar algum peixe, e poes os sacos dentro da geleira, a geleira ajuda a manter mais ou menos a temperatura interior

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu aqui a tempos comprei uns peixes a um membro e ele entregou-mos num garrafão de 5 litros e eu gostei da ideia e do aspecto com que eles vieram!

depois disso já experimentei a levar auratus quase adultos para lisboa tambem nos garrafões 2 em cada e com 3 ou 4 dedos de agua e o resto ar !

e posso dizer que eles se aguentaram 6 horas na boa !

ainda tinham as cores boas e tudo!

e para alem disso com o garrafão não há o problema de se romper nem de ficarem esmagados!

 

quanto a suguestão da geleira secalhar é tambem uma boa ideia !

mas se abrires os vidros do carro a temperatura tambem não deve de subir muito !

 

abraços

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hey!

Obrigado pela ajuda, e aprovieto para deixar mais umas questões:

 

- se levar os peixes num recipiente sólido - como garrafão, ou geleira - não existe o risco de eles se magoarem, por exemplo com as travagens?!

- costumo andar com o AC do carro ligado nos 14ºc-16ºc. Acham melhor ir com as janelas abertas?!

 

Thanks :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

conduz com cuidado eu não tive problemas!

não te esquecas que se ao travares os peixes estiverem no meio do volume da agua eles vão se manter lá (não saiem disparados contra o plastico "agua não é ar") penso que so havera problemas se andares a travar a fundo :D

mas e tiveres medo podes sempre recorer aos sacos eu apenas dei uma sugestão pois as vezes arranjar sacoe é complicado!

 

pois nos 16 acho um pouco baixo provavelmente faz diferença durante 1h30 min

 

podes sempre por o ac nos 24 ou 25 e assim a temp demora mais tempo a descer!

ou então a o~pção da geleira !

 

mas espera por mais opiniões.

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

com os vidros abertos não deve de andar longe disso!

se saires de 30 na rua para 25 no carro parece-te fresco!

 

mas pronto pois só 21 :D

já deve de ser subeciente para a agua não descer muito se bem que os peixes aguentam temperaturas mais baixas(se não for muito nem muito tempo apenas baixam o metabolismo) se não for uma mudança muito radical e este é o caso pois demora algum tempo até a agua aumentar ou descer a temperatura!(claro que todos os meus são malawis mas penso que não deve de haver grandes diferenças)

 

eu fui para lisboa e não tenho ac por isso a temp deve de ter andado por ai 25ºC ou mais:(

 

Lembrei-me agora ! podes usar a geleira dos pobres!

algumas folhas de jornal a volta dos garrafões isola bem a temperatura !

 

mas penso que não teras problemas com a temperatura com uma viagem de 1h30 min popis estamos no verão mas 16 graus é mais temps de inverno!!

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Se a viagem é de apenas 1h:30m (+/-), não tem problema nenhum levares os peixes num saco e dentro das conchas. Aliás, creio que eles ficam menos stressados dentro das conchas que fora delas.

 

Se são conchiculas, vai ser dificil retirar os peixes das conchas...portanto leva-os dentro das conchas.

Já fiz a viagem Lisboa-Porto, de comboio, com um saco de plástico contendo um casal de brevis dentro das suas conchas. Também já me trouxeram de Peniche para Lisboa, talvez com uma demora de 3 horas, um casal de multifasciatus e respectivos alevins e mais 4 brevis, todos dentro das conchas.

Nunca tive nenhuma morte por transportar peixes dentro das conchas (incluindo de alevins), lembra.te é de ter cuidado para que as mesmas não furem o saco.

Quanto á temperatura, muito dificilmente vai descer, por tempo muito longo, para valores abaixo dos 23ºC.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok.. então vou transportar com as conchas!

 

Agora uma pequena questão extra:

 

- estou com uma praga de caramujos no aqua dos brevis, e agora que os vou mudar de casa não queria transportar a praga com eles - dentro das conchas.

 

Quando colocar as conchas com os brevis dentro do outro aqua, deixo que os peixes saiam de dentro delas, e fervo-as em água a ferver?! Ou isso não resolve?

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hehe

 

Já não fui a tempo... mas costumo transportar peixes desde cascais (250km +-) e desde o Porto (130km +-) até minha casa e nunca tive baixas.

 

Normalmente vão em sacos dos grandes e acondicionados numa geleira ou numa caixa de cartão escura.

Se forem bem acondicionados os peixes ficam na maior e não há baixas :evilbat:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.