RuiLopes Publicado Julho 13, 2005 Publicado Julho 13, 2005 Por curiosidade comprei um aquário 50X25x30, na loja aconcelharam-me a começar por não utilizar o aquecimento, depois logo se via. Pediram-me para montar o aquário com algumas indicações, e disserem-me para passados 2 dias voltar lá para comprar os peixes. Será que tudo isto é verdade ou fui completamente enganado??? obrigado Citar
Bernardo Gordo Publicado: Julho 13, 2005 Publicado: Julho 13, 2005 Olha....esta pequena coisa chegou para ver que o atendimento e o conhecimento aquariofilo da loja n é dos melhores ...,muito pelo contrario...porque os aquarios devem tar pelo menos uma semana sem peixes ou invertebrados...trabalhando só no "seco" para criar as colonias de bacterias beneficas ao equilibrio do mesmo...! Não vás lá comprar os peixes passado dois dias....opta por esperar mais um tempo... E compra numa outra loja de mais confiança... Essa deve ser uma petshop ou assim onde vendem de tudo desde passaros a coelhos a peixes....etc...né? Abraços..! PS:Procura uma outra loja da especialidade aí na tua zona Citar Ex - bErNaX Aquascaping - "Mato d'Alter" http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico
RuiLopes Publicado: Julho 13, 2005 Autor Publicado: Julho 13, 2005 E para principiante faço bem começar sem aquecimento??? Obrigado Citar
Luís Fortunato Publicado: Julho 13, 2005 Publicado: Julho 13, 2005 Olá. Antes de mais nada, bem vindo ao Fórum, e parabéns por teres escolhido este hobbie :D Por curiosidade comprei um aquário 50X25x30, na loja aconcelharam-me a começar por não utilizar o aquecimento, depois logo se via.Pediram-me para montar o aquário com algumas indicações, e disserem-me para passados 2 dias voltar lá para comprar os peixes. Será que tudo isto é verdade ou fui completamente enganado??? Bem... por um lado foram sinceros, por outro não sei. Sinceros, porque nesta altura do campeonato (depende da região do país), os termostatos já não estão a fazer nada. Está muito calor, e a temperatura das divisões costuma ser suficiente para manter a água a uma temperatura óptima para os peixes. Daí, deduzo que o "logo se vê" seja para controlares a temperatura sem usares um termostato. Se for suficiente não o precisas de comprar para já. O não sei... prende-se ao facto, de não saber quantos peixes, e quais é que eles te querem vender. No início de vida de um aquário, tem que se manter este sem peixes, até que haja bactérias benéficas suficientes no areão/água e principalmente, nos filtros. Mas para este processo ocorrer sem grandes demoras, é necessário teres alguns seres que produzam NH4+ (amónia), para que as bactérias nitrossoma (acho eu) se possam multiplicar e transformar a amónia em NO2- (nitrito). Havendo nitritos na água, vão começar a multiplicar-se as outras bactérias nitrobacter (se não forem estas, os nomes estão trocados) que vão passar o nitrito a nitrato (NO3-). E como o nitrato é muitíssimo menos tóxico que a amónia e o nitrito, deduz-se facilmente, que estas bactérias são essenciais para a saúde de um aquário. Por isso, digo: não sei!! Se te quiserem vender só um peixinho resistente para começar a ciclar o aquário, tubo bem. Mas venderem-te mais do que isso, então, na minha opinião, estão a aldrabar-te Podes ficar aqui com um site, muito bom para questões de iniciantes. Se tiveres alguma dúvida, não hesites em perguntar. A gente está cá é para nos ajudarmos. http://faq.thekrib.com/pt/ Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
FILIPEALMEIDA Publicado: Julho 14, 2005 Publicado: Julho 14, 2005 concordo. Pena é que ainda se aconselhe desta forma... muitos principiantes de certeza que já sabem muito mais de aquariofilia do que a pessoa que te aconselhou... o que foi dito é verdade... As tuas preocupações iniciais devem ser as seguintes: - monta o aquário (substracto, plantas, aquecimento, etc), enche de água, coloca os filtros a trabalhar e deixa, pelo menos 2 semanas, tudo a funcionar sem peixes. No filtro vão instalar-se bactérias benéficas à saude do teu aquário, bactérias essas que convertem amónia (nociva aos peixes) em nitritos e destes em nitratos... alimenta todos os dias com um pouco de flocos os teus peixes "imaginários", pois, assim estás a "dar de comer" às bactérias... - ao fim de 2 semanas, compra 2 ou 3 peixes resistentes e deixa estar mais uns tempos... a pouco e pouco, vai adquirindo mais peixes, tendo a preocupação de NUNCA sobrepovoar o aquário ou adquirir muitos peixes ao mesmo tempo... E o principal... Lê o mais que puderes sobre o assunto... Este é um hobby de saber e paciência... quanto mais leres, mais evitas cometer erros. Aqui no forum, com umas pesquisas e umas horas de leitura encontras MUITA informação preciosa. boa sorte, Filipe Almeida Citar Abraço, Filipe Almeida APC #484
Shallow_man Publicado: Julho 14, 2005 Publicado: Julho 14, 2005 Viva... Penso que o Filipealmeida complementou o que o ivanpantz disse. Convem deixar a agua a ciclar sem peixes nenhuns, durante algum tempo, mas ir colocando algum material para a iniciação da decomposizão de forma a criar mais depressa as bacterias (dai a ideia dos flocos). Passado cerca de uma semana é que se pode adicionar os primeiros habitantes que se mexam (podes por plantas logo no primeiro dia) e sempre com o cuidado de não colocar muitos peixes de cada vez, e sempre sem sobrepovoar o aquario. Quanto ao termoestato, depende da zona do pais onde vives. Quando comprei o meu primeiro aquario, disseram-me o mesmo o que por acaso até deu geito, naquele momento gastei o dinheiro que iria para o termoestato em outras coisas para o aquario e verifiquei que as temperaturas se mantinham ideais só com a temperatura ambiente do quarto onde ele se encontrava, agora o aquariologista podia era ter perguntado onde o irias colocar e se faz lá muito ou pouco calor. Cumps, e boa sorte com isso.... PS: Sempre que tiveres duvidas usa este forum, que com isso estás a aprender tu como lidares com os problemas/duvidas e também a ensinar os outros users a lidarem com as mesmas situações. PS2: Também aconcelho a leitura do site que o ivanpantz te deu Citar Procuro pessoal do Sotavento algarvio para troca de material de aquariofilia
Recommended Posts