Recommended Posts

Publicado

Bom dia. Queria saber se posso colocar um cascudo pepita de ouro no meu aquário de 100*40*50 (200L). Já lá tenho um óscar de +-10cm e um acará severo de +- 8cm e dois plecos comuns com +- 7/8 cm. Eu sei o tamanho com que eles vão ficar, mas é que eu "apaixonei-me" por um cascudo pepita de ouro (não sei qual é o L) e queria por no meu aquário, será que dá? este seria o último peixe para completar a população.

A temp do meu aqua tá a 28ºC, o pH a 7.5, mudo 10L de água duas vezes por semana, tenho um filtro externo Eheim 2213 (tou a pensar adicionar mais um filtro interno potente), 90W de luz e algumas plantas robustas como anubia nana, anubias congensis, equinodorus bleheri, nomaphila stricta e três valisnerias comuns.

Cumps

Duarte

Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...

Publicado:

Olá.

Bom dia. Queria saber se posso colocar um cascudo pepita de ouro no meu aquário de 100*40*50 (200L). Já lá tenho um óscar de +-10cm e um acará severo de +- 8cm e dois plecos comuns com +- 7/8 cm. Eu sei o tamanho com que eles vão ficar, mas é que eu "apaixonei-me" por um cascudo pepita de ouro (não sei qual é o L) e queria por no meu aquário, será que dá? este seria o último peixe para completar a população.

Pois... há aqui vários factores a ponderar.

Tens esconderijos no aquário? Suficientes para uns 4-5 peixes? Falas em Plecos comuns, será o Hypostomus Plecostomus? Eu não conheço esse peixe "pessoalmente", pois nunca tive nenhum, não sei se são calminhos ou não. É que se forem Gibbiceps, quase de certeza que podes meter o Baryancistrus sp. L18 (Golden Nugget), pois costumam ser calminhos.

A temp do meu aqua tá a 28ºC, o pH a 7.5, mudo 10L de água duas vezes por semana, tenho um filtro externo Eheim 2213 (tou a pensar adicionar mais um filtro interno potente), 90W de luz e algumas plantas robustas como anubia nana, anubias congensis, equinodorus bleheri, nomaphila stricta e três valisnerias comuns.

As plantas, para a maior parte dos L's são indiferentes. Só se eles não forem bem alimentados é que se podem virar para elas :)

Quanto às outras condições. Esse pH parece-me um bocado excessivo para animais provinientes de águas ácidas. Não estou a dizer que não aguentam, mas como deves saber, não é o melhor para eles.

A escolha do filtro é também importante. Eu na minha opinião, se fosse possível, nem colocava um filtro interno. Preferia colocar mais outro filtro externo, igual ou mais potente (visto teres peixes de grande porte) e uma power-head para ajudar a circulação da água.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Os plecos são esses (Hypostomus plecostomus) e são calminhos. Já os tinha mantido anteriormente e gostei e agora este não fazem mal um ao outro, convivem bem. Esconderijos tenho dois (uma gruta com duas entradas e uma casca de árvore invertida) mas agora vou de férias e tou a pensar apanhar rochas grandes num ribeiro na fazenda dos meus avós, visto que são polidas naturalmente para fazer mais esconderijos. Quanto ao pH é só uma fase, visto que o da torneira aqui é de 8.5!!!. Quando mudo a água eu ponho sempre na água nova uma solução para baixar o pH e acredita que tá a baixar! Vou baixá-lo para 7. Quanto ao filtro, não tenho grande escolha, visto os meus pais serem forretas :) , de qualquer maneira, eu acabo sempre por mudar mais água do que a que prentedo, pois tenho autênticos javardões no aquário :D . em relação à corrente, o meu provoca uma corrente forte e como o tubo de sáida tem vário furos, a ágau entra à medida toda da largura do aquário, provocando uma corrente forte (eu tenho sempre que fechar um pouco as torneiras para a comida não ir logo toda para o fundo). Em relação à alimentação, eloes comem tudo o que os outros comem, eu asseguro sempre que caia uma boa parte e ponho à noite no aquário de vez em quando umas rodelas de pepino que no outro dia não passam de recordações com mordidelas :? .

Está a faltar alguma coisa?

Obrigado pelos conselhos

Cumps

Duarte

Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...