Gordura á superfície

Foca

Recommended Posts

Olá pessoal

Gostava de saber o que significa a superfície da água com aspecto gorduroso.

Quando removo a pelicula gordurosa no dia a seguir lá está ela outra vez.

Abraços

FOCA

Salgados é que esta a dar

Partilhar nas redes sociais

Olá Foca!

Especifica um pouco o teu aquário, o que tens lá dentro, quantos peixes, alimentação, hábitos de mudança de água, etc. ok? Pode ser que ajude alguém a fazer uma triagem de factores que permitam a identificação do problema (nunca tive esse problema do aspecto gorduroso... mas pode ser que o evite se alguém te ajudar a ti).

Abraço.

olá!

para aquários sem plantas e areação pode constituir uma problema pois não deixará que as trocas gasosas entre a atmosfera e o aquário se realizem, mas se o aquário for plantado no problem :wink:.

para mim aquela camada gordurosa são proteínas e gordura que provem das fezes dos peixes e do resto da decomposição da comida que sobra, se estivessemos em água salgada o problema resilvia-se bem com um skimmer, mas como não estamos.... não há nada a fazer.

abraços!

Categoria: Humano.

ola!

tb me acontece, especialmente no aquario maior. realmente o fluxo de agua q sai do filtro não é suficiente para haver correnteza a superficie, e depois começa a degenerar nessa pelicula peganhenta.

Como solução temporaria:

- vistoria ao filtro e suas mangueiras (se for externo), para garantir q o fluxo de agua que vem de la esta no nivel normal.

soluções à séria:

- colocar um tubo perfurado à saida do filtro (externo..) para a agua sair com mais pressão e espalhada ao longo do aquario

- usar motor para fazer circulação de agua (é o q eu uso). costumo ter o bico da saida de agua a apontar de baixo para a superficie, para fazer ondas.

- misto dos dois. tou a considerar colocar um tubo perfurado à saida do motor, imitando estas ideias aqui,

http://www.cichlid-forum.com/articles/wate...er_movement.php

mas à superficie da agua em vez de refazer o fundo.

- tb podes considerar usar uma pedra difusora grande para soprar ar la para dentro. as bolhinhas sobrem e rompem a superficie (até é /- bonito - mas se forem bolhas grandes fica com ar de aquario de marisqueira :wink:). nos hipermercados costuma haver umas com a forma de barra, com mais de 10cm.

boa sorte

Nuno Lima

OI

O meu AQ. tem cerca de um mês de montado está bem plantado cerca de 30 Plantas práticamente todas de crescimento rápido, uns 20 peixes todos pequenos, todos os parâmetros da água estão normais:

PH 7,2

Nitratos 0

Nitritos 0,6

Amónia 0

Fosfatos 0

GH 3º

KH 6º

O filtro é um Eheim 2026 1000Lh saída do filtro um tubo furado com bastante orificios

Injeção de CO2 da nutrafim 3 a 4 bolhas por minuto o que setou a achar pouco visto o PH não baixar

E pronto as coisas estão nestes termos o que torna tudo um bocado estranho, acho que é do AQ,. ainda ser novo pois também tenho problemas com algas.

Abraços e Obrigado

FOCA

também me aparece essa pelicula....

eu depois tiro uma fotografia com a gordura que aparece no meu aquário...

quando as plantas estão a fazer pearling nem parece nada mau...ficam aprisionadas nessa pelicula bem giro...

geralmente só aparece esta pelicula ao fim do dia, já que de noite tenho o sistema com boa movimentação de água à superficie (com powerheads adicionais).

ando agora a dar quantidades industriais de coração de boi com camarão e alho (a minha receita, com a ajuda de algumas dicas do jack watley),

isto porque geralmente depois de limpar o filtro, as plantas sofrem um pouco (menos nitrato), esta pelicula com o pearling em baixo diz-me que está tudo bem..e que já começa a haver suficiente nitratos/fosfatos

hehehehe

:)

OK

Pelo que parece não há problema com a pelicula.

Quanto aos parâmetros da minha água parece que também não há problemas pois não?

Então tenho de me começar a preocupar com as algas negras que estão a ploriferar.

Obrigado

FOCA