Recommended Posts

Publicado

Visto que tenho um aquario novo de 120 litros gostaria de saber que criterios sao usados para usar botijas ou injeccoes de CO2 e a partir de que limite é que se deve usar. O aquario ainda nao está montado mas gostaria de ter uma ideia para saber se é necessario investir num ou nao. Sei que tem haver com o nº de plantas presentes no akuario e provavelmente se são plantas mais dificeis ou nao. Mas gostava de saber que limite é esse que diferencia um aquario de nao necessitar de outro que necessite.

obrigado :D

Publicado:

Olá.

O carbono, tal como outros elementos químicos, é muito essencial às plantas. As pessoas não lhe costumam chamar um elemento Macro, pois geralmente, não necessita de ser reposto tal como os NPK e os micro.

O CO2, como deves saber é essencial para que as plantas realizem a fotossíntese e produzam açúcares (Ciclo de Calvin). Sem o CO2, que é a fonte de carbono primária, não haveria papinha para ninguém :wink:

Quanto ao necessitares ou não de CO2 injectado, isso tem a ver com o crescimento das tuas plantas. E claro está, com a necessidade de CO2 delas. Se tiveres poucas plantas, ou que cresçam devagar, basta-te o CO2 que se dissolve na água por resultado das trocas gasosas à superfície.

No entanto, se tiveres muitas plantas, ou que cresçam muito rápido e o CO2 que entra por troca gasosa não dá vazão, aí sim tens de usar um injector de CO2, seja caseiro ou não.

Obviamente que deverá haver mais factores do que estes, mas eu considero-os os mais importantes.

Outra coisa que tens de ter atenção, é que se as plantas consomem muito CO2, significa que também consomem outros elementos, tais como NPK. Por isso, se adicionares CO2 e não houver NPK's e outros, presentes na água, as plantas continuam sem crescer... (tanto como deviam)

E quem fala em elementos químicos, fala também em físicos. A luz é também um dos vértices do triângulo das plantas (Luz, CO2 e Nutrientes), por isso, se não houver luz suficiente, não há fotossíntese e tanto o CO2 como os outros elementos não vão ser consumidos pelas plantas.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Obrigado pela resposta, mas sim isso eu ja sabia, até porque tive a estudar isso à bocado (bastante mais aprofundadamente) para o exame da faculdade :wink:. A minha duvida é como é que sei que a quantidade de plantas que tenho ou as suas exigencias são as necessarias para se justificar a injeccao de CO2?

Por exemplo... Neste momento no aquario de 57 litros possuo Elodea densa, Ludwigia rubens, Anubia nana e a outra maior, (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] Stratiotes e uma outra que nao sei o nome. Todas elas se têm desenvolvido muito bem, sendo que a Elodea tem mesmo uma raíz enorme... Mas nunca levaram injeccao de CO2. Secalhar se tivessem levado estariam ainda maiores. MAs pelo menos a Ludwigia rubens tem de estar sempre a ser podada porque cresce imenso. Essas mesmas plantas irao pro aquario de 120 litros e claro que acrescentarei bastantes mais...

Publicado:

Obrigado pela resposta, mas sim isso eu ja sabia, até porque tive a estudar isso à bocado (bastante mais aprofundadamente) para o exame da faculdade :wink:. A minha duvida é como é que sei que a quantidade de plantas que tenho ou as suas exigencias são as necessarias para se justificar a injeccao de CO2?

Por exemplo... Neste momento no aquario de 57 litros possuo Elodea densa, Ludwigia rubens, Anubia nana e a outra maior, (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] Stratiotes e uma outra que nao sei o nome. Todas elas se têm desenvolvido muito bem, sendo que a Elodea tem mesmo uma raíz enorme... Mas nunca levaram injeccao de CO2. Secalhar se tivessem levado estariam ainda maiores. MAs pelo menos a Ludwigia rubens tem de estar sempre a ser podada porque cresce imenso. Essas mesmas plantas irao pro aquario de 120 litros e claro que acrescentarei bastantes mais...