Recommended Posts

Publicado

boas a todos,

Vou aquirir ainda esta semana um aquário de 60 cm com 75 litros e gostaria de saber como proceder à montagem deste para não cometer os mesmos erros que fiz com um que já tenho mas de 17 L que agora quero passar para maternidade. Sei que ele já traz lampadas e por ser em segunda mão não traz filtro e gostaria de saber qual é o melhor filtro e que tipo de areia devo pôr. A lâmpada sei que é própria para plantas e peixes. Desejo construir um aquário do guppies e não sei devo manter os limpa vidros e limpa fundos, pois já tive azar com o aquário comunitário.

Publicado:

Olá.

Uma coisa que deves ter em conta e que eu aconselho é que se estás a pensar em plantar coloca primeiro um substrato. Assim caso no futuro queiras plantar já tens o substrato colocado, o que evita assim andares a colocar fertilizante em barras ou bolas, o que se tens peixes de fundo , os mesmos podem revoltar tudo. O areão compra com uma granulagem não muito grande e caso decidas pelo substrato coloca uma boa quantidade do mesmo. Quanto a filtro é uma escolha pessoal: ou interno ou externo. Eu aconselho o externo porque devido à dimensão desse aqua sempre podes utilizar o espaço que um filtro externo te faz ganhar. Se não coloca um que te faça uma boa filtragem. Procura e compara preços. É sempre bom.

Fica bem e boa sorte. :lol:

Publicado:

É assim um aqua deve ter o seu espaço distribuido...cada peixe deve ter uma função específica...se deves ter limpa fundos...é essencial, eu aconselhava-te umas 4 corydoras. Depois deverá ter peixes que te comam as algas que vao surgir...ai ja é uma escolha tua...tens muita variedade... para montares o aqua segue ese site www.aquariofilia.online.pt :lol:

xico

Publicado:

Outra coisa depois de pores o substrato, o areao, pedras e plantas deves esperar pelo menos 2 semanas antes de pores os 1ºs habitantes. Além disso deverás ter em atenção a regra do litro por cm de peixe para o aquário não ficar superpovoado.Quando puseres os 1ºs habitantes poe 3-4 e depois passado 1 semana mais 3-4, etc para não haver uma concentração de amonia muito grande e de uma vez

Helder Quinzico

Publicado:

Acho que se estão a esquecer de uma ciosa muito importante. a primeira coisa que deves fazer é medir os parametros da agua da tua zona, em função dos resultados deves escolher os peixes.

Deves planear tudo muito bem para não teres surpresas desagradaveis. Alem de que te vai ajudar a poupar dinheiro, e tempo.

Se queres um plantado existe uma coisa muito importante que tens de comprar que é a iluminação, quanto ao substrato fertil podes ou não por, isso já vai depender de ti, a longo prazo o substrato fertil sai mais barato, mas por outro lado não tens um controlo tão grande sobre os nutrientes na coluna de água, e aconselhote a montar tudo de uma vez, luz, substrato e plantas, muitas plantas para tentares minimizar o problema das algas.

Mas primeiro que tudo ve os parametros da tua àgua, se não tiveres testes leva uma amostra de agua a uma loja que eles em principio fazem-te isso de borla.

Boa sorte com o aquario

Mário

Pic_4704_13.jpg
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!