filtro para 240l


Recommended Posts

viva,

 

 

Não tenho filtros da eheim, mas no meu de 240 litros com M'bunas tenho um fulval 104 de 480 l/h e um fluval 303 de 1.000 l/h. e não acho ser demais pois os M'bunas são muito porcos

 

O 304 talvez seja um pouco exagerado, mas também já é velhinho e de certeza que não debita os 1.000 litros.

 

Na minha opinião a colocação de dois filtros (um a cada canto) é a melhor opção.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Se por acaso te referes a ciclídeos do Tanganyica, a minha opinião é que não são tão exigentes como os primos do Malawi.

 

Se te referes aos belos ciclídeos dos rios africanos, a coisa muda completamente de figura e as necessidades de filtragem mudam radicalmente.

 

Se por ciclídeos africanos te referes a mbunas, então tens de arranjar a melhor filtragem possivel.

 

Eu tenho um aquario de 200L e optei por uma sump com overflow que leva cerca de 40L mais. Este tem um filtro seco-humido antes do sump propriamente dito, e ainda uma roda chamada bio-wheel onde fica uma imensa colónia de bactérias, também em ambiente seco-húmido. Sim, há que ter em conta que uma sump bate qualquer filtro externo em tamanho da colónia de bactérias.

 

Na sump tenho uma bomba de retorno de 2400L/h de capacidade.

 

Ainda tenho um filtro interno de 1000L/h para apanhar o lixo do fundo.

 

Ou seja, estou a filtrar 14 vezes a água do aquário. E assim consigo até manter aquilo limpinho.

 

Para mbunas, da Eheim, eu escolheria um 'Eheim professionell 3 2080' de 1700l/h ou então um 'Eheim professionell wet/dry 2229' de 1050 L/h, mas como este ultimo tb tem um ambiente seco-humido, consegues ter uma colónia de bactérias maior.

 

No entanto pelo preço de qualquer destas coisas, podes comprar um sistema igual ao meu, se quiseres claro.

Marineland Tidepool II com SOS overflow. Depois compras uma boa bomba submersa e pronto, nem te chateias mais.

 

Agora que já te confundi o suficiente... #food

 

 

Um abraço, e boa sorte nas decisões...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lolol...eu queria mesmo montar um aqua de mbunas... uma coisa ainda nao percebi...o que será melhor, dois filtros mais fracos um com filtragem mecanica e outro com filtragem biologica ou mesmo um bastante forte?

xico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

O problema dos filtros do tipo canister é que a colónia de bactérias é de reduzida dimensão.

 

Enfim, reduzida para um tanque de 240 L com mbunas, pois para outros é mais que suficiente.

 

Daí que a minha recomendação seja para a maximização do tamanho da colónia de bactérias. E essa maximização só se consegue num sump. :wink:

 

Além do mais fica bem mais barato fazeres um sump (existem bastantes layouts na internet) do que comprares dois filtros ou um muito bom.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema dos filtros do tipo canister é que a colónia de bactérias é de reduzida dimensão.

 

Enfim, reduzida para um tanque de 240 L com mbunas, pois para outros é mais que suficiente.

 

Daí que a minha recomendação seja para a maximização do tamanho da colónia de bactérias. E essa maximização só se consegue num sump. :wink:

 

Além do mais fica bem mais barato fazeres um sump (existem bastantes layouts na internet) do que comprares dois filtros ou um muito bom.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

vamos a lá ver se nos entendemos,

 

Os m'bunas são dos peixes mais fáceis de criar em aquario, porque admitem grandes variações de parametros de agua

 

a unica coisa é que têem um metabolismo muito rápido e por conseguinte fazem muita porcaria

 

A colonia de bacterias julgo não ser o mais importante, pois os m'bunas admitem niveis de nitritos superiores à maioria dos peixes bem como outras variações na qualidade da água.

 

Penso que a filtragem mecanica, neste caso acaba por ser mais importante que a biologica.

 

Por isso, como os aquarios de m'bunas têem de ter uma dimensão grande derivada da necessidade de área a ocupar por cada especie para formar territórios, acho perferivel ter dois filtros do que um, pois mais importante que o fluxo de água tratada é o ponto de sucção, para aspirar a porcaria que fazem.

 

Para teres m'bunas tens de colocar muitas pedras, com muitas grutas para eles formarem territórios, o que, se só tiveres um filtro, este por mais potente que seja não consegue aspirar a maioria dos dejectos se tiveres muitas pedras a formarem "paredes". Acho ser preferível ter 2 de menor potencia do que um com grande potencia

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Acho ser preferível ter 2 de menor potencia do que um com grande potencia

Nem mais. Sem contar que assim, podes limpar um, e deixar o outro intacto. Sempre perdes menos bactérias quando lavas apenas um dos filtros, do que quando lavas o único filtro do aquário.

Isto, sem falar naquelas coisas do, "ah! se um se estragar sempre temos o outro, para não ir tudo à vida"...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.