Recommended Posts

Publicado

Boas, eu precisava de ajuda de alguém que entenda muito de aquários porque eu tinha na semana passada cerca de 5 machos e 9 fêmeas guppies para além de cerca de 35 alevins, 3 corydoras e 3 limpa-vidros. Hoje tenho apenas 2 machos, 2 fêmeas(sendo que uma delas também já está a morrer provavelmente), 5 alevins e as 3 corydoras e 3 limpa-vidros. Há cerca de 2 semanas atrás tive algumas mortes no aquário e fiz o tratamento com o sera baktapur direct e com o sera costapur também porque ninguém me sabia explicar o que seria a causa das mortes, até acrescentei sal como me disseram. Depois de fazer o tratamento as mortes abrandaram porque estavam a morrere cerca de 2 peixes por dia e depois já só morria 1 de 2 em 2 dias mais ou menos. No sábado fui comprar 4 fêmeas grávidas e de repente no outro dia estava um monte de peixes mortos até que hoje já só me restam os que referi em cima. Já iniciei ontem os tratamentos outra vez mas hoje estavam alguns mortos de manhã na mesma, não consigo perceber o que se passa ali. Estou a pensar desistir de ter aquário porque é muito ingrato ter os peixes todos bonitos e brincalhões e no outro dia encontrar quase tudo morto e não conseguir fazer nada para os salvar. :shock: Se alguém me puder ajudar eu agradecia imenso. O meu aquário tem cerca de 100L, o ph da água anda dentro destes valores de 7.0 - 7.2 e penso que da água não é porque tenho tudo em condições, nitritos e tudo isso.

Publicado:

O medicamento que usas-te matou todas as bactérias que tinhas no aquário e filtro. Agora os peixes morrem porque tens níveis muito altos de amónia no aquário. Faz uma troca substancial de água (70%) e nos próximos dias munda pelo menos 20% diariamente.

Publicado:

Olá

Concordo com o Pires. Se fosse eu parava já com o medicamento e adicionava bactérias. Também não compreendi porque foste comprar fémeas grávidas quando tinhas peixes a morrer. Isso é um erro crasso.

Jacinto

Publicado:

Eu não comprei fêmeas grávidas quando tinha peixes a morrer. As mortes já tinham parado e o tratamento já tinha acabado há 1 semana. Quando acabei o tratamento, filtrei a água com carvão activado e mudei 50% da água mais ou menos e adicionei nitrivec e essas cenas todas para regular tudo como deve ser na água. Durante uma semana mais ou menos todos se aguentaram, até que fui comprar as fêmeas no sábado e apartir daí começaram as mortes novamente.

Publicado:

Esse caso já aconteceu comigo... morreu-me todos os guppies e ficaram todas as outras especies... como os guppies vieram todos da mesma loja e da mesma ninhada, cheguei á conclusão que era uma geração fraca (ou doente) e que não se adaptou ao aquario....

Passados uns dias voltei a comprar guppies na mesma loja, mas de ninhada diferente e até hoje (um ano, quase) eles estão vivos e de saúde...

Pode ser esse o caso, mas parece que já tinhas crias, então já não sei. E as fêmes que compraste eram da mesma loja? Até podia ser o mesmo caso do que o meu :wink:

Claudiobruno

Publicado:
Eu não comprei fêmeas grávidas quando tinha peixes a morrer. As mortes já tinham parado e o tratamento já tinha acabado há 1 semana. Quando acabei o tratamento, filtrei a água com carvão activado e mudei 50% da água mais ou menos e adicionei nitrivec e essas cenas todas para regular tudo como deve ser na água. Durante uma semana mais ou menos todos se aguentaram, até que fui comprar as fêmeas no sábado e apartir daí começaram as mortes novamente.

Olá

Eu não entendi isto no peimeiro post. De qualquer forma é pouco tempo para terminares o medicamento, filtrares com carvão, colocares bactérias e teres as coisas estabilizadas para introduzires novos peixes. E tiveste o resultado.

Jacinto