Recommended Posts

Publicado:

Olá a todos,

Parabéns Apisto pelo projecto, belos esquemas!

Apenas uma opinião quanto à bomba de retorno, se ainda não a tiveres (OR3500) aconselho-te a Eheim 1262 (3400l/h), esta aquece menos o aquário e é uma bomba melhor.

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

• Replies 78
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:

Boas Apisto,

Pelo que percebi as especificações dos switchs estão bastante estranhas ( em termos de siglas ). Pelo que li a "Switching voltage VA" quer significar antes potência ( VA ) de transição. Assim sendo, de fechado para aberto ( C / O ) A potência máxima admitida será de 3W.

Tens o switch ligado directamente aos solenoide? Se sim, tenta saber a potência que os solenoides consomem. Poderás ter de meter um relé a meio do circuito afim de resolver este problema.

Se o problema não for daqui, poderá ser o que o Alexandre.

Cumprimentos,

Miguel

Publicado:

Obrigado a todos.

Quanto à bomba de retorno, já tenho a OR3500 por isso enquanto não queimar vou ter de viver com essa.

Quanto ao sistema de reposição, já percebi a ideia de ter a boia ao contrário e vou ver se assim a coisa dá.

A bomba da Tunze como está baseada num motorzinho DC é bastante tolerante quanto à tensão embora tenha um máximo que é de 12V.

Pedi apoio técnico aos fornecedores das boias mas até agora nada :shock:

Publicado:

Chegamos então ao momento do desenho da sump. :arrow:

Como o assunto é muito importante (pelo menos para mim) :lol: e pode ter utilidade mais universal decidi autonomizá-lo como tema e criar um assunto específico. Que me perdoem os moderadores se essa acção for criticável mas como será a minha mensagem número 500 tenho desculpa. :arrow:

• 4 meses depois...
Publicado:

Passados quase 5 meses e apesar do aquário continuar seco decidi reactivar este assunto porque parece que mais umas semanas e avanço definitivamente. :?

O atraso deveu-se a vários factores como as férias, trabalho e a necessidade de ir resolvendo assuntos relacionados com a integração do sistema no apartamento (em bom português isto quer dizer afinar o projecto para agradar à dona da casa = aspecto impecável e envolvente técnica silenciosa :D )

Tenho o equipamento todo, faltando apenas terminar o interminável trabalho de carpintaria do móvel.

Entretanto finalizeivários projectos que pus em marcha no mini que mantenho (e que espero converter em frag center e quarentena para peixes) alguns dos quais conto usar neste sistema:

1 - ligação à terra (do aquário e reflectores das T5)

2 - reposição controlada com solenoide e reservatório em gravidade

3 - reposição controlada com bomba

4 - interruptor temporizado para as bombas (liga automáticamente as bombas 3 minutos e meio depois de as ter desligado para fazer algum trabalho de manutenção)

5 - wavemaker de dois canais

6 - fonte de alimentação diferenciada de 1 Amp (saídas DC de 9 e 12 volts e AC de 24 volts) - muito útil para ventoinhas CPU e sistemas de reposição.

Brevemente colocarei fotos e desenvolvimentos.

Tenho para já três grandes preocupações:

substrato - será que os 2 cms de aragamax sugarsize se aguentam com uma Tunze a debitar 12000 l/h em pulse?

ruído - será que vou conseguir insonorizar o móvel o suficiente?

aquecimento - será que a insonorização (que me vai obrigar a fazer o móvel muito fechado) não vai em conjunto com as HQIs e balastros tornar o aquário num forno? Conto ter um total de 6 ventoinhas duas delas (as maiores) a forçar circulação dentro do móvel mas mesmo assim...

Publicado:

Olá Nuno,

Fotos é que nada... queres mostrar à malta tudo já feito??? Eu por mim gosto de ver a evolução e o LEGO ainda a meio.

Agora vamos às tuas preocupações: parece-me transparente que essa bomba vai levantar o areão (o seu débito máx. faz apenas 34x o volume do aquário), portanto o meu conselho é não ligares a bomba nas 2 primeiras semanas de montagem de forma a dar tempo à aragamax acamar e ficar um pouco mais coesa, passado este tempo ligas a bomba no seu débito mínimo e tentas dirreccioná-la para um local que não perturbe muito a camada de areão. 2 cm de substrato com essa bomba parece-me pouco, sobe mais outros 2cm, assim é mais difícil a bomba (e os peixes escavadores) porem o fundo à mostra. A questão do ruído é que é contraditória, não queres barulho mas vais fechar o móvel completamente e colocar ventoinhas?! As ventoinhas fazem mais barulho do que teres o móvel completamente aberto a trás como deveria ser. Quando chegar o verão para além das actuais 6 ventoinhas tens de colocar mais uma carrada delas ou então um refrigerador que também não costuma ser silencioso (parece um frigorífico). Os aquário, as sumps e as calhas de iluminação têm de respirar senão a condensação e calor produzidos só vão prejudicar o próprio aquário.

Fotos???????????????

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Publicado:

Obrigado pelos teus comentários Ricardo.

Fotos prometo que vou colocar em breve.

Bomba e areão:

Aceito a sugestão com muito agrado. Como estou a prever colocar lá uma Maxijet para produzir circulação por trás das rochas, fica só essa e o retorno. Depois arranco devagar devagarinho como tu dizes. Quanto à Aragamax, estimo que a que tenho dê para 2cms mas vou estar atento ao espaço oferta do Fórum para ver se duplico o stock. :wink:

Ruído e móvel:

As ventoinhas estão referenciadas com níveis de ruído inferiores a 18db o que me parece bastante bom por isso não estou a prever que venham a ser um problema, mas só vendo (neste caso ouvindo :? ).

O chiller está pensado lá para Maio. Por isso fiz um orifício na parede mais próxima que me permite passar dois tubos de 3/4 de polegada e alojar o refrigerador numa zona onde o ruído é menos relevante. Aliás esse orifício também possibilitará fazer um esquema de reposição directamente do aparelho de Osmose/DI quando assim entender. No limite também poderá servir para ligar o sistema ao meu mini que tem cerca de 120/130 litros úteis e que servirá para propagar e/ou quarentenar peixes (se o ligar ao sistema perderá obviamente estas funções).

Publicado:

A sump

O período de espera :roll: deu para adquirir mais conhecimento sobre este capítulo e permitiu-me concluir que reina alguma confusão na aquariofilia nacional quanto a este aspecto.

Existe uma corrente na qual eu estava a entrar que faz das “sumps” uma espécie de shampoos tipo 3 ou 4 em 1. Não são raros os casos em que um reservatório auxiliar serve para alojar uma DSB, rocha, o equipamento de apoio, macro-algas e frags. :shock:

Cada vez mais penso que, utilizando este esquema, corre-se o risco de se ter as desvantagens de todos sem potenciar nenhuma das vantagens individuais ao máximo.

Posto isto, decidi utilizar a sump fundamentalmente para manter algum equipamento: escumador, termostato, bomba de retorno e boias de controlo de reposição.

No entanto, a recente experiência que tive com a macroalga Chaetomorpha está praticamente a convencer-me a utilizá-la. Não só apresenta um crescimento muito apreciável mas também serve de abrigo a mil e uma criaturas.

Tudo isto sem os males da tradicional Caulerpa:

:wink: risco de reprodução sexuada,

:? enraizamento profundo e problemas no substrato cada vez que há uma poda,

:arrow: fraca longevidade das folhas com consequente degradação e ainda

:arrow: há quem afirme que todas as espécies produzem toxinas, umas mais do que outras, com consequências graves a médio/longo prazo.

O único problema da Chaetomorpha é que é muito gulosa relativamente à luz pelo que, para a minha sump que é relativamente alta, dificilmente me escapo com menos de 50 watts.

Como pretendo utilizar iluminação em contra-ciclo com o tanque principal, a temperatura não será à partida um problema por isso talvez considere uma solução recorrendo a uma HQI de 70w DIY que está presentemente num bidon a curar rocha viva. Se não der vou tentar com duas T5 de 24watts.

Opiniões, críticas e sugestões são mais do que bem vindas.

Aqui fica o desenho da sump. O separador à volta da bomba de retorno serve para impedir que as macroalgas sejam aspiradas.

Pic_4609_33.jpg

Estou a prever que o turnover da sump ronde os 30/35 X por hora. Vamos ver se a Chaetomorpha se aguenta quieta.

Também não estou certo se estimei correctamente o nível da água em funcionamento porque tenho a coluna semi-seca com algum volume e não considerei esse facto. Nada que não se resolva com uns furos no último vidro de separação.

Seguirão fotos brevemente.

Publicado:

Tenho de ver isso em acção :?

de certo vais ter muitas ideias para me dar para o meu novo aquário :wink:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Publicado:
Posto isto, decidi utilizar a sump fundamentalmente para manter algum equipamento: escumador, termostato, bomba de retorno e boias de controlo de reposição.

Nem mais! Mesmo assim e pelos esquemas que apresentas e pelas sumps que tenho visto ainda acho que se fazem complicadas de mais. Para mim uma sump não precisa de ter separações e compartimentos, etc. basta um aquário pequeno ou uma tupperware e mais nada. Se é só para os equipamentos não vejo razão para divisórias.

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Publicado:

Boas,

Posso estar errado, mas as divisórias quanto a mim servem apenas para impedir a formação de bolhas de ar na divisória da bomba de retorno, de modo a não haver passagem para o display principal e não correr o risco de diminuir o tempo de vida da bomba de retorno.

Cumpts,

RMG

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Publicado:

Olá Nuno,

Penso que as tuas preocupações vão de encontro a todas as questões que tive à medida que montava o meu sistema! Por isso e como sabes estás à vontade para levar a tua cara metade lá a casa para o tira teimas - nada melhor do que ver e ouvir ao vivo!

Embora ainda tenha algum ruído porque não tenho hipotese de fazer um durso completo, estou muito satisfeito com o resultado final. Como sabes o meu móvel é fechado e a temperatura foi de facto um problema! Mesmo com 1 ventoínha de 40 cm de diâmetro, 3 de 20 cm e mais 3 daquelas pequenas que se vendem em algumas lojas de aquariofilia (que se diga que viveram 1 mês, pois depressa pararam, para não mais ligarem!), tinha o chiller sempre ligado. caso contrário a temperatura chegaria aos 33/34ºC.

Agora e desde Outubro que não tenho o chiller ligado e com apenas uma ventoínha de 20 cm faço a festa - o que me permite ter apenas 6/7 litros de evaporação diária em vez dos 15/20 que tive no verão. Entretanto já não tenho o chiller, porque de facto fazia muito barulho e em breve tenciono avançar para uma solução diferente que poderei discutir contigo.

Quanto ao substracto, não tenho dúvidas em afirmar que é um absurdo colocares aragamax! Acho que para teres apenas 2 ou mesmo 5 cm que sejam de aragamax, mais vale teres areão mais grosso, pois essa quantidade nunca criará uma DSB e levantará, ficando o vidro à mostra na maior parte do aqua. Por outro lado essa quantidade de aragamx, mesmo que a consigas manter no sítio apenas servirá para acumular detritos e como não funciona como DSB e não a podes aspirar, vira uma "fábrica de nitratos"!

Mais uma vez deixo a ideia - dá um salto lá a casa... aproveita o facto de eu já ter errado e não faças o mesmo! :D :wink:

Abraço,

Diogo

Publicado:

Obrigado pelas vossas respostas.

Quanto às divisórias servem de facto dois objectivos:

1 - criar uma zona de deposição de detritos que conto vir a aspirar :wink:

2 - eliminar ao máximo as bolhas do skimmer, como muito bem disse o Rui

Quanto à temperatura, o tal furo milagroso na parede permite-me fazer 3 coisas relacionadas com a gestão da temperatura:

1 - ter um chiller ruidoso numa divisão à parte e não no móvel (os chillers são permutadores de calor por isso quanto mais fresco for o ambiente onde estão, melhor;

2 - fazer reposição automática de RO/DI automaticamente e "a partir do cano" podendo por isso gerir confortávelmente grandes taxas de evaporação;

3 - posicionar fora do móvel algum equipamento susceptível de gerar calor como os balastros das HQI (desde que o cabo não tenha mais de 2 metros).

Enfim... vou testar (conto ter aquilo a funcionar em água doce uns dias) e logo vejo.

Quanto à aragamax:

1 - gosto muito do efeito estético dela e confesso não ser muito amigo do areão de coral grosso :?

2 - tenho o refúgio do mini com uma solução dessas (1cm) e, apesar de admitir que não desnitrifica, mais do que uma "fábrica de nitratos", aquilo é uma fábrica de vida tal é a bicharada que contém. :P

3 - reconheço que me custa bastante acreditar que vou conseguir mantê-la toda no lugar :roll:

4 - as verdades absolutas sobre a relação entre profundidades e granulometrias do substrato e desnitrificação foram bastante questionadas com aquele estudo publicado na AdvancedAquarist :D

Já agora... Hugo, dar-te ideias? Eu? A ti? Deves estar a brincar. Estou nisto fundamentalmente por culpa das ideias que tu me deste. :D

Publicado:

A circulação

Como já foi apresentado, o aquário terá como fontes de circulação:

1 – Uma Tunze Turbelle Stream 6100 com controlador em pulse podendo variar alternadamente o seu fluxo em ciclos de 3 a cerca de 60 segundos entre 3600 e 12000 l/h.

2 – Uma Maxijet 1200 que se pretende colocar por detrás da rocha viva impedindo a formação de sedimentos nessa zona

3 – O retorno da sump (OR 3500) que se estima debite cerda de 2500 a 3000 l/h face à altura que tem de vencer.

No total, a circulação do tanque principal terá um mínimo de 22, um máximo de 45 e uma média de 33 vezes o volume total por hora.

Quanto este aspecto pretende-se, além da quantidade, sobretudo a sua qualidade. Isso significa:

:D Minimizar as correntes laminares;

:wink: Maximizar a turbulência;

:roll: Evitar zonas mortas onde possa ocorrer deposição de detritos;

:D Evitar zonas de excessiva concentração de correntes.

Apesar de reconhecer a sua utilidade, não pretendo usar SQWD, pelo menos para já. Também posso ligar a Maxijet a um sistema DIY de liga desliga mas para já não me parece que vá por aí. Acho que o modo pulse da Tunze já vem ajudar suficientemente neste capítulo principalmente se o ciclo for bem escolhido e a sua saída estiver bem orientada.

Pretendo acrescentar apenas o seguinte:

No retorno da sump vou colocar um “T” em PVC de modo a que a água seja distribuída para lados opostos mas vou fazer uma saída mesmo junto à superfície (devendo quebrar o efeito sifão em caso de corte de energia) e o outro junto ao fundo por detrás da rocha onde se esperaria uma zona de deposição.

Junto ao canto mais distante da coluna semi-seca vou colocar um tubo de PVC na vertical com o topo mesmo junto à superfície e a outra extremidade junto ao fundo onde se espera que se verifique a zona menos movimentada de todo o aquário. O objectivo (sujeito ainda a um teste) é que a corrente que aí existe exerça algum efeito de sucção fazendo com que os detritos que ficarem em suspensão junto ao fundo sejam aspirados e de imediato puxados para a sump onde se espera sejam “escumados” ou pelo menos depositados.

Comentários, opiniões, críticas, insultos J, etc... precisam-se.

Publicado:
Já agora... Hugo, dar-te ideias? Eu? A ti? Deves estar a brincar. Estou nisto fundamentalmente por culpa das ideias que tu me deste.
Recuso liminarmente tal afirmação e só falo na presença do meu advogado. :?:wink:

Em relação a DIY e logística de aquários és, por ventura, a pessoa que mais tenho em conta, por isso quanto menos erros cometer na montagem do próximo aquário, melhor! :D

Em relação ao areão é como já foi referido. Sinceramente estou contigo na componente estético-duvidosa do areão de coral :D contudo penso que uma manutenção cuidada e movimentação bem orientada, podem impedir a "Fábrica de Nitratos" de produzir alguma coisa. Sobretudo tendo em conta que és tu que vais estar a manter o aquário e que não falhas UMA manutenção por muito que isso custe. :roll:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Publicado:

Olá,

Em relação ao areão é como já foi referido. Sinceramente estou contigo na componente estético-duvidosa do areão de coral  :wink:  contudo penso que uma manutenção cuidada e movimentação bem orientada, podem impedir a "Fábrica de Nitratos" de produzir alguma coisa. Sobretudo tendo em conta que és tu que vais estar a manter o aquário e que não falhas UMA manutenção por muito que isso custe. :D

Deduzo das Vossa palavras que não gostam do substracto do meu aquário!!! Muito bem... acreditem que também eu achava que não ia gostar do resultado, mas a mais valia por ele apresentada é francamente superior ao factor estético e hoje se tivesse que voltar atrás não tinha dúvidas em repetir - acho que a circulação que planeias para o teu aqua deveria ser superior e como tal a aragamax não se coaduna com essa solução.

Hoje não tenho dúvidas que pelo facto de ter um turnover acima das 50x fez com que o meu aquário não passa-se por uma fase de algas e que estas por ventura nem se tivessem conseguido instalar!!!

Abraço,

Diogo

Publicado:

'tá-se??

Fala-se muito correctamente aqui neste tópico!!!!!!!!! Até chateia bolas... O Nuno fala, fala, fala e fotos nicles batatóides! Já estou na dúvida a pensar se de facto esse projecto tem algo de (a)palpável??? Ao menos fotos de gajas boas com um aquário vazio ao lado...

Bem, passando a assuntos sérios: Diogo, o areão grosso já faz parte da história da aquariofilia de recife, isso é bom é para os ciclistas (aka Ciclídeos), aqueles tipos que têm aquários com água da torneira e os peixes bué agressivos. Faz-te um homenzinho e coloca lá no teu espectacular aquário aragamax sugar-size, 'tás com medo das bombas??? E depois? A areia acaba por assentar nalgum lado, podes sempre diminuir temporariamente o caudal das bombas (stream) até a camada de areia ficar mais compacta. Ficavas não só com o aquário mais esteticamente agradável aos olhos dos aquariofilistas de recife modernos assim como acabarias por ter mais luz em todo o aquário porque este areão reflecte muito mais que o que tens actualmente! Aliás este areão acaba também por ser melhor para certos bicharocos e peixes que se sentem mais confortáveis para andar lá no meio, imagina que vais a uma praia e em vez de areia fininha tinhas pedras da calçada (daquelas grandes de granito) gostavas?

Baza,

Ricardo Rodrigues

Publicado:

Agora a sério existe uma aragonite de Samoa rosada que resulta bem esteticamente . A vantagem é não só a resistençia à corrente ,mas também permite ser aspirada. No entanto, também prefiro a areia com granulometrias pequenas mas varidas, por razões estéticas.

Cump.

Rui

Publicado:

Olá,

Grandes saloios!!! O meu aquário vai ficar como está! :onfire::onfire::onfire: Gostava de ver algum de vocês a ter um turnover de mais de 50x com aragamax, seja ela de Samoa ou de outro cantnho qualquer!!! A forte corrente é algo que não vou abdicar...

Abraço,

Diogo

Publicado:
Olá,

Grandes saloios!!! O meu aquário vai ficar como está!  :lol:  :lol:  :lol: Gostava de ver algum de vocês a ter um turnover de mais de 50x com aragamax, seja ela de Samoa ou de outro cantnho qualquer!!! A forte corrente é algo que não vou abdicar...

Abraço,

Diogo

:lol::lol::lol::lol::lol:

50x com aragamax só fazendo um GSB - "Glued Sand Bed" mas a cola tem de ser forte. :lol:

O aquário grande do Ricardo tem uma circulação bem razoável (não sei bem de quanto mas atendendo ao material que lá tem admito que é forte) e a aragamax aguenta-se.

Só três reparozinhos...

1 - Hugo: deves-me estar confundir com alguém :oops:

2 - Ricardo: tá bem! Vou dar prioridade às fotos mas não te queixes que aquilo parece um estaleiro, ainda por cima tu que tens tudo sempre tão clean e arrumadinho :wink: Alternativamente podes sempre passar lá por casa mas não tragas as gajas boas para as fotos porque a minha senhora acabava-me com a aquariofilia em três tempos.

3 - Diogo: eu gosto do teu aquário, tá bem? Gosto mesmo muito. Aliás ainda bem que tem esse areão porque assim só fica 99% perfeito. :P

Publicado:

Agora falando a sério Diogo, usando aquele aragamax fino tens algumas vantagens evidentes sobre o areão grosso:

- Este areão é branco e daí reflecte a luz de baixo para cima tornando o aquário mais luminoso. Isto acontece porque como os grãos são muito pequenos a camada do areão está em constante movimentação impedindo também a fixação de algas;

- Devido à sua granulometria fina dissolve-se mais facilmente contribuindo também para o aumento da concentração de cálcio disponível para os corais;

- Logicamente não acumula tantos sedimentos porque estes mal conseguem penetrar no espaço intersticial dos grãos, ficas com uma camada mais compacta de substrato mas ao mesmo tempo consegues fomentar a existência de uma comunidade endo-bentónica que areja naturalmente o substrato. Curiosamente falei com o Marco Madeira quando ele desmontou o aquário e retirou a DSB e dada a abundância de vida que ali existia não havia zonas negras com aquele cheiro a podre. Se nos primeiros tempos de vida deste substrato tiveres pouca vida e te preocupares com aquilo que referi anteriormente podes sim aspirar o areão com uma mangueira fina onde vais lentamente aspirando a nuvem de sedimentos que se levanta à medida que remexes o areão com 2 dedos.

Abraço,

Ricardo Rodrigues

Publicado:
Curiosamente falei com o Marco Madeira quando ele desmontou o aquário e retirou a DSB e dada a abundância de vida que ali existia não havia zonas negras com aquele cheiro a podre.

Sobre esse tema do cheiro a podre recomendo a leitura atenta do último artigo do Randy HF no reefcentral.

Publicado:

Coluna semi-seca do aquário:

Iniciei um tópico específico com fotos. SIM RICARDO, com fotos e, pelo menos uma delas, com 6 loiras e 6 ruivas :(:evil:

Coloquei-o no sub-fórum DIY poque foi disso que se tratou DIY do mais purinho com improvisação e tudo. :lol:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...ic.php?p=231165

Publicado:

Continuando na onda das fotos, cá vão as do futuro móvel e mais alguns pontos que me pareceram relevantes. A estrutura não foi cara e está excelente. Já foi feito um teste em água doce e praticamente não houve deformação.

Pic_7134_7.jpg

A estrutura é em inox e fixei-lhe 4 ripas de madeira para depois aparafusar paineis laterais que também suportarão as portas. O fundo está fechado com floormate e a base onde ficará a sump também.

Pic_7134_8.jpg

Entretanto quer o aquário quer a sump assentarão em placa de esferovite. Na base do móvel, decidi colocar tela impermeável negra formando um pequeno "lago" estanque que funcionará como "primeira linha" contra salpicos e pequenas inundações. Falta ainda dar-lhe um acabamento mais "profissional" na junção com a estrutura. Faltou dizer que a estrutura tem uma base com 6 apoios em feltro e que, para proteger o chão, vou colocar mais uma camada de tela impermeável no contacto debaixo do móvel.

Pic_7134_10.jpg

O floormate será furado (como aqui se elucida num bloco de teste) para permitir passagem de fios e tubagem de retorno assim como para embutir duas ventoinhas que vão assegurar a circulação/renovação do ar (uma extrai, outra introduz). O móvel está fechado por trás como medida de proteção contra ruídos. Provavelmente será ainda revestido a tela de cortiça para reduzir mais ainda o barulho.

Pic_7134_9.jpg

Esta foto mostra um furo feito na parede de comunicação com uma despensa situada na cozinha. Espera-se que me dê possibilidade de tirar partido do facto de ter água corrente e esgoto "à mão de semear" para fazer um sistema de reposição automática. Por outro lado vai-me permitir alojar o chiller numa divisão mais fria onde o seu ruído não me incomodará. Finalmente também poderei optar por colocar as reactâncias das HQIs fora do móvel numa divisão independente. Fiz o furo à medida uma caixa de derivação embutida para se vender a casa ou mudar o aquário poder fechá-lo com a respectiva tampa sem demasiados impactos visuais.