Snan Publicado Julho 10, 2005 Publicado Julho 10, 2005 Olá, a todos os participantes deste forum. Descobri este forum na net, e de seguida logo me inscrevi. Só posso agradecer a vós o meu interesse por este hobby. Bons conteudos e de facto marcam a diferença... Tudo começou com o meu primeiro aqua de 10 L e a compra de 2 dourados, plantas artificiais , kits de medição, produtos de tratamento de agua, filtro elite e oxiigenador.... ( sempre aconselhado por pessoas mais interessadas em vender do que incentivar um aquarofilista... é assim em Portugal em muitas coisas no seu melhor). 2 Meses depois .... os pequeninos todos mortos.... Parametros de oxigenação bons, corrente da agua moderada, desinfecção com sal, ausência de Nitritos e Nitratos, PH 8,5 , Temperatura de 22 a 24 graus etc..... e havia um inemigo oculto..... o Amoniaco. Que eu desconhecia. Tentei corrigir através das mudas de água, através da injecção de bacterias positivas e nada.... mais 1 douradinho morto. Desisti do aquário, e comprei um de 54 Litros da Eihem, evolui a filtragem para um filtro interno Hydor K20 II Duo ( Mecanico e Quimico) Comprei areão do rio. Investi numa Carpa e quero introduzir 2 Telescópiso pretos e 2 Caudas de Cometa. Por aquilo tudo que já li, concordo a 100% a melhor maneira de controlar amónia , é compreendendo o Ciclo do Azoto. Dai que as plantas são fundamentais para um Ecossistema Equilibrado... Quais são a mais aconselhadas ? Podem dar-me uma ajuda? Saudações amigas Snan Comprei um aquário de 54 L " O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury
Ana Rita Godinho Publicado: Julho 10, 2005 Publicado: Julho 10, 2005 Olá! Pela minha experiência com peixes de água fria (que não é muita mas é alguma :D ) só consigo manter plantas com valisnérias e anúbias, ou seja, convém escolheres plantas de folha dura. No entanto tens que ter em atenção pormenores como a iluminação entre outros (pesquisa no fórum) se quiseres manter plantas mais exigentes. Mas não te aconselhava a ires por ai! Claro que esta é a minha opinião e muitas mais virão mas desde já te dou os parabéns pela escolha dos peixes! Normalmente as pessoas vão sempre para os peixes de água quante! Cumprimentos a todos e boa sorte! (Ex-_aNa_)
Snan Publicado: Julho 10, 2005 Autor Publicado: Julho 10, 2005 Muito obrigado pela dica... Actualmente o aqua está a funcionar... Como deverei proceder ao plantio. Retiro o actual inqulino (Carpa) para uma aqua pequeno.... Removo areão grosso... introduzo mais fino ? (quanto?) que tipo? Coloco a seguir o areão grosso . Certo ? Qaunto? Planto as Valisnérias e Anubias ( quantas ?) Crescem muito ? Espero 12 a 24 horas e depois volto a introduzir a Carpa ? Quais são os procedimentos a seguir? Quando deverei introduzir os próximos habitantes? Podes ter um pouco mais de paciência Ana e reponder ? Saudações amigas... " O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury
jopapeca Publicado: Julho 10, 2005 Publicado: Julho 10, 2005 Ola Podes tambem ter Egeria Densa, que è uma planta tipica de aguas frias (entre 15º a 25º). É uma planta que se reproduz muito e facilmente. Tambem cresce muito, mesmo ficando um ramo a tona da agua acaba por se reproduzir na direcção da luz. Eu tenho uma serie de pés de Egeria Densa num aqua onde tenho Orandas e Cometas. Tanto os Orandas como os Cometas gostam de mordiscar as folhas mas não "estragam" a planta. Espero ter ajudado Um abraço Paulo Campos
Ana Rita Godinho Publicado: Julho 10, 2005 Publicado: Julho 10, 2005 Olá! Claro que respondo às tuas perguntas (pelo menos às que souber responder). :D pelo que percebi puseste o peixe antes de deixares o aqua ciclar? Ou foi só impressão? O areão grosso é muito grosso? Ou é daquele normal? eu tenho desse normal e tenho as plantas que te referi e têm se mantido sem mordidelas. :D Quanto à disposição é ao teu gosto! Lembrei-me de outra planta que é a elódea, muito bonita, fácil de encontrar, aguenta temperaturas mais baixas e não requer muita manutenção. O número de plantas também é ao teu gosto dependendo do layout que quiseres dar ao aqua. Mas não ponhas demasiadas para os peixes poderem nadar, mas principalmente porque os peixes de água fria adoram escavar e ainda vais acabar com as plantas todas a flutuar! E quanto à introdução dos peixes devias esperar pelo menos uma semana, para deixar o aqua ciclar (é muito importante!), antes de pores lá qualquer habitante! Se estiver a dizer algum disparate por favor corrijam-me. Espero ter ajudado e mais alguma dúvida não hesites! (Ex-_aNa_)
Snan Publicado: Julho 10, 2005 Autor Publicado: Julho 10, 2005 Obrigado Ana e JPC e todos que estejam a ler Como a maior parte dos maçaricos nestas andanças....comecei por ter aquário, filtro, areão ...plantas plásticas :D .... até que me fartei. Tinha a ideia errada que os aquários sem plantas eram mais fáceis... não precisavam de tantas mudanças de água.... Claro que estáva completamente errado e a vendedora não foi honesta e nem quis contrariar este meu pensamento.... foi preciso morrer 4 dourados Contra todos os meus amigos que já sugeriram abondonar a aquarofilia, icluindo o meu filho que já tem o sinndroma do peixe morto (mesmo estando ele a viver) e a minha mulher que acha que é impossivel...estou tentar dar a volta à situação. Estes dourados fascinam-me....fico horas a olhar para a Carpa ( rem uns 10 cms) é linda e graciosa.... Por isso sinto que é o momento certo para Plantar. As plantas sugeridas são muito bonitas e robustas...pelo menos é o que tenho lido e visto no forum. O problema é que não estou a ver onde por a Carpa sem setressar enquanto faço plantação!!! Acham que seria problemático introduzi-lo logo a seguir ao plantio ? Há problemas? O areão que tenho é médio. Tenho 10 Kg de areão. È o suficiente ? Saudações amigas Snan " O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury
Ana Rita Godinho Publicado: Julho 10, 2005 Publicado: Julho 10, 2005 Olá! Estamos cá para ajudar! Deixa lá que eu também cometi esses erros... Ainda para mais porque dependo dos pais para os investimentos! Mas desde que descobri este fórum tenho vindo a melhorar bastante! Deixo aqui o meu agradecimento ao fórum e aos membros que o constituem. Voltando ao assunto e respondendo às tuas questões: :D a carpa tem 10 cms e deve crescer mais... Não era melhor teres comprado um aqua maior? Digo isto porque ao contrário do que parece é mais fácil manter um aqua de 600 L do que um de 60L. Ou então daqui a uns tempos estás a fazer como eu... Compras um maior! Que tal pores a carpa num balde com um pano por cima enquanto estás a fazer a mudança? Claro que com água do aqua em que se encontra. E o pano é para ela não stressar mas podes não por. Eu às vezes faço isso quando preciso de mudar algum peixe de sítio. Não é problemático pores a carpa a seguir a plantares o aqua nã deves é mudar a água visto essa já ter estado a ciclar. 10 kg de areão em princípio chegam e sobram. Tenta fazer para que tenha pelo menos 5 cm de areão. Não faças como eu que só pus cerca de 2 cms e volta e meia tenho as plantas todas a vogar aquário fora. :D Espero ter ajudado e mais quelquer dúvida não hesites! Boa sorte com o aqua. (Ex-_aNa_)
Ana Rita Godinho Publicado: Julho 10, 2005 Publicado: Julho 10, 2005 Ah e percebo o que queres dizer com o adorares ver a tua carpa a nadar... Eu tenho um goldfish de cerca de 15 cm(já o tenho há 2 anos!qundo o comprei tinha cerca de 4 cm!) que é rei e senhor do aqua e para mim é o mais bonito! Esqueci-me... Quanto ao balde não convém que tenha tido detergentes ou qualquer coisa do género visto isso ser tóxico para os peixes! Cumprimentos! :D (Ex-_aNa_)
Snan Publicado: Julho 10, 2005 Autor Publicado: Julho 10, 2005 Gostaria de partilhar convosco um dado adicional.. Este Verão as temperaturas tem estado uma Canicula...pelo que o termometro do aquário com a luz acessa teima em fixar-se em 29 Graus (tampas fechadas) ou nos 26 Graus com tampa aberta.. Estou actualmente a usar duas ventoinhas de 8omm de 12 V para PC ( uma de entrada e outra para exaustão... e estou a obter temperaturas de 22 a 24º C. Como é que vocês refrigeram os vossos aquas ? Tenho lido, que o pessoal usa CO2 em botija. Qual é a sua importância? è necessário no meu caso? Saudações amigas. Snan " O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury
Ana Rita Godinho Publicado: Julho 10, 2005 Publicado: Julho 10, 2005 Nisso não te posso ajudar... Até porque o meu aqua está a 28º C e está de tampa aberta... Também gostaria de ajuda nesse sentido! Cumprimentos a todos! (Ex-_aNa_)
Snan Publicado: Julho 11, 2005 Autor Publicado: Julho 11, 2005 Já plantei o meu aqua.... Não há duvida...um aquário com plantas como as Anubias,Egerias e Valisnérias fica fantástico. O mais hilariante, tem haver com o nosso empenho na decoração e em particular a opinião da minha carpa. Concordou com 80% da decoração. Quando cheguei a casa tinha as minhas Valisnérias, semi mastigadas.... enfim tem direito a ter opinião. Usei algumas pedras pretas polidas para assegurarem a base das plantas...desta vez o indigena tem que ir para a musculação. A carpa adorou a mudança de cenário....daqui a 1 mês ponho uma foto do meu aqua. Estou apaixonado pelo meu aqua... Abraços Snan " O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury
Ana Rita Godinho Publicado: Julho 11, 2005 Publicado: Julho 11, 2005 Olá! Comeu a valisnéria?? Isso nem os meus conseguem... Mas tens razão não há nada mais gratificante que ver um aqua plantado e os animais felizes com isso! Quero ver fotos desse aqua brevemente. Boa sorte com o aqua! Cumprimentos a todos! (Ex-_aNa_)
Snan Publicado: Julho 15, 2005 Autor Publicado: Julho 15, 2005 Ora o prometido é devido... Ai estão as fotos do meu companheiro. http://www.megagaleria.com/view_album.asp?...p?Album_ID=5593 Saudações amigas Snan " O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury
Recommended Posts