Recommended Posts

Publicado

Olá, a todos os participantes deste forum.

Descobri este forum na net, e de seguida logo me inscrevi.

Só posso agradecer a vós o meu interesse por este hobby.

Bons conteudos e de facto marcam a diferença...

Tudo começou com o meu primeiro aqua de 10 L e a compra de 2 dourados, plantas artificiais , kits de medição, produtos de tratamento de agua, filtro elite e oxiigenador.... ( sempre aconselhado por pessoas mais interessadas em vender do que incentivar um aquarofilista... é assim em Portugal em muitas coisas no seu melhor).

2 Meses depois .... os pequeninos todos mortos....

Parametros de oxigenação bons, corrente da agua moderada, desinfecção com sal, ausência de Nitritos e Nitratos, PH 8,5 , Temperatura de 22 a 24 graus etc..... e havia um inemigo oculto..... o Amoniaco. Que eu desconhecia.

Tentei corrigir através das mudas de água, através da injecção de bacterias positivas e nada.... mais 1 douradinho morto.

Desisti do aquário, e comprei um de 54 Litros da Eihem, evolui a filtragem para um filtro interno Hydor K20 II Duo ( Mecanico e Quimico)

Comprei areão do rio.

Investi numa Carpa e quero introduzir 2 Telescópiso pretos e 2 Caudas de Cometa.

Por aquilo tudo que já li, concordo a 100% a melhor maneira de controlar amónia , é compreendendo o Ciclo do Azoto.

Dai que as plantas são fundamentais para um Ecossistema Equilibrado...

Quais são a mais aconselhadas ?

Podem dar-me uma ajuda?

Saudações amigas

Snan

Comprei um aquário de 54 L

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Publicado:

Olá!

Pela minha experiência com peixes de água fria (que não é muita mas é alguma :D ) só consigo manter plantas com valisnérias e anúbias, ou seja, convém escolheres plantas de folha dura. No entanto tens que ter em atenção pormenores como a iluminação entre outros (pesquisa no fórum) se quiseres manter plantas mais exigentes. Mas não te aconselhava a ires por ai! :lol:

Claro que esta é a minha opinião e muitas mais virão mas desde já te dou os parabéns pela escolha dos peixes! :wink: Normalmente as pessoas vão sempre para os peixes de água quante! :wink:

Cumprimentos a todos e boa sorte!

(Ex-_aNa_)

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Publicado:

Muito obrigado pela dica...

Actualmente o aqua está a funcionar...

Como deverei proceder ao plantio.

Retiro o actual inqulino (Carpa) para uma aqua pequeno....

Removo areão grosso... introduzo mais fino ? (quanto?) que tipo?

Coloco a seguir o areão grosso . Certo ? Qaunto?

Planto as Valisnérias e Anubias ( quantas ?) Crescem muito ?

Espero 12 a 24 horas e depois volto a introduzir a Carpa ?

Quais são os procedimentos a seguir?

Quando deverei introduzir os próximos habitantes?

Podes ter um pouco mais de paciência Ana e reponder ?

Saudações amigas...

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Publicado:

Ola

Podes tambem ter Egeria Densa, que è uma planta tipica de aguas frias (entre 15º a 25º).

É uma planta que se reproduz muito e facilmente.

Tambem cresce muito, mesmo ficando um ramo a tona da agua acaba por se reproduzir na direcção da luz.

Eu tenho uma serie de pés de Egeria Densa num aqua onde tenho Orandas e Cometas. Tanto os Orandas como os Cometas gostam de mordiscar as folhas mas não "estragam" a planta.

Espero ter ajudado

Um abraço

Paulo Campos

Publicado:

Olá!

Claro que respondo às tuas perguntas (pelo menos às que souber responder). :lol:

:D pelo que percebi puseste o peixe antes de deixares o aqua ciclar? Ou foi só impressão? :?

:wink: O areão grosso é muito grosso? Ou é daquele normal? eu tenho desse normal e tenho as plantas que te referi e têm se mantido sem mordidelas. :D

:wink: Quanto à disposição é ao teu gosto! :lol:

:lol: Lembrei-me de outra planta que é a elódea, muito bonita, fácil de encontrar, aguenta temperaturas mais baixas e não requer muita manutenção.

:lol: O número de plantas também é ao teu gosto dependendo do layout que quiseres dar ao aqua. Mas não ponhas demasiadas para os peixes poderem nadar, mas principalmente porque os peixes de água fria adoram escavar e ainda vais acabar com as plantas todas a flutuar! :lol:

:lol: E quanto à introdução dos peixes devias esperar pelo menos uma semana, para deixar o aqua ciclar (é muito importante!), antes de pores lá qualquer habitante!

Se estiver a dizer algum disparate por favor corrijam-me. :lol:

Espero ter ajudado e mais alguma dúvida não hesites! :wink:

(Ex-_aNa_)

Publicado:

Obrigado Ana e JPC e todos que estejam a ler :lol:

Como a maior parte dos maçaricos nestas andanças....comecei por ter aquário, filtro, areão ...plantas plásticas :D .... até que me fartei. :lol:

Tinha a ideia errada que os aquários sem plantas eram mais fáceis...

não precisavam de tantas mudanças de água.... :lol:

Claro que estáva completamente errado e a vendedora não foi honesta e nem quis contrariar este meu pensamento.... foi preciso morrer 4 dourados :wink:

Contra todos os meus amigos que já sugeriram abondonar a aquarofilia, icluindo o meu filho que já tem o sinndroma do peixe morto (mesmo estando ele a viver) e a minha mulher que acha que é impossivel...estou tentar dar a volta à situação.

Estes dourados fascinam-me....fico horas a olhar para a Carpa ( rem uns 10 cms) é linda e graciosa.... :wink:

Por isso sinto que é o momento certo para Plantar. As plantas sugeridas são muito bonitas e robustas...pelo menos é o que tenho lido e visto no forum.

O problema é que não estou a ver onde por a Carpa sem setressar enquanto faço plantação!!!

Acham que seria problemático introduzi-lo logo a seguir ao plantio ?

Há problemas?

O areão que tenho é médio.

Tenho 10 Kg de areão. È o suficiente ?

Saudações amigas

Snan

Publicado:

Olá!

Estamos cá para ajudar! :lol:

Deixa lá que eu também cometi esses erros... Ainda para mais porque dependo dos pais para os investimentos! :wink:

Mas desde que descobri este fórum tenho vindo a melhorar bastante! Deixo aqui o meu agradecimento ao fórum e aos membros que o constituem. :lol:

Voltando ao assunto e respondendo às tuas questões:

:D a carpa tem 10 cms e deve crescer mais... Não era melhor teres comprado um aqua maior? Digo isto porque ao contrário do que parece é mais fácil manter um aqua de 600 L do que um de 60L. Ou então daqui a uns tempos estás a fazer como eu... Compras um maior! :lol:

:wink: Que tal pores a carpa num balde com um pano por cima enquanto estás a fazer a mudança? Claro que com água do aqua em que se encontra. E o pano é para ela não stressar mas podes não por. :lol: Eu às vezes faço isso quando preciso de mudar algum peixe de sítio.

:wink: Não é problemático pores a carpa a seguir a plantares o aqua nã deves é mudar a água visto essa já ter estado a ciclar.

:lol: 10 kg de areão em princípio chegam e sobram. Tenta fazer para que tenha pelo menos 5 cm de areão. Não faças como eu que só pus cerca de 2 cms e volta e meia tenho as plantas todas a vogar aquário fora. :D :?

Espero ter ajudado e mais quelquer dúvida não hesites! :lol:

Boa sorte com o aqua. :lol:

(Ex-_aNa_)

Publicado:

Ah e percebo o que queres dizer com o adorares ver a tua carpa a nadar... Eu tenho um goldfish de cerca de 15 cm(já o tenho há 2 anos!qundo o comprei tinha cerca de 4 cm!) que é rei e senhor do aqua e para mim é o mais bonito!

Esqueci-me... Quanto ao balde não convém que tenha tido detergentes ou qualquer coisa do género visto isso ser tóxico para os peixes!

Cumprimentos! :D

(Ex-_aNa_)

Publicado:

Gostaria de partilhar convosco um dado adicional..

Este Verão as temperaturas tem estado uma Canicula...pelo que o termometro do aquário com a luz acessa teima em fixar-se em 29 Graus (tampas fechadas) ou nos 26 Graus com tampa aberta..

Estou actualmente a usar duas ventoinhas de 8omm de 12 V para PC ( uma de entrada e outra para exaustão... e estou a obter temperaturas de 22 a 24º C.

Como é que vocês refrigeram os vossos aquas ?

Tenho lido, que o pessoal usa CO2 em botija. Qual é a sua importância? è necessário no meu caso?

Saudações amigas.

Snan

Publicado:

Nisso não te posso ajudar... Até porque o meu aqua está a 28º C e está de tampa aberta... Também gostaria de ajuda nesse sentido!

Cumprimentos a todos!

(Ex-_aNa_)

Publicado:

Já plantei o meu aqua....

Não há duvida...um aquário com plantas como as Anubias,Egerias e Valisnérias fica fantástico.

O mais hilariante, tem haver com o nosso empenho na decoração e em particular a opinião da minha carpa.

Concordou com 80% da decoração. Quando cheguei a casa tinha as minhas Valisnérias, semi mastigadas.... enfim tem direito a ter opinião.

Usei algumas pedras pretas polidas para assegurarem a base das plantas...desta vez o indigena tem que ir para a musculação. :lol:

A carpa adorou a mudança de cenário....daqui a 1 mês ponho uma foto do meu aqua.

Estou apaixonado pelo meu aqua... :oops:

Abraços

Snan

Publicado:

Olá!

Comeu a valisnéria?? :oops: Isso nem os meus conseguem... :lol:

Mas tens razão não há nada mais gratificante que ver um aqua plantado e os animais felizes com isso! :lol:

Quero ver fotos desse aqua brevemente. :lol:

Boa sorte com o aqua! :lol:

Cumprimentos a todos!

(Ex-_aNa_)