Recommended Posts

Publicado

olá,

Há cerca de três semanas apareceram-me estes bicharocos, mais pequeninos, na altura, agarrados às duas maxijet 1200 que tenho nos extremos do aquário.

Alguém sabe o que são? Até agora limitam-se a crescer e acho curioso só me terem aparecido nas bombas.

Pic_5201_4.jpg

Um abraço.

Publicado:

OLa Luis

Isso sao esponjas... Costumam crescer nas zonas com menos iluminação e sao um sinal de que os teus parametros de aguas estao pelo menos razoáveis, o que é bom... Sao totalmente inofensivas...

Eu tenho aos milhares na minha sump e nas partes mais sombrias do aquario...

Espero ter ajudado...

Abraço

Publicado:

obrigado pela dica. fico mais descançado.

por acaso não sabes a designação em latin?

abraço.

Um abraço.

Publicado:

Olás,

Realmente são esponjas, mais precisamente do género Sycon.

São inofensivas, mas poderão indicar zonas com pouca circulação ou mesmo demasiada matéria orgânica em suspensão.

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Publicado:

Viva

A classificação taxonómica de esponjas é uma tarefa complexa, reservada apenas a alguns (muito poucos) investigadores com muuuitos anos...

Assim, é como muita reserva que avanço que essas esponjas talvez pertençam ao género Sycon.

Actualmente existem conceiros inovadores de refugios sombrios povoados por tunicados (ascídias) e esponjas, uma vez que estes organismos são extremamente eficientes na filtração da matéria orgânica.

Cumps

Ricardo

RCalado

Publicado:
Actualmente existem conceiros inovadores de refugios sombrios povoados por tunicados (ascídias) e esponjas, uma vez que estes organismos são extremamente eficientes na filtração da matéria orgânica.

E se forem da espécie certa, em número suficiente e com boas taxas de crescimento até poderão servir para alimentar peixes mais delicados (anjos, borboletas, etc...).

Publicado:

olá,

com base nas vossas indicações estive a ver uns links sobre as sycon.

Em http://www.wetwebmedia.com/spongefaq3.htm, no final da página apresentam uma foto, não muito diferente das esponjas que se vê na foto da primeira questão deste tópico e em que dizem:

"these critters are very common and commonly misidentified or "unknown" incidentals that develops in marine aquaria with live rock. They are Syconoid sponges of the genus Sycon. Filter-feeders... harmless, and even desirable. They can reach plague proportions if the tank is neglected or has other nutrient control issues. Else no worries... "

Já agora, encontrei uma página porreira sobre esponjas:

http://tolweb.org/tree?group=Porifera

abraço.

Um abraço.