embolo Publicado Julho 9, 2005 Publicado Julho 9, 2005 Olá a todos! Sou um principiante, no mundo da aquariofilia. Gostaria de enviar os meus sinceros parabéns pelo excelente fórum. É sem dúvida um local rico em informação, que tenho vindo de forma gradual a perquisar. Tenho um aquário Light-Glo fechado 80x35x45 - 125litros; Filtro externo Fluval 104; Iluminação: 1 luz Sun-Glo 20W + 1 luz Aqua-Glo 20W - 8horas de luz diária; Substracto de areia sílica 2/3 + areão de riso claro/grosso; Flora: Feto de java + Anúbia Barterie + 2 plantas artificiais; 3 rochas vulcânicas + 2 rochas quénia + 1 rocha saturno; Fauna: 2platy (1 macho + 1femea) + 2 guppy (1 macho + 1femea) + 11 Tetra neon + 10 Tetra neon preto + 1 escalar + 1otocinclus. Depois desta pequena introdução, eis algumas das dúvidas que pretendia ver esclarecidas: 1) Gosto muito dos aquarios plantados, tenho alguma vantagem em associar ao meu aqua injecção de Co2 caseira,com a flora que tenho neste momento? De outra forma, mantendo a flora actual que efeitos poderam acontcer se associar o Co2 caseiro ao meu aqua? 2) Que especies de flora são mais propicias ao crescimento com CO2, e que sejam de facil manutenção? 3) Por último aceito todas sugestões que me queriram enviar, de maneira a rentabilizar o meu aqua, tendo em conta as sua caractetristicas apresentadas inicialmente. Grato pelas vossa atenção, espero respostas em breve. Cumprimentos cordiais. Embolo Embolo
gmmartins Publicado: Julho 9, 2005 Publicado: Julho 9, 2005 Boas, Eu não punha CO2 pois não tens luz suficiente para isso. Quero eu dizer com isto que tanto a luz, como o CO2 e os nutrientes têm que estar em equilíbrio. Se aumentas um, tens que aumentar os outros.Caso contrário desequilibras o sistema. Para além disto, tanto os fetos de java como as anúbias são espécies com poucas necessidades tanto de luz e de CO2 pois têm ritmos de crescimento lentos. Quando (se for o teu plano, claro) meteres mais luz e CO2 não te esqueças de por também muita massa vegetal. Caso contrário vais ter umas visitas inesperadas Abraço Gustavo Martins My nano Litopótamus
Luís Fortunato Publicado: Julho 10, 2005 Publicado: Julho 10, 2005 Olá. Concordo plenamente com o gmmartins. Não vale a pena nenhuma quereres introduzir CO2 só com essas plantas. Só se for com o intuíto de baixar o pH... Porque de resto, não vai fazer nada. Só bolhinhas e se for em demasia, intoxicar os peixes... Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
MiguelSCosta Publicado: Julho 10, 2005 Publicado: Julho 10, 2005 arranja mais 40watts de luz e coloca limnophila sessiflora, heteranthera zosterifolia, ceratopteris cornuta e thalictroides, egeria densa, Shinnersia rivularis... Todas as que encontrares neste site que precisem de pouca luz e sejam faceis de manter são boas para iniciares o teu plantado. http://www.tropica.com/default.asp À medida que te fores habituando a isto das plantas, vais trocando por plantas mais exigentes e que gostes mais. Com as plantas terás o problema dos nutrientes, podes pôr fertilizante sólido no substracto, o que implica remontares o aquário, pois terás de pôr o fertilizante por baixo do areao, ou utilizar fertilizante liquido. Tanto um como o outro, não te indico nenhum porque não te sei dizer qual o melhor. Só quando tiveres uma densidade considerável de plantas deves arranjar o CO2, assim como aplicar o fertilizante. Um erro em relação a estes factores pode causar-te "boom" de algas, certamente que vais passar pelo flagelo das algas e vais stressar, e desde já te aviso que se não quizeres fazer trocas de cerca de 20-30L por semana de água, as plantas são uma coisa perigosa para o bem estar do aquariofilista (sem querer assustar ninguem) abraços,mete aí uma foto do aquário para o pessoal ter uma ideia e sem querer ser chato, actualiza o teu perfil. Cumprimentos, Miguel Costa
Just_me Publicado: Julho 10, 2005 Publicado: Julho 10, 2005 Na minha opinião, primeiro tens que decidir o que queres fazer do teu aquario... as sugestões passam logo por : mais luz, mais plantas, co2, cuidado com as algas, usa plantas rapidas,fetilizantes... nada disto é obrigatorio num aquario bonito! o que te aconselho antes de começares a entrar por despesas e trabalho, o que os plantados densos e com plantas exigentes requerem, é a veres vários aquarios, várias plantas e suas utilizações, manutenção e condições desses aquarios e depois sim, decidires o que queres. Isto claro que tambem se passa com os peixes...escolhe-os bem... Não queiras embarcar numa parte da aquariofilia que te faça desistir da aquariofilia por completo. Depois de te decidires se queres um aquario com plantas exigentes mas que requer mais manutenção, condições e muito conhecimento e aprendizagem ou um aquario em que se utilizem plantas menos exigentes podes começar a adaptar o teu aquario a isso. e desde já te aviso que se não quizeres fazer trocas de cerca de 20-30L por semana de água, as plantas são uma coisa perigosa para o bem estar do aquariofilista (sem querer assustar ninguem) trocas de 20-30 l por semana? a ultima que fiz foi á quase 1 mês...excepto isso é so reposição...as plantas servem para estabilizar um aquario e para o tornar menos exigente em relação a trocas de agua... Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Ricardo Pinto Publicado: Julho 10, 2005 Publicado: Julho 10, 2005 Olá, Quanto às tuas dúvidas: 1) Neste momento com essa flora não vale a pena fazeres a injecção de CO2. 2) Todas as espécies crescem mais com a adição de CO2 do que sem. Quanto ao serem de fácil manutenção, penso que te referes ao grau de dificuldade em manter determinada planta. Isso podes ver no site da tropica que já indicaram aqui. 3) Rentabilizar significa mais trabalho e um pequeno investimento. Mas de certeza que irás tirar prazer em melhorar o aquário, portanto até compensa o trabalho que se tem. :D Eu recomendava em investires em mais iluminação e colocares mais plantas. Tendo em conta as caracteristicas apresentadas inicialmente só consigo dar uma sugestão: retira as plantas artificias
embolo Publicado: Julho 11, 2005 Autor Publicado: Julho 11, 2005 Este é o meu aqua, antes de ter habitantes. Já agora gostava que comentassem e deem todoas as sugestões que achem pertinentes. Embolo
embolo Publicado: Julho 11, 2005 Autor Publicado: Julho 11, 2005 sorry... mas alguem me explica como é que se colocam fotos aqui... aguardo esclrecimentos. Embolo
MiguelSCosta Publicado: Julho 11, 2005 Publicado: Julho 11, 2005 http://photobucket.com/login.php?username antes de as meteres aqui tens de as alojar na página acima. depois é só copiares o nome do local onde elas estão na página, colocando o nome da seguinte forma: abraço Cumprimentos, Miguel Costa
embolo Publicado: Julho 12, 2005 Autor Publicado: Julho 12, 2005 Bem...depois de algumas tentativas lá consegui descobrir como se colocam aqui as imagens para partilhar com " quem percebe" realmente deste mundo da aquariofilia. Primeiro vou colocar aqui uma foto do meu aquario, logo após a sua montagem. Neste foto ainda não existem habitantes. É apenas para dar uma ideia de como se encontra o aqua, apesar de já existiram pequenas alterações. Escusado srerá dizer que aceito (aliás, são bem vindas) qualquer tipo de sugestões para melhoria. A segunda foto, pertence a 2 escalares que tenho no meu aqua, e gostava que me ajudassem a descobrir a especie a que pertencem e já agora se são machos ou femeas. A terceira foto, vem no seguimento de uma dica que me deram. Substituir as plantas artificias por naturais. Achei esta planta engraçada e adquiri-a, no entanto não me souberam dizer o nome dela...Será que me podem ajudar? Já agora, será uma planta de fácil manutenção, será necessário algum cuidados especial, etc?? Absorvo toda a informação que me puderem dar. Bem pessoal...fico à espera de respostas... Até lá..cumprimentos cordiais... Embolo Embolo
MiguelSCosta Publicado: Julho 12, 2005 Publicado: Julho 12, 2005 Isso é egeria densa... é facil de manter, mas quanto mais luz tiveres mais rápido é o desenvolvimento. cresce bastante parece-me uma escolha acertada :D podes ver mais aqui: http://www.tropica.com/default.asp abraço Cumprimentos, Miguel Costa
Recommended Posts