Recommended Posts

Publicado

Oi :)

Alguém me sabe dizer que tipo de troncos podem ser postos no aqua?

Ou então, se for mais fácil, que tipos não podem?

Sei que o pinheiro não por ser resinoso e apodrecer.. e mais?

Apanhei usn troncos já bastante secos junto a umas giestas no guincho... Não faço ideia que tipo de "madeira" seja mas parecem-me inofensivos... :lol:

O que acham?

Além do apodrecer que problemas podem trazer aos peixes?

Obrigado!

Trust No One - not even a fish! :wink:

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Publicado:

Já coloquei todo o tipo de troncos dentro do aquário, e cheguei a duas conclusões:

Os troncos que se compram nas lojas são caros , duram, tingem a água de castanho ( uns mais, outros menos) :?

Os troncos que se apanham cá fora, apodrecem :)

Assim coloco pedras! :shock:

Publicado:

Pois, não é uma conclusão muito animadora :)

Já tenho visto muitos users com troncos bem porreiros nos aqua e que dizem que os apanham "por ai".

Só que nunca sei de que árvore são nem onde é o "por ai"... :shock:

O tipo de troncos que queria são aqueles fininhos e compridos, tipo ramos de árvore (mas em ponto pequeno :?)

Os que apanhei são mais ou menos desse género mas não sei se se aguentam... caso apodrecam há alguma perigo para os peixes?

Publicado:

No meu antigo plantado eu pus um tronco de oliveira, ou seja, lenha daquela que se usa no inverno. Tirei os liquenes, a casca, deixei-o todo liso, deixei num alguidar com água durante +- 1 semana e meia para se encher de água e deitar fora toda a porcaria. O tronco nunca apodreceu nem tingiu a água. A madeira de oliveira é muito boa, no meu aqua actual tenho esconderijos muito porreiros com casca de oliveira (da lenha de inverno) e bocado retalhados.

cumps

Duarte

Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...

Publicado:

eu no meu aquário tenho desses troncos que falas que se apanham ao pé do guincho e até agora não tenho tido problemas nenhuns!ainda nem sequer começaram a fungar e já os tenho a umas semanas... #food

depois de tratados servem perfeitamente!

abraço.

Publicado:

Joao Paiva, eu também estava interessado em pôr uns troncos no aquário e costumo ir ao Guincho ( Viva o surf ), mas de que arvores estás a falar? Oliveira? Qual delas é?... Há várias lá =b

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

|==|================ ================|==|

Publicado:

ó nome da árvora neste momento não me recordo mas posso-te dizer que são aqueles troncos secos que se começam a ver ao longo de estrada (cascais-guincho) do lado direito nas dunas!têm uma cor assim acinzentada... :lol: não sei se estás a ver quais são!

onde existe maior quantidade é logo a seguir a praia em direcção á praia grande mas o acesso também é um pouco complicado :)

abraço.

P.S. tive a procura de fotos mas não encontrei nada! :)

Publicado:

o nome da árvore neste momento não me recordo mas posso-te dizer que são aqueles troncos secos que se começam a ver ao longo de estrada (cascais-guincho) mais perto do guincho, do lado direito nas dunas!têm uma cor assim acinzentada... :lol: não sei se estás a ver quais são!

onde existe maior quantidade é logo a seguir a praia em direcção á praia grande mas o acesso também é um pouco complicado :)

abraço.

P.S. tive a procura de fotos mas não encontrei nada! :)

Publicado:

Brigado. Este Domingo vou passar por lá e logo vejo. Recolho uns quantos, e depois mando-te umas imegens, para confirmarees, ou não. ok

?

Publicado:

Quem tiver troncos nos aquas podia dizer de que tipo eram bem como dizer o tratamento, já agora juntar uma foto do aqua para ver como fica :P

Tks e quem tiver que post aqui sff

Acho que não sou o unico que ficara á espera :) :D

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Publicado:

Olá João!

Foram exactamente esses troncos que eu apanhei :D

Nesse caminho dificil e poeirento :arrow:

Ainda bem que não estás a ter problemas, eu vou agora tratar dos meus para os colocar no aqua!

FBIpt, não sei se há algum tratamento especial mas o que vou fazer aos meus é: lava-los bem, escovar e tirar a casca (para depois não sair mais tarde dentro do aqua e também para não tingir a água), po-los alguns dias em água para não flutuarem (se bem que julgo que com estes não há esse problema) e ferve-los um bocado.

Depois disso julgo que estão prontos a ir :arrow:

Mas obviamente mais dicas, sugestões e questões são bem vindas!

Continuo a querer saber que tipos de "madeira" se podem usar no aqua!

Alguém quer partilhar conhecimentos? 8)

Publicado:

Pelo que fui pesquisando por ai, o tratamento é basicamente o que referiste xlifes. Amanha já devo ter uns novos para começar a tratar, são de videira, plo que me dá a entender é o que o pessoal mais utiliza.

Vou ás videiras da minha sogra :arrow: , se ela me apanha lá se vai o plano :arrow:

De modo geral penso que só não se deve por no aqua troncos resinosos, deste modo acho que é ir tentando e se eles não se desentegrarem com o tratamento em principio estao aptos. Tenho dois no meu aqua que o meu pai diz ser de vinha pois isso vou tentar,de referir que ambos foram dados(mas comprados numa loja)

Boa sorte nas experiencias e que tiver experiencias que conte, é sempre bom aprender 8)

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Publicado:

Das videiras a melhor parte são as raizes ( a tua sogra não vai gostar de certeza :shock: )

As raizes alem de terem umas formas mais interessantes têm a madeira mais densa, tenho uma raiz dentro do meu comunitario ha mais de 3 anos sem problemas.

Ouvi dizer que a seguir as vindimas fazem umas podas valentes nas vinhas, nessa altura indo passear para esses lados deve haver muita escolha, pena que não as arranquem... :shock::shock:help

Ando a pensar experimentar nespreira pois tembem me parece ser uma madeira com uma densidade consideravel... Já alguem tentou?

Um Abraço

Publicado:

Hey

No domingo não havia ondas, por isso não fui ao guincho =b

Talvez va la esta 6º, tudo depende do mar...

Publicado:

Oi pessoal

Eu tenho um tronco de diospireiro (diospiros) no meu aqua já há coisa de um mês, mais ou menos, e ainda não tive problemas..não suja a água, e a madeira é muito densa, embora flutue, no entanto quando o meti no aqua puz-lhe uma pedra em cima e vai lá ficar porque serve de esconderijo ao meu peixe faca :arrow:

Até ver tá tudo ok..parametros e tudo o mais...até agora ninguem se queixou, até há mais sitios para os queridinhos se colarem, se esconderem, etc......resta dizer que o tronco é grandote..qdo tiver foto posto.

Xau e Cumps

Isa

Publicado:

boas,

Eu tenho no meu aqua um tronco de videira (como o zefish disse aproveitei a poda das videiras) e troncos de eucalipto.

O tronco de videira levou uma esfrega, teve dentro de água durante +/- um mês e levou umas valentes fervuras (5/6 acho eu).

Os troncos de eucalipto foi só descascar, esfregar um bocadinho, deixar uma semana de molho e levar com uma fervura.

Nunca a água do meu aqua ficou amarela...

Essa do diospireiro nunca me tinha ocorrido. Acho que vou experimentar...

Cumprimentos,

Paulo Martins