material filtrate de nitratos ??!!


Recommended Posts

ois

 

tou com um problema os nitratos na torneira tem vindo a aumentar e agora já vem no "vermelho" e como as plantas já se tão a ressentir preciso de tomar medidas urgentes.

 

existe alguma materia filtrate que possa usar?

 

já alguem usou alguma ? funciona bem?

 

que efeitos tem para os peixes!?

 

eu queria algo que se possivel podesse instalar no circuito da troca continua de agua!

 

qual o nome e em que loja há!?

 

Obrigado

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Em primeiro explica lá isso do vermelho :lol:

Quantos mg por litro (mg/l ou ppm) tens de nitratos na água da torneira?

E no Aqua?

 

Se os nitratos são assim tão elevados, quem se vai sentir primeiro são os peixes e não as plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens razão devia de ter dito!

 

com nitratos no vermelho quero dizer 40 mg/l !!!

 

ou mais que 40 mg/l nem me dei au trabalho de diluir com agua destilada para não me assustar com o valor real!

Pelo menos é o que o meu teste de NO3 me dá !!!

 

eu nos peixes ainda não dei por nada porque eles até se tem reproduzido e tudo so o meu nyererei é que anda com más cores! de reasto o meu ototpharynx até esta a melhorar muito bem a cor dia a dia!

 

já a minha anubia(2 folhas atacadas) e valisnerias andam a ficar desfeitas!

35064_p494677.jpg

35064_p494678.jpg

 

 

a temperatura está a 27 por isso penso não ser isso !

 

mas mesmo assim os nitratos andam altos demais para o meu gosto e eu queria que o meu nyererei reproduzi-se e assim tou a ver que nunca mais!

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

já experimentaste em comunicar o facto ao teu fornecedor de água(câmara, SMAS, etc.) . Julgo que tal não deveria acontecer.

 

Eu já tive um problema identico com nitritos que eles foram ver o que se passava e resolveram passado pouco tempo. pois se os peixes sofrem com isso nós também.

 

de qualquer das formas tenho um producto da sera (toxivec) que diz remover amonio e nitritos e evita niveis elevados de nitratos mas nunca o utilizei, está aqui guardado para uma emergencia

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

já experimentaste em comunicar o facto ao teu fornecedor de água(câmara, SMAS, etc.) . Julgo que tal não deveria acontecer.

Salvo erro, o VMA (valor máximo admissível) em termos de nitratos (é um macro ião) é de 50 ppm (ou mg/L, como preferirem)... :cry: E o VMR (valor máximo recomendável) é de 25 ppm. Por isso, talvez seja boa ideia reportares esse caso aos SMAS (ou à câmara) da tua zona de abastecimento.

Em todo o caso, espera pela opinião do Oinq. Ele concerteza deve saber o que se deve fazer num caso desses.

 

tou com um problema os nitratos na torneira tem vindo a aumentar e agora já vem no "vermelho" e como as plantas já se tão a ressentir preciso de tomar medidas urgentes.

 

existe alguma materia filtrate que possa usar?

Tanto quanto sei, existem resinas específicas para nitratos, mas devem ser caras beer

 

O que te aconselhava, no caso de ser fazível, montares uma espécie de refúgio, tal como nos aquários de água salgada. E lá colocas umas plantas de crescimento rápido (não percebendo nada de CA's, duvido que se safem no aquário). Acho que é a melhor solução...

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom eu tambem estava a achar estranho os nitratos estarem tão altos pois a agua é ananlisada todas as semanas e toda a agua da minha rede é de captações subterraneas por isso era mesmo estranho nitratos tão altos o pessoal dos serviços esta a fazer o seu trabalho!!!

 

por isso pus-me a pensar e depois de um tempo lembrei-me que o deposito para onde vai a agua antes de ir para o aquario so tinha sido cheio uma vez com agua da rede e que por isso a agua da caldeira da lareira que esta a jusante do deposito e a meio do circuito ainda era da ultima vez que enchi o deposito com agua do furo(é mais barato ) que agora secou ate fins de agosto!

 

por isso resolvi fazer as coisas bem e fui media a agua a saida do contador recolhendo a amostra no fim de deixar sair alguma agua e esse teste já deu os nitratos mais baixos 10 ou 20 mg/l (não sei onde pus a escala de valores)

 

por isso penso que o problema deverá ficar resolvido mal essa agua seja usada !

 

obrigado pelas respostas e desculpem lá o incomodo desnecessario!! :D :wink:

 

no entanto mesmo assim ainda tenho de gastar mais agua do que no inverno e isto tudo pos-me a pensar e andei a investigar sobre como fazer um desnitrificador mas ainda não sei se irei em frente pois pelo que li parece-me que eles são um pouco dificeis de calibrar e que demoram umas boas semanas ate estarem ciclados e a funcionar perfeitamente!!

 

eu já tinha lido sobre esses refugios de agua salgada(e coisas equivalentes) e por acaso até tenho umas macro algas jeitosas mas no entanto não tenho nenhuma sump pelo que complica as coisas!

 

mesmo assim obrigado pelas dicas se alguma vez me deparar com o problema já sei que existem essas resinas mas so usarei em caso de emergencia que foi o que pensei que este era!

 

abraços

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou com um problema de nitratos que é causado pelo subtrato que tenho no aquário. O que eu acho que se passa é que a quantidade de substrato que tenho no aquário é excessiva em relação à quantidade de plantas e, como consequência, o nível de nitratos está sempre alto. Tenho feito TPA quase em dias alternados... Mas a água da rede tb tem nitratos (em pequena quantidade) e isso não ajuda...

 

A minha pergunta (absurda ou não) é a seguinte: Se retirar parte do substrato do aquário o problema pode resolver-se mais facilmente, ou estou a contribuir para o aparecimento de outros problemas?

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.