Primeiro aquário, ajuda aos entendidos s.f.f


Recommended Posts

Olá!

 

Vou-me iniciar na aquarófilia, pretendo comprar um aquário com 60 Lts para começar.

Achei praticularmente empatia pelos ciclideos e o sua maneira de estar no aquário.

Perguntas:

 

1 - Que especies posso colocar nele( umas nao muito agrecivas e com cores bonitas)?

2 - Que filtro usar ?

3 - Usar areao ou areia fina?

 

Atentamente

Rui Campos

 

 

Nota: Desculpem lá vir aqui chatear-vos! Mas achei que a vossa experiencia podia-me de algum modo ajudar a cuidar destes belos animais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais bem vindo ao vicio..! [[ ]]

 

1 - Eu num aqua com 60 litro metia ou um casal de apistos ou um de rams...sao muita coloridos...

2 - Filtro era o eheim 2213(Exerno)

3 - EU comprava intermedio e preto....

 

Abraços

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo!

Ora bem...

A mesma historia de sempre... que queres dizer com ciclideos???

Isso é uma familia muito grande!

Africanos? dos grandes lagos? dos rios? Americanos?...

tenta ser mais especifico pois assim é dificil obteres ajuda.

Embora 60L te limite muito a escolha...

um casal para reprodução penso que seja tudo o que podes la meter... e mesmo assim não é qualquer ciclideo.

Define-te ou então espera que os ciclidodependentes :? te convençam das suas preferencias :)

mas entretanto vai pesquisando aqui no forum o que a malta vai fazendo em 60L e ficas ja com umas ideias á partida.

Vai perguntando e tenta ser o mais especifico possivel pois assim a ajuda sera mais objectiva como é obvio.

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas e Bem-vindo ao Forúm :lol:

Em primeiro lugar não chateias nada, a finalidade deste forúm é mesmo a partilha de opiniões e experiencia, e vai ser positivo para ti que te inicias neste Hobbie as opiniões de aquariofilistas mais experientes.

Começando pelo principio:

Vou-me iniciar na aquarófilia, pretendo comprar um aquário com 60 Lts para começar.  

Existe uma crença entre os iniciados neste hobbie que quanto mais pequeno for o aquário para começar mais facil vai ser e menos trabalho irá dar...Nada de mais errado: quanto maior for o aquário mais facil vai ser manter bons parametros da qualidade da água , menos problemas de agressividade vais ter entre espécies e entre individuos da mesma espécie, a manutenção vai ser igualmente mais reduzida e consequentemente o trabalho que vais ter de despender para materes tudo em condições :)

Só tem um contra: os Euros, assim sendo aconselho-te a comprar o maior aquário que tiveres possibilidade.

Quanto aos Ciclideos:

A tamanho desse aquário excluem a grande maioria das espécies.

Nesse volume de agua podes pensar no Género Apistogramma (América do Sul) OU nos Shell Dwellers " conchiculas" do lago Tanganyika, embora na minha opinião pessoal considere que qualquer do dois generos não são os mais indicados para quem se vai iniciar, por várias razões...

Mas nesse volume não estou a lembra-me de mais nenhuns.

Quanto á filtragem o melhor é um filtro exterior tipo "canister" com massas

fitrantes mecanicas e biológicas, mas para 60 litros penso que não vai ser facil arranjar este tipo de filtro sem ser demasiado potente provocando uma corrente excessiva para qualquer espécie, assim para esse volume o mais acertado será um fitro exterior tipo cascata com um débito umas 6 x o volume do aquário = +- 360 Litros /hora.

A Areia ou outro substrato depende das espécies que mantiveres, é importante recriar o mais possivel o habitat natural das espécies que escolheres. Os parametros de água da tua zona(PH, GH e KH) serão tambem importantes na escolha das espécies que pretendes ter a não ser que recoras a meios quimicos para alcaçar a quimica da água que necessitas para determinada espécie.

Consulta este site sobre Ciclideos pois é muito util:

www.cichlid-forum.com/profiles/.

Qualquer :? dúvida é só perguntar

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas amigos.

Do que tenho lido dos vários artigos e das opiniões dos entendidos, sei que um aquário maior é mais facil de manter.Mas os €´s não abundam e o espaço também é limitado.

Perguntas:

 

1- Tendo em conta que nao conheço as especies africanas ou americanas dos ciclideos, quais seriam as escolhas mais acertadas para quem quer entrar com o pé direito neste lindo hobbie?

 

2 - Como deve ser o layout do aquário com essas especies(tenho reparado em muitos layouts rochosos e com poucas plantas neles) ?

 

3 - Que acessórios chave vão ser mesmo indespensáveis há manutenção do aquário?

 

Atentamente

Rui Campos

 

Nota: Desculpem lá amigos.Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1- Tendo em conta que não (palavra corrigida) conheço as especies africanas ou americanas dos ciclideos, quais seriam as escolhas mais acertadas para quem quer entrar com o pé direito neste lindo hobbie?

 

 

Atentamente

Rui Campos

 

Olá

Em resposta a esta pergunta digo que isso vai depender dos parametros da água da tua região. Se for dura e alcalina opta por tanganyicas pois nesse caso será complicado ter água em boas condições para sul americanos.

 

Jacinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Os ciclideos Sul-Americanos são provenientes na sua grande maioria de águas de Ph ácido (abaixo de 7) e com durezas baixas ou muito baixas(pouco ou quase nenhuma mineralização), o habitat do genero Apistogramma é composto por troncos de madeira mumificada, subsstrato(areia ou areão) neutro de modo a não subir o Ph e de cor escura , bem a gosto destas espécies algo timidas mas de cores garridas.

Algumas plantas amazónicas serão tambem optimas para complementar o habitat para estas espécies.Quanto aos habitantes das conchas (Shell Dwellers) do Lago Tanganyika os parametros da águas e habitat em nada são parecidos com os dos Sul- Americanos Apistogrammas:

Aguas com Ph Alcalino (á volta de 9) , dureza elevada. O seu habitat é composto por um sustrato de areia fina preferencialmente calcarea de forma a manter e subir o PH e algumas conchas(caracoletas grandes ou pequenos búzios) vazias que será o seu refúgio e onde as feneas vão desovar e criar os alevins.Podes tambem acrescentar umas valisnérias ou anúbias.

Os aquários rochosos que falas são indicados para habitat dos M´bunas do Lago Malawi OU para os "rock Dwellers" do Lago Tanganyika, Algumas espécies de ciclideos dos Lagos Centro americanos habitam igualmente zonas rochosas.

Quando referes acessórios ,queres dizer equipamentos?Quanto ás espécies deves ser tu a decidir as que mais gostas, tendo em conta o tamanho do aquário e os parametros da tua água.

O site que te indiquei tem lá muitas espécies por onde escolher :lol:

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Pronto já decidi qual o ciclideo que quero ter no aquário, escolhi a especie Lamprologus multifasciatus , um casalinho.

De qualquer forma, acho falta de aproveitamento um aquario de 60 Lts com 2 peixinhos!!!

 

Pergunta:

 

1- Que ciclideos posso por em harmonia com o multi?Ou outras especies de peixes?

2- Posso colocar limpa vidros? Limpa fundos?Que especie recomendam ?

3- O que é que eles comem ao certo além de flocos?

 

Abraço

Rui Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1- Que ciclideos posso por em harmonia com o multi?Ou outras especies de peixes?

2- Posso colocar limpa vidros? Limpa fundos?Que especie recomendam ?

3- O que é que eles comem ao certo além de flocos?

 

1- Nenhum.

2- Quando muito um CAE que aguenta bem pH alto.

3- Aconselho-te a leres umas coisas sobre eles, no entanto comem quase de tudo.

http://www.thetropicaltank.co.uk/Fishindx/...olamp-multi.htm

http://www.aquabase.org/fish/view.php3?id=71

http://www.cichlid-forum.com/articles/n_mu...tifasciatus.php

http://www.cichlidae.com/tanks/t016.php

Também podes ler este artigo:

http://www.cichlidae.org/forum/viewtopic.php?t=50

 

OBS.: não penses que o aquário é mal aproveitado para esses dois peixinhos, como tu dizes, porque se eles estiverem bem não tarda nada que tens muitos mais :D , e tudo o que lá meteres com eles só vais estragar a armonia.

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais