Recommended Posts

Publicado

Boas.

Estou com a ideia de para o fim do ano começar a montagem de um reef e como é e deve ser uma coisa bem estudada deparo-me com o problema da água, então deixo estas questões das quais espero boa colaboração. Onde colher água natural? Locais não faltam, mas qual o melhor?

Obrigado

------Licínio Ferreira------

WWW.CMCA.CJB.NET

Publicado:

Olá,

Apesar de morar em Lisboa, nasci em Aveiro e tenho lá Família. Costumo passar Férias na Costa Nova e sem dúvida que um bom local para a captação de água será junto ao molho dos 3 picos - caso não saibas, fica entre a Barra e Costa Nova onde se costumam fazer os Campeonatos de Surf. Essa zona tem pouca gente e a água é bem movimentada - o molho permite uma fácil captação.

Na Barra apesar de existirem zonas de fácil captação, parece-me que haverá muito gasóleo na água. Se conseguires ir mais longe, então a Vagueira ou o Areão são também hipóteses a considerar.

Um abraço,

Diogo

Publicado:

Obrigado pela tua resposta. Eu moro muito perto da barra, moro antes da ponte. A minha esposa é da costa nova. Conhecemos mais ou menos o local, mas perguntei porque a agua podia nao ser muito boa por aqui e ser melhor para a vagueira ou areão..

------Licínio Ferreira------

WWW.CMCA.CJB.NET

Publicado:

Olá,

Conhecemos mais ou menos o local, mas perguntei porque a agua podia não (palavra corrigida) ser muito boa por aqui e ser melhor para a vagueira ou areão..

Concerteza que para a Vagueira é melhor! Basta que seja mais longe do Porto de Aveiro! De qualquer forma, uma vez que as águas são muito agitadas, não me parece que tenhas problemas junto à Costa.

Abraço,

Diogo

• 1 ano depois...
Publicado:
Boas.

Estou com a ideia de para o fim do ano começar a montagem de um reef e como é e deve ser uma coisa bem estudada deparo-me com o problema da água, então deixo estas questões das quais espero boa colaboração. Onde colher água natural? Locais não faltam, mas qual o melhor?

Obrigado

EU NAO ARRISCAVA A POR AGUA DO MAR ,ALEM DA POLUIÇAO,EU PREFERIA TRATAR A AGUA CANALIZADA,,ASSIM SABERAS A AGUA QUE TERAS... MAS E´ SO´ A MINHA OPINIAO....

Publicado:
vasco osorio

EU NAO ARRISCAVA A POR AGUA DO MAR ,ALEM DA POLUIÇAO,EU PREFERIA TRATAR A AGUA CANALIZADA,,ASSIM SABERAS A AGUA QUE TERAS... MAS E´ SO´ A MINHA OPINIAO....

Em que te baseias para dizer tal coisa?

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Publicado:

Temos imensas pessoas a utilizar agua do mar e o unico problema que já foi reportado foi de um aquario que teve uma praga de algas apanhada no cabo raso.

De resto, nada de problemas.

Abraço

• 1 mês depois...
Publicado:

Boas,

Tenho problemas num dos aquários com algas verdes "cabelo". Já fiz (quase) tudo e penso que o desenvolvimento das ditas tem a ver com excesso de nutrientes na água (agora se juntarmos luz...). O outro aquário que leva da mesma água (colhida em Peniche do lado Norte) não tem esse problema, mas tem uma fonte de luz menos potente.

O problema é que o desenvolvimento de algas é muito rápido (exponencial) e qundo achamos que devemos agir já é tarde demais. Depois é uma dor de cabeça para resolver o problema.

Se o volume do aquário a montar não for muito garnde (acho que era um nano...) o custo de fazer mudnças periódicas é muito baixo. Poderia fazer-se trocas intervalando agua "artificial" com água de mar. A agua de mar tem um efeito incrível nos corais moles ou duros (como é obvio). No entanto quanto mais rica para o sitema, mais controo é preciso ter para que a produtividade não gere uma "explosão". Nunca há preto e branco.

Abraço

Luis

Publicado:

Queres melhor agua que a agua do mar, nada do que artificial se igua-la ao original, mas claro tens de apanhar agua num lugar que tenha boa qualidade de agua,e nao aonde haja poluiçao .

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

• 3 meses depois...
Publicado:

eu por exemplo faço a captação a norte da praia de mira antes das praias mais frequentadas... não tenho problemas com a água... testes aos nitritos e nitratos esta semana.... 0 e 0... ph 8.1.... faltam os fosfatos mas pronto.... parece.me aceitavel