Aspiração do areão pode ser fatal para as plantas ?!


Tomás Mendes

Recommended Posts

Boas...

 

Primeiro que tudo gostava de deixar bem claro que a proposta que aqui vou apresentar apenas é fruto de minhas conclusões e gostava de saber se esta é verdadeira ou não.

 

Aspiração do areão pode ser fatal para as plantas

 

Entre trocas e compras de plantas que dizem tratar-se de "pragas" (para não falar de plantas exigentes), o meu sucesso neste ramo nunca foi dos melhores nem tão pouco razoável.

 

Desde que existe tenho lido sempre a coluna a rúbrica Selecção Verde na Aquário Magazine e a este mês (Junho de 2005) indica um factor que me interessou bastante. "(...) há uma grande necessidade de nutrientes, nomeadamente os principais: azoto, fósforo e potássio. A colocação de peixes e respectiva alimentação acarreta a introdução indirecta dos primeiros dois sob as formas de amónia, nitratos e fosfatos." Suponho que esta introdução de nutrientes seja através dos dejectos lançados pelos animais que se acumulam no areão. Assim, ao aspirar o areão frequentemente (1 a 2 vezes por semana como eu faço) pode retirar nutrientes muito importantes para as plantas e assim estas não sobreviverem. E talvez seja aqui que eu falho e não consigo obter os resultados que mais gostava - as plantas acabam por ficar amarelas e "desfiam-se". Apenas consigo bons resultados com plantas pouco exigentes (anubias, fetos, musgo de java, etc).

 

Não sei se este factor alguma vez foi estudado por alguém mas gostava de saber se o que disse está correcto ou não.

 

Um abraço a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu nao sou especialista, nao sou entendido nem seuqer chego a ser um bom curioso, mas...

 

Toda a minha vida tive a impressao qeu num ecossistema fechado (a Terra) as coisas tem de passar de uns seres para outros.

Um aquario é um sistema fechado mais piquenino.

So temos de criar condiçoes semelhantes as do local de origem dos habitantes do nosso sistema.

 

Toda a gente (ou pelo menos ja vi muita gente a faze-lo) diz mal dos filtros de fundo... pois bem, sem ter de andar a acrescentar gotinhas e comprimidos e mais nao sei o que para as plantas nao morrerem, sempre que vi um aquario com plentas bonitas, la estava o filtro de fundo.

A razao é simples, tal como no outro sistema maior (a terra) o sistema tem de ser autosuficiente. Os dejectos dos peixes depositan-se no fundo, depois de decompostos servem de adubo para as plantas. A unica coisa que acrescentamos é comida aos peixes, proquie naos os queremos ver a comer-se uns aos outros. Mas se o aquario fosse sificientemente grande poderia-se fazer isso.

 

Claro que se tens 2 plantas de 15cm e 40 peixes, é prejudicial para as plantas. Tal como se tiveres 1 neon e o aquario completamente atafulhado de plantas. Ha que haver um equilibrio, e normalemnte consegue-se.

 

isto é o meu tostao de pensamento, mas ate agora ainda nao me dei mal com as plantas...

Disléxicos do mundo, UNV-IOS!!!

2422_2423.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Texto do Tomás:

 

Assim, ao aspirar o areão frequentemente (1 a 2 vezes por semana como eu faço) pode retirar nutrientes muito importantes para as plantas e assim estas não sobreviverem.
Estás certo, mas e se as plantas que tens não forem as suficientes para absorver os dejectos a mais? Ai já se deve fazer a aspiração regular.

 

E talvez seja aqui que eu falho e não consigo obter os resultados que mais gostava - as plantas acabam por ficar amarelas e "desfiam-se". Apenas consigo bons resultados com plantas pouco exigentes (anubias, fetos, musgo de java, etc).

 

Acabas-te de responder á tua pergunta no citação anterior, se aspiras os nutrientes necessários e que pensas estar a mais, só as plantas pouco exigentes na quantidade de Nutrientes se vão salvar.

 

Texto do Cable-Man:

 

Toda a gente (ou pelo menos ja vi muita gente a faze-lo) diz mal dos filtros de fundo... pois bem, sem ter de andar a acrescentar gotinhas e comprimidos e mais não (palavra corrigida) sei o que para as plantas não (palavra corrigida) morrerem, sempre que vi um aquario com plentas bonitas, la estava o filtro de fundo.  

Tens razão em dizeres que ele estava lá, mas não queiras ver os niveis de amónia nitritos e nitratos a subir quando a carga orgânica entra em saturação por debaixo da placa.

 

Claro que se tens 2 plantas de 15cm e 40 peixes, é prejudicial para as plantas. Tal como se tiveres 1 neon e o aquario completamente atafulhado de plantas. Ha que haver um equilibrio, e normalemnte consegue-se.

 

Muito bem dito mas olha que manter o equilibrio...

 

Não sei se lês-te um artigo da National Geographic em que tentaram fazer um pequeno "mundo" numa área totalmente coberta e olha que estavam lá os melhores cientistas, biólogos e outras coisas mais :) , em que colocaram x árvores, x m3 de água para se dar evaporação e condensação e tudo o que era necessário, mas ao fim de x dias tiveram que sair e não quero dar certezas mas acho que foi com escassez de O2.

 

Aguardo FeedBack

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eunnao tenho nem o botao d eapagar, nem a opçao de eliminar quado faço editar. Acho que isso ta reervado aos moderadores.

 

****

 

Sim, tens de ter um equilibrio, dai eu ter dito que muitos peixces e poucas plantas tambem nao funciona. è que os dejectos se nao forem decompostos, nao sao absorvidos pelas plantas. Se forem em muita quantidade nao ha bacterias suficientes para os decompor. E acabam por matar as plantas.

Disléxicos do mundo, UNV-IOS!!!

2422_2423.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tomás, creio que o Miguel já resumiu bem a questão. O artigo da AM é sobre aquários "equilibrados", ou seja em que o ritmo metabólico animal e vegetal estão em harmonia. Diz-me uma coisa, qual é o tamanho do aquário e a fauna e flora que tens?

 

Claro que se tens 2 plantas de 15cm e 40 peixes, é prejudicial para as plantas. Tal como se tiveres 1 neon e o aquario completamente atafulhado de plantas. Ha que haver um equilibrio, e normalemnte consegue-se
Muito bem dito mas olha que manter o equilibrio...

Eu não concordo de todo que isto esteja bem dito, um aquário com um neon e carregado de plantas não é um aquário equilibrado, é um aquário bastante desiquilibrado até pois tem muito mais metabolismo vegetal que animal. Para manter esse aquário terás sem dúvida que introduzir nitratos e fosfatos. No aquário clássico (que é o caso contrário) estás sempre à guerra para remover nitratos e fosfatos, ora não é difícil entender que há um ponto de equilíbrio entre os dois, aliás uma faixa de equilíbrio em que não é necessário nem adubar, nem limpar (quanto mais mudas de água maior essa faixa).

 

sempre que vi um aquario com plentas bonitas, la estava o filtro de fundo.

Não sei mesmo onde viste isso, eu conheço muitos aquários plantados e já fiz outros tantos e se há um facto comum entre eles é exactamente não terem filtro de fundo. Não sei qual é a tua experiência, nem quantos aquários precisaste de ver para assumir essa estatística, mas posso fácilmente indicar-te algumas centenas deles que não o têm e não é por acaso, aliás podes fácilmente entender porquê, pois um filtro de fundo elimína todas as características específicas ao substrato - como a água circula constantemente por todo o aquário (coluna de água e substrato) torna-se tudo a mesma coisa, os níveis de nutrientes ficam igualmente diluídos por todo o volume do aquário, e plantares por exemplo uma Echinodorus num sistema desses é o mesmo que deixá-la a boiar pois o meio é todo o mesmo.

 

Um abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas....

 

primeiro que tudo, obrigado pelas respostas.

 

Agora, o aquário é de cerca de 50 litros e tem guppies que não sei bem quantos são. Tenho uns quantos fetos de java, muito musgo, anúbias, cryptocorines e agora inseri c. demersum. Não refiro é quantas plantas já me morreram entretanto. Vou tentar estabelecer um equilíbrio entre o bem-estar vegetal e animal pois este segundo reina mas o primeiro, nem por isso.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cerca de 0.3 watts por litro.... Eu sei que não é grande espingarda mas penso que não será esse o problema pois nem mesmo plantas como egeria ou h. polysperma vingaram. Agora que penso ter descoberto o meu erro, vou fazer novas tentativas.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é pá... eu ha uns anos tive um aquario.

Por azar todos os peixes que al estavam morreram excepto uma ou dua splantas e dois peixes.

Esse aquario tem um filtro de fundo e uma planta, a unica que sobreviveu a um fim de semana com temperatura perto de 10ºC.

 

A agua que la esta tem 3 anos, nunca mais quis saber daquilo para nada mas nao queria mandar fora porque tinha pena d aplanta. Esta em casa dos meus pais.

Nunca vi uma daquelas tao grande so com um pe. Ta certo que tem 3 anos, mas tamebm é certo que esta completamente abandonada, tanto a planta como o peixito que la anda. a unica coisa que fiz foi acrescentando agua (evaporaçao) porque as vezes ele baixava tanto que a agua ja nao subia o tubo. Claro qeu se deita comida ao peixe (ja so tem um).

Ma so meu é coincidencia, para a planta etr sobrevivido a era glaciar, é porque é das duras.

 

Ms ja vi grandes aquarios com plantas verdinhas e os donos juram a pes juntos que nao metem nada a nao ser agua.

Mas nao sao 2 nem 3 nem 5, sao mesmo muitos.

O problema é que cada vez que acrescentam agua o aquario esta 2 horas com a agua toda preta... é ate os filtros limparem aquilo tudo.

 

Atençao que nao digoi que s euse exclusivamente um filtro de fundo! Normalmente tem sempre um de fundo e um interior dqueles de colar no vidro e que tem uma esponjinha por dentro.

 

Realmente ha aqui no forum fotos lindissimas de aquarios completamente cheios de plantas.

Mas vai la ver a descriçao...

injeçao de CO2

Depoistito de nao sei das quatas liquido

Crescente d emais nao sei o que

...

 

é pá, é um equilibrio na mesma, mas forçado com gotas e comprimidos.

Disléxicos do mundo, UNV-IOS!!!

2422_2423.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É um pouco fora do tópico... mas um aquário é um sistema aberto, não um sistema fechado como aqui li. Com as TPA, a alimentação, a iluminação artificial... é um sistema aberto, porque há troca de matéria e energia com o exterior e, numa análise extrema, também a Terra é um sistema aberto, porque é libertado hélio e hidrogénio para o Espaço e todos os dias entram atmosfera terrestre poeiras cósmicas e meteoritos. Mas, usualmente, a Terra é considerada um sistema fechado.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais