Adriano Publicado Julho 4, 2005 Publicado Julho 4, 2005 Tenho um aquario de 70 litros a três anos e esta decorado com pedras e plantas artificiais, adiquiri recentemente um musgo de java amarrado a um tronco, tem aproximadamente uns 20 cm de comprimento e o musgo ocupa todo o tronco, e um fertilizante liquido. Minha duvida é a seguinte, 1ª de quanto em quanto tempo devo colocar o fertilizante no aqua, e se ao colocar deverei desligar o filtro já que este possui carvão ativado o qual troco uma vez por mês. 2ª só o fertilizante liquido é o suficiente. 3ª como conseguir que o musgo se espalhe por parte do aquario formando um tapete.
Ana Azevedo Publicado: Julho 4, 2005 Publicado: Julho 4, 2005 Olá Adriano Pois vamos por partes: 1º O fertilizante tem concerteza instruções de utilização, eu, normalmente, não faço fertilização semanal, opto pela diária de forma a não ter excesso de nutrientes no início e defeito no fim. Relativamente ao carvão activado, existe algum motivo específico para teres permanentemente carvão activado no filtro? Normalmente este utiliza-se para eliminação de algum tratamento que tenhas, se não for o caso penso não se justificar. O periodo de utilização? SEMPRE, as plantas consomem sempre nutrientes 2º Depende muito da composição do fertilizante, as plantas necessitam de micro e macro nutrientes, se fizeres aqui uma pesquisa no fórum, encontrarás muita e boa informação acerca do tema. 3º Para o musgo formar um tapete, tens de o prender a alguma coisa, pedras, por exemplo. Agora uma observação, se vais começar a passar de plantas plásticas para as naturais ( Boa opção), tens de ter alguns cuidados, nomeadamente com a utilização da fertilização, luz e CO2, aconselho-te a dar aqui no fórum uma vista de olhos. De repente, o conselho que te dou para já, é não começares já a fertilizar enquanto não puseres mais plantas, podes ter uma má surpresa com algas. Fica bem Quase reformada!!
Morde a foca Publicado: Julho 5, 2005 Publicado: Julho 5, 2005 Boas Adriano, Se queres só manter o musgo, não são necessários grandes cuidados. O musgo é extremamente resistente num espectro enorme de condições de água, luz, CO2, etc... Se queres passar para um 100% plantado, acho que deves seguir o conselho da Ana, muita leitura... Eu também comecei com um 100% artificial e a passagem para o plantado não tem sido nada fácil (muito por causa do substrato). Neste momento só consigo manter saudável, musgo de java e riccia. Tudo o que seja plantado no substrato, não resiste (tenho só areão). Mesmo assim, é possivel fazer um aquascaping interessante só com estas duas espécies (um dia destes tiro fotos ao meu para veres - ainda tenho vergonha do aspecto do aqua, comparando com os que vejo aqui). Fica bem. Cumprimentos, Paulo Martins
Recommended Posts