Recommended Posts

Publicado

Boas, sou novo nisto e adquiri um aquário ciano 58L.

De momento tenho lá 3corydoras albinas, 2 platys, e 6 guppies. 

Ainda dará para juntar mais algum peixes? Quais? 

Obrigado

Publicado:

Olá @joaoml, bem vindo a este maravilhoso mundo dos aquários! A informação que nos dás é muito insuficiente, portanto, por agora não ponhas mais nenhum peixe dentro do teu aquário.

Primeiro, deves informar-nos, para além da capacidade (58 litros), qual o equipamento que aí tens e qual a rotina que segues: Tens um filtro, suponho! Qual é? Fizeste o ciclo do azoto, suponho!... Sabes o que são TPA's? Tens mais alguma coisa dentro do aquário, para além dos peixes? Que substrato tens? Que iluminação? Tens plantas vivas? Tens decorações?

Isto parece muita pergunta, mas num aquário, para que não haja deceções mais do que certas, é preciso equilibrar vários fatores, o que é muito fascinante.

Neste momento, parece-me que estás no limite da população. Um aquário desse tamanho é considerado pequeno para permitir ter muitas das espécies que se vendem mais frequentemente, no entanto é um dos tamanhos ideais para começar com o prazer de ter um aquário em casa. Podias ter vindo aqui perguntar o que fazer antes de adquirir esses peixinhos, (há alguns também muito bonitos, que crescem menos, logo podem ser colocados em maior número...), mas não significa que formam um aquário mais interessante. Pelo menos até agora ainda não ultrapassaste o limite, o que já é muito sensato e sobretudo, estás a começar com espécies que são muito indicadas para um principiante porque são razoavelmente resistentes!

Tal como tu, quando comecei, queria ver um aquário cheio de peixes grandes e coloridos... depois, com o tempo, muito tempo... descobri que mais giro ainda do que ter um aquário cheio de peixes, é conseguir proporcionar um equilíbrio entre a quantidade suficiente para ser observada e as condições ncessárias para a observação de um comportamento próximo do natural (o comportamento depende fortemente do ambiente e vice-versa).

Os peixes que aí tens são mais do que suficiente para teres um aquário formidável, cheio de cor e movimento. A colocar mais um, seria mais uma rasbora, pois são peixes de cardume que gostam de companhia da sua espécie (o ideal seriam pelo menos 5)... mas depende muito das respostas às outras perguntas que coloquei acima (sobretudo a filtragem e a rotina). Por enquanto, não ponhas mais nada, até porque tanto os Platys como os Guppy, são exímios a reproduzir!... Se escapar algum, vais gostar, mas vais ter de pensar em escoar o excesso de produção.

• Gosto 1

Um abraço,

Carlos

Publicado:
há 15 minutos, C Mocho disse:

Olá @joaoml, bem vindo a este maravilhoso mundo dos aquários! A informação que nos dás é muito insuficiente, portanto, por agora não ponhas mais nenhum peixe dentro do teu aquário.

Primeiro, deves informar-nos, para além da capacidade (58 litros), qual o equipamento que aí tens e qual a rotina que segues: Tens um filtro, suponho! Qual é? Fizeste o ciclo do azoto, suponho!... Sabes o que são TPA's? Tens mais alguma coisa dentro do aquário, para além dos peixes? Que substrato tens? Que iluminação? Tens plantas vivas? Tens decorações?

Isto parece muita pergunta, mas num aquário, para que não haja deceções mais do que certas, é preciso equilibrar vários fatores, o que é muito fascinante.

Neste momento, parece-me que estás no limite da população. Um aquário desse tamanho é considerado pequeno para permitir ter muitas das espécies que se vendem mais frequentemente, no entanto é um dos tamanhos ideais para começar com o prazer de ter um aquário em casa. Podias ter vindo aqui perguntar o que fazer antes de adquirir esses peixinhos, (há alguns também muito bonitos, que crescem menos, logo podem ser colocados em maior número...), mas não significa que formam um aquário mais interessante. Pelo menos até agora ainda não ultrapassaste o limite, o que já é muito sensato e sobretudo, estás a começar com espécies que são muito indicadas para um principiante porque são razoavelmente resistentes!

Tal como tu, quando comecei, queria ver um aquário cheio de peixes grandes e coloridos... depois, com o tempo, muito tempo... descobri que mais giro ainda do que ter um aquário cheio de peixes, é conseguir proporcionar um equilíbrio entre a quantidade suficiente para ser observada e as condições ncessárias para a observação de um comportamento próximo do natural (o comportamento depende fortemente do ambiente e vice-versa).

Os peixes que aí tens são mais do que suficiente para teres um aquário formidável, cheio de cor e movimento. A colocar mais um, seria mais uma rasbora, pois são peixes de cardume que gostam de companhia da sua espécie (o ideal seriam pelo menos 5)... mas depende muito das respostas às outras perguntas que coloquei acima (sobretudo a filtragem e a rotina). Por enquanto, não ponhas mais nada, até porque tanto os Platys como os Guppy, são exímios a reproduzir!... Se escapar algum, vais gostar, mas vais ter de pensar em escoar o excesso de produção.

Boas, obrigado desde já pela resposta.

O aquario ja vinha com tudo incluido, é este:

https://fishplanet.pt/aquariofilia-aquarios/5799-2423470-ciano-aqua-60-preto-c-filtro-interior-iluminacao-led-5607390542285.html#/343,cor,preto/2026,tamanho,58-litros

Meti substracto apenas em metade dele da marca tropica, mas ainda nao plantei nada, apenas montei o aquario na sexta e meti os peixes lá no sabado, e usei o SafeStart da tetra para poder meter lá logo os peixes.

Fora isso ainda ando um bocado ás aranhas, ainda estou á espera que chegue as tiras para medir o ph, mas como é agua potável nao ha problema por enquanto.

Publicado: (editado)
há 23 minutos, joaoml disse:

mas como é agua potável nao ha problema por enquanto

Há sim!... Água potável é a agua com qualidade suficiente para o consumo humano. A água para um peixe viver, pode ter características muito diferentes, dependendo das espécies de peixes. Com uns valores uns ficam felizes, outros morrem!

Suponho então que nunca ouviste falar em ciclo do azoto!... Lê lá isto!

Não vale a pena desesperar, tens aí espécies resistentes, portanto há sempre solução: TPA's frequentes (não necessariamente radicais). Adição de bactérias nitrificantes para acelerar o ciclo do Azoto... Na aquariofilia tudo tem a ver com a paciência.

Não estamos a colocar um ramo de flores cortadas num jarrão ao meio de um móvel, estamos a colocar seres vivos num ambiente fechado, no qual nós somos os únicos responsáveis pela manutenção das condições necessárias à vida! Primeiro pensamos o que é preciso assegurar, se não podemos ter dissabores evitáveis, ou seja, podemos estar a condenar à morte os animais e as plantas que julgamos apreciar... Pois, é um peixe pequenino, mas claro que preferimos pensar que ele não morreu por nossa culpa, não é?

Editado por C Mocho
  • Gosto 1

Um abraço,

Carlos

Publicado:
há 29 minutos, C Mocho disse:

Há sim!... Água potável é a agua com qualidade suficiente para o consumo humano. A água para um peixe viver, pode ter características muito diferentes, dependendo das espécies de peixes. Com uns valores uns ficam felizes, outros morrem!

Suponho então que nunca ouviste falar em ciclo do azoto!... Lê lá isto!

Não vale a pena desesperar, tens aí espécies resistentes, portanto há sempre solução: TPA's frequentes (não necessariamente radicais). Adição de bactérias nitrificantes para acelerar o ciclo do Azoto... Na aquariofilia tudo tem a ver com a paciência.

Não estamos a colocar um ramo de flores cortadas num jarrão ao meio de um móvel, estamos a colocar seres vivos num ambiente fechado, no qual nós somos os únicos responsáveis pela manutenção das condições necessárias à vida! Primeiro pensamos o que é preciso assegurar, se não podemos ter dissabores evitáveis, ou seja, podemos estar a condenar à morte os animais e as plantas que julgamos apreciar... Pois, é um peixe pequenino, mas claro que preferimos pensar que ele não morreu por nossa culpa, não é?

Eu pensava que usar o tetra safe start há metia as bactérias necessárias no aquário

há 56 minutos, joaoml disse:

Eu pensava que usar o tetra safe start há metia as bactérias necessárias no aquário

O Tetra SafeStart é bom para a introdução inicial de bactérias, ou seja para o seu arranque. Muito melhor do que não fazer nada mais, sem dúvida. Mas é curto para um aquário cheio de peixes. Se tivesses colocado apenas 2 ou 3 (das espécies resistentes) que aí tens, suponho que não terias problema algum, mas com tantos peixes ?!...

Já agora, (dado importante),... quando é que fizeste a montagem do aquário? Colocaste logo os peixes todos ou foste aumentando aos poucos? Se foste colocando aos poucos, as bactérias foram-se instalando gradualmente no aquário e principalmente no filtro, se colocaste tudo de uma só vez, fica menos fácil!

O ideal seria ires colocando um pouquinho de comida dos peixes dia sim, dia não, medindo a amónia (NH3), os nitritos (NH2-) e os Nitratos (NO3-), até teres acerteza que o ciclo estava completo a então sim, adicionavas os peixes. Agora já é tarde. Podes sempre comprar os testes para ires monitorizando os valores, mas compreendo que isso seja demasiado complicado e desmotivante para um novato. Não desesperes, há outras formas de superar a situação, confiando um pouco na sorte!

Primeiro: faz TPA's (Trocas Parciais de Agua): Coloca a água dentro de um garrafão ou balde de 5 ou 6 litros (ou 2), destapado, e deixa ficar de um dia para o outro para "evaporar" o cloro (o ideal será adicionar um condicionador que anule o cloro, as cloraminas e os metais pesados, mas esquece, se evaporares o cloro já não é mau!)...Despejas parte da água do aquário e substituis por essa agua sem cloro! Se o puderes fazer 2 vezes por dia, um garrafão de cada vez, é melhor do que 1 vez por dia, 2 garrafões... De cada vez demoras provavelmente 5 ou 6 minutos, mas vale a pena).

Segundo: dizes que colocaste substrato, ótimo... compra plantas! Quanto mais melhor!.. As paltas já trazem bactérias favoráveis ao ciclo do azoto e elas próprias contribuem diretamente para esse processo. Há plantas que precisam ser enraizadas no substrato (algumas são muito exigentes, mas outras são fáceis de manter), há outras cujas raízes não devem (não podem) ser enterradas (anúbias, fetos de java e a maioria dos musgos são fáceis, bucelaphandras um bocadinho mais exigentes, etc.) e há ainda outras que são flutuantes mas muito eficientes a consumir amónia e nitritos... Usa tudo o que puderes para consumir a amónia e os nitritos da água, para que os peixes não fiquem envenenados! Vais ver que com plantas, os teus peixes ainda ficam mais coloridos e com comportamentos mais interessantes!

Daqui a um mês, mês e meio, voltamos a fazer o balanço e depois avanças para outro nível! Boa sorte e não entres em pânico, porque isto de ter um aquário é muito giro!

Editado por C Mocho
  • Votar + 1

Um abraço,

Carlos

Publicado:

boas joaoml

Bem vindo ao Fórum.

Está tudo dito pelo Mocho,só não respondestes há pergunta que filtro tens.

Como já foi dito,tem calma,não compres mais peixes, com calma se consegue resolvere os problemas.

Saudações

• Votar + 1
há 1 hora, Alvaro Silva disse:

só não respondestes há pergunta que filtro tens.

Respondeu sim @Alvaro Silva,

há 3 horas, joaoml disse:

Suponho que o filtro seja este: Ciano CF80 - 380 l/h), ou seja 6 vezes e meia o volume do aquário, mas é um filtro interno com pouca capacidade para colocação de médias filtrantes. Por isso recomendei inserir o maior número de plantas possível. Daqui a uns tempos será bom voltar a reconsiderar este assunto, não achas?

Agora o importante é garantir que os peixes fiquem bem acomodados e que o @joaoml não ache isto tudo muito assustador, porque não é! Aliás, quem é que ousa pensar que um aquário com Guppys, Platys e Corys não é maravilhoso? Com umas plantinhas então, lembra-me o meu início neste mundo... e ainda por aqui ando!

Editado por C Mocho

Um abraço,

Carlos

Publicado:

Mocho obrigada,tens razão disse mas me passou de facto ao lado,mas qualquer das maneiras um filtro interior não é lá grande coisa.

Um abraço.

Publicado:

Bem vindo ao Fórum, João. É sempre bom ver caras novas por aqui, mas devias ter tentado recolher mais alguma informação antes de teres, pelo menos, comprado os peixes. Eu compreendo porque não o fizeste, mas segue as dicas que o @C Mocho te deu, e vais com certeza conseguir chegar ao ponto de proporcionar uma boa vida aos animais. Como ele disse (não com estas exactas palavras)... mais do que ter um aquário cheio de peixes por todo o lado, é sentires o prazer de ter um pedacinho de natureza dentro de tua casa cujo bem-estar depende apenas daquilo que tu decides fazer.

@Alvaro Silva, o filtro é o CF80 Ciano. A meu ver, João, é pouco para este tanque. Estarias disposto a investir numa coisinha melhor?

Publicado:
On 15/04/2025 at 19:28, JoseCarlosMarques disse:

Bem vindo ao Fórum, João. É sempre bom ver caras novas por aqui, mas devias ter tentado recolher mais alguma informação antes de teres, pelo menos, comprado os peixes. Eu compreendo porque não o fizeste, mas segue as dicas que o @C Mocho te deu, e vais com certeza conseguir chegar ao ponto de proporcionar uma boa vida aos animais. Como ele disse (não com estas exactas palavras)... mais do que ter um aquário cheio de peixes por todo o lado, é sentires o prazer de ter um pedacinho de natureza dentro de tua casa cujo bem-estar depende apenas daquilo que tu decides fazer.

@Alvaro Silva, o filtro é o CF80 Ciano. A meu ver, João, é pouco para este tanque. Estarias disposto a investir numa coisinha melhor?

Boas, sim, a que valores ficaria um bom filtro para este aquário? 

Parece que tenho sempre alguma resíduos na água do aquário não sei se é do filtro. 

Tenho feito algumas TPA's mas já me morreram 4 guppies, e apareceu ictio 

Publicado:
45 minutes ago, joaoml said:

Boas, sim, a que valores ficaria um bom filtro para este aquário? 

Parece que tenho sempre alguma resíduos na água do aquário não sei se é do filtro. 

Tenho feito algumas TPA's mas já me morreram 4 guppies, e apareceu ictio 

😕 Não me parece que a coisa esteja a correr muito bem por aí. Pode ser do filtro, sim, mas também terá haver com a "pressa" com que montaste o tanque. Não me parece que o ciclo do azoto tenha sido feito com sucesso, e podes estar a ter picos de Amónia que deixaram os peixes mais fracos e mais propensos a doenças. Talvez o melhor seja mesmo comprar um bom filtro (existe, por exemplo, o Liberty, da Eheim - recomendava-te o 130, ou o Tidal, da Seachem - o 35). Andam à volta dos 30 a 40€, mas tens que te certificar que servem no teu aquário, porque com a tampa às vezes ficam difíceis ou até mesmo impossíveis de montar. O Tidal seria melhor, mas é mais caro. E deves ainda comprar media para colocar (quando o comprares, em loja, pede para o abrirem e te ajudarem a comprar a quantidade de media que poderá caber lá dentro). À medida que o filtro vai ciciando (pode demorar até um mês) deves deixar o filtro antigo em funcionamento. 

Já em relação à Ictio... não sei muito bem como lidar com a doença, mas existem por aí muitos sites que explicam como o podes fazer. Eu acho que o "eSHa 2000" ajuda, mas não sei se o produto afecta as bactérias do filtro, pelo que podes estar a criar um ciclo que não vai dar a lado nenhum. Ficar de braços cruzados também não ajuda, portanto... mãos à obra, e tenta começar a tratar disso hoje. Não sei se as lojas de aquários estão abertas... experimenta ligar para a Soluções Aquáticas, ou a ProAquarium (são apenas duas a que recorro, mas há outras), coloca-lhes a questão, explicando bem o que está a acontecer e encomenda o material necessário para ver se o tens em mãos o mais rápido possível.

Publicado:

Boas João 

Tu dizes que tens feito TPA's,ok tudo bem,agora para tu teres ICTIO é com certeza fazeres as TPA's com a água muito mais fria de que aquela que está no aquário,ora é precisamente isso que pode criar o ictio.

Sempre que fizeres uma TPA deves teres a água que vai entrar no aquário há mesma temperatura do mesmo.

Para tratares do Ictio vais subir a temperatura faseadamente até aos 27, 28 graus durante 22dias,findo os 22 dias se já não há ictio,então faseadamente vais baixando a temperatura ate onde a tinhas antes do processo.

Saudações

Publicado:
On 21/04/2025 at 20:43, Alvaro Silva disse:

Boas João 

Tu dizes que tens feito TPA's,ok tudo bem,agora para tu teres ICTIO é com certeza fazeres as TPA's com a água muito mais fria de que aquela que está no aquário,ora é precisamente isso que pode criar o ictio.

Sempre que fizeres uma TPA deves teres a água que vai entrar no aquário há mesma temperatura do mesmo.

Para tratares do Ictio vais subir a temperatura faseadamente até aos 27, 28 graus durante 22dias,findo os 22 dias se já não há ictio,então faseadamente vais baixando a temperatura ate onde a tinhas antes do processo.

Saudações

Sim, foi devido a isso decerteza.  Já começei a fazer com água morna também. Tive ontem a ver os parâmetros da água, estava bastante alcalina... Perdi os guppies todos já, e uma corydoras, apenas os platys parecem continuar como se nada fosse. Ao ver isto troquei metade da água do aquário e agora equilíbrou os parâmetros 

Publicado:
31 minutes ago, joaoml said:

Sim, foi devido a isso decerteza.  Já começei a fazer com água morna também. Tive ontem a ver os parâmetros da água, estava bastante alcalina... Perdi os guppies todos já, e uma corydoras, apenas os platys parecem continuar como se nada fosse. Ao ver isto troquei metade da água do aquário e agora equilíbrou os parâmetros

Quando fazes as TPA's qual é a quantidade de água que retiras?

Publicado:
há 24 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Quando fazes as TPA's qual é a quantidade de água que retiras?

Uns 14litros

Publicado:

Sobrou-me 2 corydoras, 1 guppie 2 outros e 2 platys... E um Avelino de guppie.. quando voltar a repovoar o aquário, vai ser apenas com platys e mollys em princípio, os guppies morreram muito facilmente 

Publicado:
há 8 horas, JoseCarlosMarques disse:

Tenta retirar metade da água e vai avaliando os parâmetros.

Eu troquei na terça, e parece que estabilizou, mesmo assim até ontem perdi quase os peixes todos, sobrando apenas um platy, uma corydora, um guppie e um otocinclus... 

Se amanhã continuar estável, vou tentar introduzir mais alguns peixes., tbem quero ver se vou medir o nível de Omonia primeiro

Publicado:
há 1 hora, joaoml disse:

Se amanhã continuar estável, vou tentar introduzir mais alguns peixes....

Ñão ponhas mais peixes sem concluir o ciclo do azoto, que deve demorar pelo menos 1 mês. Depois disso sim, podes ir acrescentando os peixes aos poucos, mas primeiro estuda as necessidades e compatibilidades de cada espécie. Se não tiveres calma, vais apenas fazer os animais sofrerem desnecessariamente, até morrerem!

Um abraço,

Carlos

Publicado:

Boas Joãoml

Não queiras correr mais rápido do que a Natureza, deixa ela fazer o que tem que fazer,o ciclo do azoto,não se faz de um dia para o outro,leva um mês.

Tens que ter muita paciência,se queres praticar este hobby,ter muita calma.

Saudações