Recommended Posts

Publicado

Boa tarde a todos, 

Após uma série de anos sem aquários, voltou a despertar o bichinho, e ando à procura de um conjunto de 60cm. Como já à bastantes anos que estou fora deste Hobbie resolvi procurar na net e encontrei os Aquatlantis Advance Led, que acham do material que vem neste conjunto? Em especial claro em relação ao filtro e luz? 

A minha intenção é não ter nada de muito complexo a nível de Flora e Fauna também não muito exigente. 

Gostava de voltar aos escalares mas se calhar com este tamanho fica curto para eles.

Obrigado

Publicado: (editado)

Bem vindo @mteixe25.

Pessoalmente, recomendo que o filtro fique fora do aquário, Idealmente um canister, contudo existem filtros de mochila muito bons que são adequados para um aquário dessa dimensão. No momento de limpar, fica muito mais facilitado o trabalho do que com um filtro interno, fica visualmente mais agradável e não rouba espaço dentro do aquário...

Estéticamente também prefiro uma caixa de água só em vidro, sem a moldura preta, mas isso é relativo e gostos são sempre discutíveis.

Escalares, num aquário dessa dimensão, está fora de causa! Um aquário de 60 cm é um nano aquário, só podes colocar peixes pequenos, contudo tens muito por onde escolher e podes seguramente encontar algo que vá de encontro às tuas preferencias. Podes colocar um pequeno cardume de tetras ou rasboras, podes ter camarões e caracóis, podes optar por um Beta se preferes peixes com mais personalidade, ou mesmo por um casal de pequenos ciclídeos, entre outras tantas opções, mas Escalares crescem demasiado para um aquário desse tamanho.

Vê estes sites, para te aperceberes sobre as necessidades das várias espécies, antes de escolheres os teus peixes:

https://www.seriouslyfish.com/knowledge-base/

https://aquadiction.world/

Editado por C Mocho

Um abraço,

Carlos

Publicado:

Bem vindo de volta ao hobby. Eheh. Quem gosta, gosta sempre, e felizmente tem-se visto muita gente que teve aquários quando era mais novo a voltar à Aquariofilia.

Em relação ao tanque... compreendo que seja apelava a ideia de comprar tudo de uma vez por um preço que até parece bastante razoável, mas pessoalmente não gosto dessas opções oferecidas pelos fabricantes porque me parecem limitar um pouco o utilizador. Imagina que, de hoje para amanhã, queres mudar para um tamanho maior... não poderás aproveitar o material ao outro tanque. Ou imagina até que entretanto queres avançar para uma montagem um pouco mais sofisticada... terias que mudar luzes, filtro... depois não ias gostar de ter as molduras e ias querer um tanque mais "bonito", quem sabe até com vidro extra-claro. No fundo, se é uma coisa com que te vês daqui a dois ou três anos, sem alterar nada, só para manter uns peixes mais pequenitos e umas plantas de baixa manutenção, esse serve. Se és daqueles que se vê a evoluir no hobby, pensava bem e talvez investisse um pouco mais no início para depois ter mais opções. Neste último caso, um aquário de 60cm com vidro extra claro (já se encontram opções baratas no mercado), uma calha de Led's com esse tamanho (também não é muito cara), e um filtro externo de mochila já com alguma capacidade seria o equipamento base ideal. Perde algum tempo numa loja de aquários em condições e faz um orçamento junto do vendedor. Mesmo que não compres tudo de uma vez, podes por exemplo montar o hardscape e por o filtro a funcionar em dark-start durante um mês e depois voltas lá quando tiveres dinheiro para a calha, e as plantas, esperar mais um mês e comprar depois os vivos. Planeia bem isso, e deixa-nos ir vendo as tuas escolhas 😉 .

Boa sorte para esta nova aventura. Um abraço!

Publicado:

Obrigado a todos pela opinião, de facto já tirei um pouco a ideia de um conjunto. Um dos meus amigos que ainda se mantêm no Hobby tem lá para a garagem uma barra de Leds e pelo menos o aquecedor do aquário que ele teve com 60cm, ou seja, só aí vou poupar bastante. Só tenho de arranjar agora um bom negócio de filtro e o aquário vou optar por um mesmo todo em vidro extra claro, ou até faço eu um. Que capacidade de filtro recomendam?

Publicado:

mteixe25

O filtro externo deve fazer 9 ou 10 vezes o caudal do aquário,só deves comprar o filtro depois de saberes que aquário vais fazer ou comprar,para a sim poderes escolheres o filtro.

Saudações

Publicado:
10 hours ago, mteixe25 said:

Só tenho de arranjar agora um bom negócio de filtro e o aquário vou optar por um mesmo todo em vidro extra claro, ou até faço eu um.

Os preços dos aquários têm descido bastante nos últimos anos. Pelo menos é essa a ideia que tenho. Não compensa estar a fazer, a não ser que tenhas muita experiência na coisa e muito jeito para a bricolage. Um aquário em vidro extra-claro com 60cm fica perto dos 80€.

https://www.solaqua.net/epages/3311-141118.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/3311-141118/Products/sado60

https://www.proaquarium.net/product-page/aquário-extra-claro-60x30x36cm-weekaqua

Na Soluções Aquáticas até tens um Kit com esse aquário e a calha Twinstar por 130€, mas se já tens uma calha, aproveita.

Em relação ao filtro, os melhores que encontrei em relação preço/qualidade são os da Fluval ou da Aquael. Estou a falar de filtros externos, porque foi a pesquisa que fiz, mas falando com o pessoal da Soluções Aquáticas (refiro outra vez esta loja porque é aquela que, na minha opinião, tem um melhor atendimento aí no Sul) tenho a certeza que te vão recomendar o melhor para ti.