Caat01 Publicado Março 10 Publicado Março 10 Alguém pode me ajudar? Comprei um peixe goldenfish hoje, mas o peixe só fica no fundo do aquário 🥺 na loja ele nadava o tempo todo não sei o que fazer . Citar
Alvaro Silva Publicado: Março 10 Publicado: Março 10 Boas Caat01 Bem vindo ao Fórum. Podias-me dizer há quanto tempo tens o aquário montado,se fizestes o ciclo do azoto, que tamanho é o teu aquário,tens filtro interno ou externo, fazes TPA,s de quanto em quanto tempo. Podes achar chato por eu te estar a fazer tantas perguntas,mas a sim fico a saber como te posso ajudar da melhor forma. Agora quero-te perguntar também se sabes que o Goldenfish é um peixe que greche muito,e que pode viver muitos anos se tiver a viver em boas condições,e num lágo,e não num aquário pequeno,além de que é um peixe que faz muita procaria na água,precisa de um bom filtro. O estar só no fundo do aquário pode ser que o teu PH não estar bem,pode ser muita coisa. Saudações Citar
Caat01 Publicado: Março 11 Autor Publicado: Março 11 há 1 hora, Alvaro Silva disse: Boas Caat01 Bem vindo ao Fórum. Podias-me dizer há quanto tempo tens o aquário montado,se fizestes o ciclo do azoto, que tamanho é o teu aquário,tens filtro interno ou externo, fazes TPA,s de quanto em quanto tempo. Podes achar chato por eu te estar a fazer tantas perguntas,mas a sim fico a saber como te posso ajudar da melhor forma. Agora quero-te perguntar também se sabes que o Goldenfish é um peixe que greche muito,e que pode viver muitos anos se tiver a viver em boas condições,e num lágo,e não num aquário pequeno,além de que é um peixe que faz muita procaria na água,precisa de um bom filtro. O estar só no fundo do aquário pode ser que o teu PH não estar bem,pode ser muita coisa. Saudações Não, eu comprei o hoje, o senhor da loja disse que era so encher o aquario com agua e por 1 gota por cada 1 litro de agua do produto e disse que era so isso, não especificou nada mais. Tenho filtro externo , O aquário que tenho era do meu peixe antigo era um betta leva 8 litros. Entretanto ele tem ido a superficie e voltando pra baixo , mas na loja estava bem ativo suponho que o senhor fazia o mesmo que me indicou entao nao entendi pq o peixe ta assim Citar
Alvaro Silva Publicado: Março 11 Publicado: Março 11 Boas Eu não sei se eu compreendi bem,comprastes o peixe hoje e o aquário,ó só o peixe? deves estar com Amónia no aquário,e por isso o peixe está a sofrer. Não me disseste se fizestes o (Ciclo do Azoto) O filtro que tens está ciclado? ou montastes o filtro no mesmo dia que colocastes o peixe no aquário? Um aquário de 8 litros para um Betta esta +ou- bem,agora para um Goldfish, só para veres, por cada exemplar desta espécie requer pelo mínimo de 40 litros de água,e um aquário de 50cm, eu quero-te ajudar mas as informaçoes que tu dás são escassas. Um aquário de 8 litros para camarões esta bem,não para um peixes que se pode tornar muito grande. Num aquário de pelo menos de 50x30x40 podias ter uma sére de peixes de água quente,peixes dos mais pequenos,por exemplo Tetras. Saudações Citar
Caat01 Publicado: Março 12 Autor Publicado: Março 12 Eu ja tinha o aquário so comprei o peixe por ser de agua fria, nao posso ter de agua quente porque viajo e depois bao tenho como cuidar. So conprei o peixe coloquei agua e gotinhas do produto como o senhor da loja disse. Nao fiz mais nada On 10/03/2025 at 22:40, Alvaro Silva disse: Boas Caat01 Bem vindo ao Fórum. Podias-me dizer há quanto tempo tens o aquário montado,se fizestes o ciclo do azoto, que tamanho é o teu aquário,tens filtro interno ou externo, fazes TPA,s de quanto em quanto tempo. Podes achar chato por eu te estar a fazer tantas perguntas,mas a sim fico a saber como te posso ajudar da melhor forma. Agora quero-te perguntar também se sabes que o Goldenfish é um peixe que greche muito,e que pode viver muitos anos se tiver a viver em boas condições,e num lágo,e não num aquário pequeno,além de que é um peixe que faz muita procaria na água,precisa de um bom filtro. O estar só no fundo do aquário pode ser que o teu PH não estar bem,pode ser muita coisa. Saudações Não, eu comprei o hoje, o senhor da loja disse que era so encher o aquario com agua e por 1 gota por cada 1 litro de agua do produto e disse que era so isso, não especificou nada mais. Tenho filtro externo , O aquário que tenho era do meu peixe antigo era um betta leva 8 litros. Entretanto ele tem ido a superficie e voltando pra baixo , mas na loja estava bem ativo suponho que o senhor fazia o mesmo que me indicou entao nao entendi pq o peixe ta assim Citar
Alvaro Silva Publicado: Março 12 Publicado: Março 12 Boas Caat01 Eu no poste em cima já tinha dito que possivelmente terias Amônia na água,para isso deves fazer TPA,s pelo menos uma durante a semana,e outra no fim de semana. Se tu viajas,então quem trata do peixe? enquanto estas em viaje? Saudações Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Março 14 Publicado: Março 14 🫣 coitado desse peixe. Tem os dias contados. Se é que ainda não morreu. Qual é a situação? Citar
Alvaro Silva Publicado: Março 14 Publicado: Março 14 Boas Eu tento a judar,mas as pessoas tem que querer ser ajudadas,respondem mas nunca aquilo que se quer saber para poder ajudar como deve ser. Saudações Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Março 15 Publicado: Março 15 15 hours ago, Alvaro Silva said: Boas Eu tento a judar,mas as pessoas tem que querer ser ajudadas,respondem mas nunca aquilo que se quer saber para poder ajudar como deve ser. Saudações Eu sei Álvaro. Mas o problema nem começa nas pessoas... ou até começa, porque podiam pesquisar um bocadinho antes de avançar para a decisão de ter um animal. Hoje em dia não nos podemos queixar de falta de acesso a informação. De qualquer forma, e mais uma vez digo aqui, o problema também passa muito pelos lojistas. Citar
Alvaro Silva Publicado: Março 15 Publicado: Março 15 Boas José Carlos Concordo,infelizmente ainda há lojistas que só querem vender para fazer dinheiro,mas esquecem que se ajudar o cliente podem a sim ficar com um cliente para sempre, e até o clinte aprende algumas coisas com o lojista,eu digo isto mas eu apredi muito com um lojista onde eu comecei a ir comprar tudo,ele me ajudou muito,me lembro que o primeiro filtro foi ele que mandou vir para mim,um eheim interno que eu lhe tinha dito que não podia pagar logo,e ele me disse,paga a pouco e pouco,como poder,isto nos finais dos anos 70,o filtro custou-me cinco contos,na altura era dilheiro,mas ficamos grandes amigos,eu muitas vezes ia para a loja para estarmos na conversa. Abraços Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Março 16 Publicado: Março 16 13 hours ago, Alvaro Silva said: Concordo,infelizmente ainda há lojistas que só querem vender para fazer dinheiro,mas esquecem que se ajudar o cliente podem a sim ficar com um cliente para sempre, e até o clinte aprende algumas coisas com o lojista,eu digo isto mas eu apredi muito com um lojista onde eu comecei a ir comprar tudo,ele me ajudou muito,me lembro que o primeiro filtro foi ele que mandou vir para mim,um eheim interno que eu lhe tinha dito que não podia pagar logo,e ele me disse,paga a pouco e pouco,como poder,isto nos finais dos anos 70,o filtro custou-me cinco contos,na altura era dilheiro,mas ficamos grandes amigos,eu muitas vezes ia para a loja para estarmos na conversa. Não posso dizer que tenho saudades desses tempos porque não os vivi 🙂 . Mas lembro-me de ser muito pequeno e ter um aquário que foi comprado numa loja que tinha fila à porta todos os fins-de-semana. Eram outros tempos. Mas ainda há lojistas desses! Citar
cesar_dias Publicado: Março 16 Publicado: Março 16 (editado) E eu que já estava convencido que os tempos das lojas venderem dourados em balões de vidro era coisa do passado! 8 litros é basicamente o "velho" balão de vidro! Nem vejo que seja vontade de apenas vender peixes! Em casos que notem falta de informação do cliente, penso que dando uma pequena informação básica do que se trata a aquariofilia, o cliente até acaba por comprar mais material e voltará certamente com frequência a loja... ou então desiste! Mas se desistir da ideia de manter peixes, é sinal que era apenas algo de impulso, o que também indicaria ser cliente que em principio não deveria interessar à loja! Há uns anos a SERA, distribuía nas lojas uns pequenos manuais gratuitos de iniciação. Certo que remetiam sempre para produtos SERA, mas a informação básica do que era necessário, do ciclo biológico, etc... estava lá! Para um dourado, diria eu, que qualquer coisa a baixo de um aquário de 80Cmx30Cm, não é aquário para um peixe dourado, e mesmo nestas dimensões há algumas variedades em que é ainda assim muito curto! Um cometa por exemplo que com alguma facilidade chegará a uns 20Cm! Se considerarmos ainda que são peixes que em grupo se tornam muito mais ativos e muito mais interessantes de observar... então é arranjar o maior aquário que se possa suportar, ou então um lago! Sendo sempre necessária uma filtragem muito boa, pois são peixes que "caca" é à fartura Editado Março 16 por cesar_dias 1 Citar Cumprimentos, Cesar Dias
JoseCarlosMarques Publicado: Março 16 Publicado: Março 16 1 hour ago, cesar_dias said: E eu que já estava convencido que os tempos das lojas venderem dourados em balões de vidro era coisa do passado! 8 litros é basicamente o "velho" balão de vidro! Nem vejo que seja vontade de apenas vender peixes! Em casos que notem falta de informação do cliente, penso que dando uma pequena informação básica do que se trata a aquariofilia, o cliente até acaba por comprar mais material e voltará certamente com frequência a loja... ou então desiste! Mas se desistir da ideia de manter peixes, é sinal que era apenas algo de impulso, o que também indicaria ser cliente que em principio não deveria interessar à loja! Há uns anos a SERA, distribuía nas lojas uns pequenos manuais gratuitos de iniciação. Certo que remetiam sempre para produtos SERA, mas a informação básica do que era necessário, do ciclo biológico, etc... estava lá! Para um dourado, diria eu, que qualquer coisa a baixo de um aquário de 80Cmx30Cm, não é aquário para um peixe dourado, e mesmo nestas dimensões há algumas variedades em que é ainda assim muito curto! Um cometa por exemplo que com alguma facilidade chegará a uns 20Cm! Se considerarmos ainda que são peixes que em grupo se tornam muito mais ativos e muito mais interessantes de observar... então é arranjar o maior aquário que se possa suportar, ou então um lago! Sendo sempre necessária uma filtragem muito boa, pois são peixes que "caca" é à fartura Oh pá... a realidade aqui é dura de admitir mas, para alguém que passa muito tempo fora de casa, queres manter um peixe como animal de estimação também me parece um bocadinho cruel. Já estou a imaginar a coisa... manter um cão ou um gato, não dá, por razões óbvias, então vou comprar um peixe e entrego-o à sorte dele enquanto estiver em viagem. Se a coisa correr mal, vai sanita abaixo e compro outro... eles custam quanto? 4 ou 5€ cada? Dá para comprar um por semana e sempre dá um "Look" mais bonito à casa. 1 Citar
Recommended Posts