Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas, 

De volta ao hobby, passei de 40 litros para 93 litros 🙂

SETUP

- Aquário AQUADREAM AQUATLANTIS 80 (+/- 90L) 80x30x40

- Biobox 2 (Bomba 310L/H + Midias + Aquecedor 100W) centrado ao aquario

HARDSCAPE

- Substrato inerte Cascalho

- Rocha Vulcanica

Troncos

FLORA

- Musgo de Java

FAUNA

- Coridora Paleatus

Coridora Albina

- Alevinos de Guppys Endler

PARA BREVE

- 2 Otocinclus Affinis

- Anubias Nana

Foto do Aquário

A àgua está turva, tenho feito tpas de 2 em 2 dias, filtros lavados com a respectiva àgua do aquário.

Como a Biobox 2 está centrada meti a àgua a sair em frente, será que coloque o cotovelo e virar para um dos lados? Se sim qual.

Uso os produtos da SERA (Bionitrivec, Aquatan e Florena).

Onde estou a falhar? Sugestões, opiniões e afins são bastante bem vindos.

Editado por SantosNuno
Publicado:

Boas Santos Nuno

Bem vido de novo ao Fórum.

Há quanto tempo tens o aquário a trabalhar,fizestes o ciclo do azoto todo,ou saltastes no tempo?

Partindo do princípio que sim fizestes tudo bem,então quando há esse problema da água ficar turva é porque as bactérias heterotróficas,que são aquelas que se alimentam dessa matéria,se multiplicaram em grande quantidade e turva a água.

Tão bem pode ser uma das principais causas da água leitosa é o excesso de matéria orgânica na água.

Sendo que a BIOBOX 2 como filtro deixa muito a desejar,mas respondendo há tua pergunta,o cotovelo deve sim estar virado em frente,porque a  água faz todo o percurso e volta a entrar na BIOBOX.

Saudações

Publicado:
Boas Santos Nuno
Bem vido de novo ao Fórum.
Há quanto tempo tens o aquário a trabalhar,fizestes o ciclo do azoto todo,ou saltastes no tempo?
Partindo do princípio que sim fizestes tudo bem,então quando há esse problema da água ficar turva é porque as bactérias heterotróficas,que são aquelas que se alimentam dessa matéria,se multiplicaram em grande quantidade e turva a água.
Tão bem pode ser uma das principais causas da água leitosa é o excesso de matéria orgânica na água.
Sendo que a BIOBOX 2 como filtro deixa muito a desejar,mas respondendo há tua pergunta,o cotovelo deve sim estar virado em frente,porque a  água faz todo o percurso e volta a entrar na BIOBOX.
Saudações
Boas Alvaro Silva,

Sabe bem voltar ao hobby e ao fórum claro está.

Foi tudo feito em 2 mesitos. Segui os picos dos nitritos e nitratos até ao zero.

Ph anda a volta dos 6.7

Os peixes entraram faseadamente já para evitar complicações.

Enviado do meu 2312DRAABG através do Tapatalk

Publicado:

O bixinho da aquáriofilia quando péga não deixa mais.

Muito bom sim senhor,então a água turva acaba por desaparecer,faz uma TPA no meio da semana,e outra no fim de semana,isto até a água ficar transparente,não mexas em muitas coisa ao mesmo tempo,porque a sim ficas sem saber o que foi a causa da água ficar turva,lava a BIOBOX só mesmo quando ela precisar,e não é má ideia em começares a pensar num filtro externo,é muito melhor que essa BIOBOX.

Saudações

Publicado:
O bixinho da aquáriofilia quando péga não deixa mais.
Muito bom sim senhor,então a água turva acaba por desaparecer,faz uma TPA no meio da semana,e outra no fim de semana,isto até a água ficar transparente,não mexas em muitas coisa ao mesmo tempo,porque a sim ficas sem saber o que foi a causa da água ficar turva,lava a BIOBOX só mesmo quando ela precisar,e não é má ideia em começares a pensar num filtro externo,é muito melhor que essa BIOBOX.

Saudações
Boas 1 muda de água feita.

Já se nota mais Clarita há uns dias, agora só me falta eliminar o castanho dos vidros apesar de ter limpo aquando da mudança.

Sent by Redmi Note 13 5G

Publicado:

Boas Santos Nuno

Quando o aquário ficar mais maduro,depois de o aquário ter uns seis meses,esse castanho não aparece tantas vezes,isto se fizeres as TPA;s sertinhas,tudo começa a correr bem,é claro que ter muitas plantas ajuda a consumir os nutrientes,e a sim não deixar as algas aparecer.

Saudações

Publicado:

Bem vindo de volta ao hobby, Nuno.É sempre bom ver gente "nova" por aqui. Espero que tudo corra bem com o teu projecto. Vou acompanhar.

Só por curiosidade... essa Biobox que tens é igual à que apresentas no link? Tens ali uma câmara que fica quase vazia...parece-me um desperdício de espaço. Se fosse eu, enchia a câmara do meio com Seachem Matrix, cortava o tubo do motor e metia umas esponjas por baixo dele. Acho que ficavas com uma melhor filtragem. Com um bocado de sorte ainda enfiavas aí um saco de Seachem Purigen e ficavas com essa água limpa num instante. Eheh.

Um abraço! 

Publicado:
Bem vindo de volta ao hobby, Nuno.É sempre bom ver gente "nova" por aqui. Espero que tudo corra bem com o teu projecto. Vou acompanhar.
Só por curiosidade... essa Biobox que tens é igual à que apresentas no link? Tens ali uma câmara que fica quase vazia...parece-me um desperdício de espaço. Se fosse eu, enchia a câmara do meio com Seachem Matrix, cortava o tubo do motor e metia umas esponjas por baixo dele. Acho que ficavas com uma melhor filtragem. Com um bocado de sorte ainda enfiavas aí um saco de Seachem Purigen e ficavas com essa água limpa num instante. Eheh.
Um abraço! 
Boas José,

Sim é,
1 câmara com a bomba de 310 litros por hora
1 câmara com as mídias
1 câmara com o aquecedor

ACTUALIZAÇÃO

Entrada de dois novos habitantes os GYRINOCHEILUS AYMONIETI ou mais conhecidos como comedores de algas chinês.

Sent by Redmi Note 13 5G

Publicado:
15 hours ago, SantosNuno said:

Sim é,
1 câmara com a bomba de 310 litros por hora
1 câmara com as mídias
1 câmara com o aquecedor

Parece-me muito espaço desperdiçado. Eu sei que é um sistema novo, que deve ter sido pensado e bem testado, mas eu fazia-lhe as alterações que referi atrás. Não sei é se a bomba poderia continuar a ser a mesma... talvez tivesse que ser alterada para uma com mais potência.

Publicado:
Parece-me muito espaço desperdiçado. Eu sei que é um sistema novo, que deve ter sido pensado e bem testado, mas eu fazia-lhe as alterações que referi atrás. Não sei é se a bomba poderia continuar a ser a mesma... talvez tivesse que ser alterada para uma com mais potência.
Pois irei fazer isso assim que meter os parâmetros a 100% e a água cristalina.

A bomba será substituída por uma de 450 litros por hora.

Sent by Redmi Note 13 5G

Publicado:

Boas,

Seguindo aqui as dicas:

- Bomba nova colocada (600l/h mas reduzi a metade o fluxo pois parecia-me muito forte)
- Reduzi o tamanho da mangueira da bomba a metade
- Coloquei então as esponjas por baixo da bomba (lavadas em água da muda do aquário)

Agora nota-se bem musgo a mexer, anteriormente não se notava e mesmo com a saída de água quase submersa tem muito mais agitação.

Na câmara do meio ainda tenho a biobox mas irei colocar o Seachem Matrix e retirar a dita biobox. Ou coloco o Seachem dentro das caixas da biobox?

Obrigado

Sent by Redmi Note 13 5G

Publicado:
1 hour ago, SantosNuno said:

Boas,

Seguindo aqui as dicas:

- Bomba nova colocada (600l/h mas reduzi a metade o fluxo pois parecia-me muito forte)
- Reduzi o tamanho da mangueira da bomba a metade
- Coloquei então as esponjas por baixo da bomba (lavadas em água da muda do aquário)

Agora nota-se bem musgo a mexer, anteriormente não se notava e mesmo com a saída de água quase submersa tem muito mais agitação.

Na câmara do meio ainda tenho a biobox mas irei colocar o Seachem Matrix e retirar a dita biobox. Ou coloco o Seachem dentro das caixas da biobox?

Obrigado

Boa! Vais ver que vais ficar com uma melhor filtragem.

Eu colocava o Matrix no lugar das biobox, retirando-as. Ganhas muito mais espaço para a Media.

Publicado:
Boa! Vais ver que vais ficar com uma melhor filtragem.
Eu colocava o Matrix no lugar das biobox, retirando-as. Ganhas muito mais espaço para a Media.
4 lojas e nenhuma tinha Matrix em stock.

Coloquei siporax

Sent by Redmi Note 13 5G

Publicado:
1 hour ago, SantosNuno said:

4 lojas e nenhuma tinha Matrix em stock.

Coloquei siporax

Estranho! Bem... melhor que o que estava, deve ter ficado com certeza. Não se esqueça é que o filtro vai ciclar novamente.

Publicado:
Estranho! Bem... melhor que o que estava, deve ter ficado com certeza. Não se esqueça é que o filtro vai ciclar novamente.
Das 7 caixinhas coloquei 4 com a siporax.

Deixei 1 da biobox e as duas esponjas (1fina outra grossa)

Mas para não perder a colônia de bactérias ou não diminui-la coloquei 2 dos saquinhos da biobox ainda lá .

Não sei se fiz bem ou não, mas assim está.

Mais lá para a frente cometo com mais siporax ou Matrix.

Sent by Redmi Note 13 5G