Recommended Posts

Publicado

Decidi começar este projeto porque gosto bastante dos resultados finais que vou vendo deste tipo de aquários e quero criar aqui em casa um spot que chame a atenção e nada melhor do que um aquário bonito.

Sou um iniciante (tive um outro aquário na outra casa, mas não correu bem e acabei por vender o que restou) e a minha ideia é apenas conseguir manter este aquário em bom estado e agradável à vista. Apenas comecei no sábado e não tive tempo de terminar de colocar a relva, nem consegui decidir muito bem onde colocar a anubia. Gostava que me dessem dicas visto que ainda posso mudar algumas coisas pois a muda da água durante esta semana vai ser 100%.

Agradeço as vossas opiniões.

Então:

1 - Não tem ainda

2 - 02/2025

3 - 29×29.8×29 cm (Vidro)
3.1 - 22l (brutos) - Talvez uns 20L reais

4 - Equipamentos Instalados
4.1 - Filtro - "Bio Filter 200"
4.2 - Termostato  - ainda não tenho mas quero comprar um.
(Aceito dicas)
4.3 - Iluminação - UNIV LED Aquatlantis SI GEN EASY LED 12 FW 3kwh

5 - Substratos & decorações
- Plant Care Aquarium soil (cerca de 2 Cm)
- Algumas pedras naturais
- 3 pedaços de madeira

7 - Fauna
- Ainda não tem. Está em processo de ciclo do azoto.

8 - Plantas
-  1 Anubias nana
- 1 Bolbitis Heudelotii
- 2 Hemianthus callitrichoides Cuba
- 1 Rotala Rotundifolia Laos

large.20250203_110757.jpg.5835160109ae99

• Gosto 1
Publicado:
há 41 minutos, fancoelho disse:

Decidi começar este projeto porque gosto bastante dos resultados finais que vou vendo deste tipo de aquários e quero criar aqui em casa um spot que chame a atenção e nada melhor do que um aquário bonito.

Sou um iniciante (tive um outro aquário na outra casa, mas não correu bem e acabei por vender o que restou) e a minha ideia é apenas conseguir manter este aquário em bom estado e agradável à vista. Apenas comecei no sábado e não tive tempo de terminar de colocar a relva, nem consegui decidir muito bem onde colocar a anubia. Gostava que me dessem dicas visto que ainda posso mudar algumas coisas pois a muda da água durante esta semana vai ser 100%.

Agradeço as vossas opiniões.

Então:

1 - Não tem ainda

2 - 02/2025

3 - 29×29.8×29 cm (Vidro)
3.1 - 22l (brutos) - Talvez uns 20L reais

4 - Equipamentos Instalados
4.1 - Filtro - "Bio Filter 200"
4.2 - Termostato  - ainda não tenho mas quero comprar um.
(Aceito dicas)
4.3 - Iluminação - UNIV LED Aquatlantis SI GEN EASY LED 12 FW 3kwh

5 - Substratos & decorações
- Plant Care Aquarium soil (cerca de 2 Cm)
- Algumas pedras naturais
- 3 pedaços de madeira

7 - Fauna
- Ainda não tem. Está em processo de ciclo do azoto.

8 - Plantas
-  1 Anubias nana
- 1 Bolbitis Heudelotii
- 2 Hemianthus callitrichoides Cuba
- 1 Rotala Rotundifolia Laos

large.20250203_110757.jpg.5835160109ae99

Boas fancoelho,

Antes de mais obrigado por partilhares a tua montagem conosco, a minha proposta para o termóstato será um Aquael Ultra Heater de 25W, é o que uso em todos os meus aquários e são extremamente eficazes.
Quanto ao filtro teria optado por um de mochila, a Aquael também tem uma solução porreira e bastante em conta, o FZN-MINI que fica na casa dos 16€, isto vai fazer com que ganhes espaço para ir preenchendo o fundo do aquários com as stems à medida que fores podando e reutilizando as podas para otimizar a propagação.

De resto é tudo uma questão de gosto pessoal.

Quanto à utilização da Cuba para a carpete, sem utilização de CO2 acredito que iras encontrar algumas dificuldades para que a mesma desenvolva, podendo até mesmo levar a que planta acabe por derreter por completo, mesmo em sistemas com CO2 essa planta tende em ser difícil de manter ou propagar.

Vai dando feedback de como a coisa está a correr.

Abrç

Publicado:

Bem, o @sTeVe- já disse quase tudo, mas eu vou reforçar duas ideias:

- Cuba sem CO2, e com uma calha tão modesta, é para esquecer. Pensa em trocar já essa planta... sugiro-te a Pearl Weed (micranthemum micranthemoides)... é uma planta que cresce em qualquer ambiente, e muito versátil. Tenho-a no meu aquário mais pequeno, também sem CO2 e com uma calha muito curta, e mesmo assim tem crescido muito bem;

- Deita fora esse filtro. Podes metê-lo mesmo no caixote do lixo... não serve para nada. Compra um filtro de mochila, como foi sugerido. Eu comprei um numa Casa China, por 11,5€, já com Skimmer, e tem funcionado muito bem. Vê a minha montagem... pode ser que te ajude a resolver algumas questões:

https://www.aquariofilia.net/forum/topic/265202-nova-montagem-35x29x25/

Publicado:

🙂 Eu sabia que ao carregar no link ia encontrar uma qualquer solução milagrosa. Isso não é Carbono Líquido, como muitos teimam em anunciar. Ajuda no crescimento das plantas, sim (eu próprio uso-o em quase todas as minhas montagens), mas não é CO2. Nem sequer pode ser considerado um fertilizante completo. Quanto muito ajuda as plantas a consumirem os nutrientes. Não te sei dar dados técnicos sem fazer uma busca na Internet, mas aprende que, neste hobby, ou confias muito no "senhor da loja" ou então deves fazer o trabalho de casa e procurar exactamente o que precisas (nomeadamente através aqui do fórum) antes de comprar o que quer que seja. 

Não estamos aqui para desmotivar ninguém... estamos aqui para ajudar. As dicas que te demos em cima são dicas de quem mantém aquários plantados e já experimentou muita coisa.

Publicado:
há 12 horas, fancoelho disse:

A função deste produto é basicamente fixar os nutrientes por ti introduzidos na água através da fertilização liquida, ajudando assim as plantas na sua absorção, se é algo importante, podemos dizer que sim, mas está longe daquilo que o CO2 faz, e mais uma vez temos vendedores a venderem produtos falhando em explicar ao cliente o que realmente estão a comprar.

• 2 semanas depois...
Publicado:

Aí em Lisboa és capaz de encontrar muitas lojas ligadas à Aquariofilia que possam indicar-te o melhor. Já usei da Tropica... agora até estou a usar um barato, da Sera. Qualquer um deve medir os parâmetros da água de forma correcta, mas a questão principal é... como está esse aquário?