Recommended Posts

Publicado

Decidi começar este projeto porque gosto bastante dos resultados finais que vou vendo deste tipo de aquários e quero criar aqui em casa um spot que chame a atenção e nada melhor do que um aquário bonito.

Sou um iniciante (tive um outro aquário na outra casa, mas não correu bem e acabei por vender o que restou) e a minha ideia é apenas conseguir manter este aquário em bom estado e agradável à vista. Apenas comecei no sábado e não tive tempo de terminar de colocar a relva, nem consegui decidir muito bem onde colocar a anubia. Gostava que me dessem dicas visto que ainda posso mudar algumas coisas pois a muda da água durante esta semana vai ser 100%.

Agradeço as vossas opiniões.

Então:

1 - Não tem ainda

2 - 02/2025

3 - 29×29.8×29 cm (Vidro)
3.1 - 22l (brutos) - Talvez uns 20L reais

4 - Equipamentos Instalados
4.1 - Filtro - "Bio Filter 200"
4.2 - Termostato  - ainda não tenho mas quero comprar um.
(Aceito dicas)
4.3 - Iluminação - UNIV LED Aquatlantis SI GEN EASY LED 12 FW 3kwh

5 - Substratos & decorações
- Plant Care Aquarium soil (cerca de 2 Cm)
- Algumas pedras naturais
- 3 pedaços de madeira

7 - Fauna
- Ainda não tem. Está em processo de ciclo do azoto.

8 - Plantas
-  1 Anubias nana
- 1 Bolbitis Heudelotii
- 2 Hemianthus callitrichoides Cuba
- 1 Rotala Rotundifolia Laos

large.20250203_110757.jpg.5835160109ae99

• Gosto 1
Publicado:
há 41 minutos, fancoelho disse:

Decidi começar este projeto porque gosto bastante dos resultados finais que vou vendo deste tipo de aquários e quero criar aqui em casa um spot que chame a atenção e nada melhor do que um aquário bonito.

Sou um iniciante (tive um outro aquário na outra casa, mas não correu bem e acabei por vender o que restou) e a minha ideia é apenas conseguir manter este aquário em bom estado e agradável à vista. Apenas comecei no sábado e não tive tempo de terminar de colocar a relva, nem consegui decidir muito bem onde colocar a anubia. Gostava que me dessem dicas visto que ainda posso mudar algumas coisas pois a muda da água durante esta semana vai ser 100%.

Agradeço as vossas opiniões.

Então:

1 - Não tem ainda

2 - 02/2025

3 - 29×29.8×29 cm (Vidro)
3.1 - 22l (brutos) - Talvez uns 20L reais

4 - Equipamentos Instalados
4.1 - Filtro - "Bio Filter 200"
4.2 - Termostato  - ainda não tenho mas quero comprar um.
(Aceito dicas)
4.3 - Iluminação - UNIV LED Aquatlantis SI GEN EASY LED 12 FW 3kwh

5 - Substratos & decorações
- Plant Care Aquarium soil (cerca de 2 Cm)
- Algumas pedras naturais
- 3 pedaços de madeira

7 - Fauna
- Ainda não tem. Está em processo de ciclo do azoto.

8 - Plantas
-  1 Anubias nana
- 1 Bolbitis Heudelotii
- 2 Hemianthus callitrichoides Cuba
- 1 Rotala Rotundifolia Laos

large.20250203_110757.jpg.5835160109ae99

Boas fancoelho,

Antes de mais obrigado por partilhares a tua montagem conosco, a minha proposta para o termóstato será um Aquael Ultra Heater de 25W, é o que uso em todos os meus aquários e são extremamente eficazes.
Quanto ao filtro teria optado por um de mochila, a Aquael também tem uma solução porreira e bastante em conta, o FZN-MINI que fica na casa dos 16€, isto vai fazer com que ganhes espaço para ir preenchendo o fundo do aquários com as stems à medida que fores podando e reutilizando as podas para otimizar a propagação.

De resto é tudo uma questão de gosto pessoal.

Quanto à utilização da Cuba para a carpete, sem utilização de CO2 acredito que iras encontrar algumas dificuldades para que a mesma desenvolva, podendo até mesmo levar a que planta acabe por derreter por completo, mesmo em sistemas com CO2 essa planta tende em ser difícil de manter ou propagar.

Vai dando feedback de como a coisa está a correr.

Abrç

Publicado:

Bem, o @sTeVe- já disse quase tudo, mas eu vou reforçar duas ideias:

- Cuba sem CO2, e com uma calha tão modesta, é para esquecer. Pensa em trocar já essa planta... sugiro-te a Pearl Weed (micranthemum micranthemoides)... é uma planta que cresce em qualquer ambiente, e muito versátil. Tenho-a no meu aquário mais pequeno, também sem CO2 e com uma calha muito curta, e mesmo assim tem crescido muito bem;

- Deita fora esse filtro. Podes metê-lo mesmo no caixote do lixo... não serve para nada. Compra um filtro de mochila, como foi sugerido. Eu comprei um numa Casa China, por 11,5€, já com Skimmer, e tem funcionado muito bem. Vê a minha montagem... pode ser que te ajude a resolver algumas questões:

https://www.aquariofilia.net/forum/topic/265202-nova-montagem-35x29x25/