Recommended Posts

Publicado

Ora cá estou de novo com novo projecto. Este ano tenho dois trabalhos o aquário do desafio que podem encontrar o tópico no fórum e o meu layout para o IAPLC que também por aqui anda, mas dizem vocês, então mas já tens dois, e ainda queres mais?

Estes dois trabalhos que referi são os meus aquários de concurso deste ano em 2025 não tenho planos de entrar com trabalhos mais nenhuns, mas é altura de preparar 2026.

Mas perguntam de novo? Já.

Para o ano estou a planear de novo concorrer com dois aquários, este projecto que vou iniciar agora e outro.

E perguntam de novo mas porquê já?

Então porque eu gosto de tomar o meu tempo com as montagens, se verificarem o aquário do ano passado levei 7 meses só a trabalhar o hardscape, o deste ano levou tempo semelhante senão mais. E preciso de começar a planear este agora, porque lá para o verão estou a planear começar a desenhar o layout do IAPLC do ano que vem no aquário de 90, que este ano não usei, e para o de 90 preciso de mais tempo. Sendo assim vou já começar a desenhar o hardscape neste e como é um aquário completamente novo também me dá tempo para arranjar todo o material e equipamento necessário.

Ou seja actualmente tenho 4 aquarios, mas não tenho projecto de os manter os 4 ao mesmo tempo, vou rodando, enquanto 2 a funcionar e plantados, outros dois estarão em fase de projecto e design de hardscape e este novo aquário começou com a ideia de que me apetecia montar uma floresta, e ainda tinha ali espaço para mais um aquário, inicialmente era para ter sido um 45x30x30 que tenho por aqui guardado há muitos anos e depois percebi que havia espaço para mais e decidi avançar para um aquário completamente novo.

Aquário : 60x35x35 da scalare

Iluminação: twinstar 600E

Filtro: a decidir

Termo : a decidir

CO2 : pressurizado

Substrato : uma mistela daquelas, aquael usado por debaixo, com uma mistura restos de neo, tropica e JBL novo por cima.

Hardscape : seiryu stones, urze da madeira e mais umas madeiras maiores que já as tenho há tantos anos que já nem sei o nome daquilo, não me lembro se é Mopani ou Opuwa.

A ideia deste aquário como disse é montar uma floresta. Deixo aqui duas florestas que montei no passado.

671c777ed4b070660c06d9bfe3c168df.jpg

dc68735ecf5f1551dae3de51aea72f86.jpg

O aquário é um scalare 60x35x35 extra claro, a escolha na marca foi por comodidade, não tem os acabamentos da ILA a nível de colagens, mas não deixam de ser bons aquários e visto que são aqui de Setúbal, optei por eles, já tive muitos aquários da marca e nunca me arrependi, inclusive, o meu ILA de 60 que o meu filho partiu o vidro frontal, foi reparado por eles.

A calha twinstar foi de escolha simples, já tinha cá a calha em casa, logo não preciso de comprar. O filtro, terei que comprar um, por agora não decidi, possivelmente vou optar por algo em segunda mão. Vou andar atento ao que aparece. CO2 vai ser pressurizado, não sei é se vou adaptar um dos sistemas dos outros aquários para fornecer a este também, visto que eles ficam ao lado uns dos outros, ou se irei colocar um sistema só para este Aquário, actualmente uso strideways nos outros dois, mas tenho para ali sistemas mais antigos que posso ir buscar para este, a ideia com este projecto é reaproveitar ao máximo o que já cá tenho em vez de ir comprar tudo novo.

Substrato, a ideia e a mesma, tenho guardado todo o substrato do aquário do IAPLC do ano passado, era um aquário de 90 cm por isso é bastante substrato que devido a minha mudança de casa do foi usado 8 meses, logo vou reusar, vou lavar e colocar neste aquário e depois cobrir com substrato novo, e aqui também a palavra é reusar, tenho ali ainda restos de outra montagens, Neo, JBL e tropica, vou usar. Vão-me dizer que o substrato pode já ter perdido muitos nutrientes, não me faz diferença com a quantidade de cápsulas que eu meto por baixo em todas as minhas montagens, para isso vou usar a cápsulas da neo.

Hardscape, pensei usar rocha de lava, mas depois cheguei lá ao meu armazém sem fundo de material, vi tudo o que tinha que tirar só para chegar a caixa onde tenho esquecida as rochas mais antigas que tenho, ah pois isto nos primórdios, não havia cá rochas chiques, era a velhinha rocha de lava e prontos. Resumindo desisti e trouxe o que estava mais a mão, as seiryu que tirei do aquário de 90.

Madeira, também vou usar madeira que nunca usei, restos de outras montagens, ou material que colecionei que nunca usei, vou usar umas madeiras maiores para simular arvores, eu já não me lembro que tipo de madeira é, tou na dúvida se é Opuwa, ou Mopani, ou uma mistura das duas, não me faz muita diferença pois para arvores, servem bem, até porque pretendo usar galhos para lhes dar mais detalhes um ar mais elaborado.

Para os galhos tenho urze da madeira, também restos da montagem da floresta de 2022 que está numa das fotos que mostrei acima, temos um amigo da madeira que na altura foi simpático de nos enviar uma caixa cheia disso.

Ainda não comecei a montagem, o aquário apenas chegou ontem, e hoje foi dia de preparar o do desafio para a pet, e amanhã tenho TPA ao outro dia IAPLC deste ano. Por isso é bem provável que só pegue neste aquário depois da pet, ainda tenho que lavar as rochas, desmontei o de 90 há pressa para mudar de casa, na altura não o fiz, lavar o substrato, bom digamos que tenho muito trabalho pela frente. Antes de começar a brincar com este aquário, e como isto é para se ir fazendo, não há pressa.

2cbf76fe563915e6020088df24e15162.jpg

E prontos já deixo aqui a conhecer a minha nova aventura, irei postando update a medida que eles aconteçam. Até lá sigam os outros tópicos e se quiserem e puderem passem pela petfestival e vejam os magníficos aquários que vamos lá expor e quem sabe uns dedos de conversa.

Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk

• Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Publicado:

Para já, nada a apontar... parece-me perfeito como está 😄 .

Mas fora de brincadeiras, acho muito bem que comeces já a preparar-te com "tanta" antecedência. Não sendo profissional da coisa, o tempo não é o mesmo que os outros têm, e mais vale ser cauteloso e jogar pelo seguro. Venha lá essa floresta. Cá estarei para acompanhar.

Publicado:
Boas Bruno,

Irás preparar este aqua de 60 para o IAPLC, ou percebi mal?

Resta desejar a maior das sortes para este teu novo projecto e que tudo te corra da melhor forma.

Este projecto de 60 x35x35 novo, não tem como objectivo concurso especifico, poderá ser enviado para concursos, mas não para o IAPLC. Para 2026, o IAPLC vou montar o aquário de 90 do ano passado.
Este ano 2025 para o IAPLC será o de 60x45x30.

Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk

• Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all